Inteligência artificial na gestão de frotas: como aplicar

A sigla IA é cada vez mais usada em diferentes setores da economia. Isso porque a Inteligência Artificial é uma via sem volta para as empresas. Na área de gestão de frotas, então, é um caminho indispensável.

Estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, publicado em 2023, revela que o uso de sistemas de inteligência artificial generativa pode aumentar em até 14% a produtividade de uma companhia e seus colaboradores.

Outra pesquisa, desta vez da consultoria McKinsey, aponta que um veículo pode gerar 25 gigabytes (gb) de dados por hora. Para se ter uma ideia, tal volume de informações só seria possível com o uso simultâneo de, no mínimo, 20 computadores de última geração e de alta capacidade.

São razões que evidenciam como o uso da inteligência artificial na gestão de frotas se apresenta como estratégia primordial para qualquer empresa. Mas vamos entender como este futuro pode ser aplicado e quais seus benefícios.

O que é inteligência artificial?

São sistemas que usam tecnologia capaz de realizar tarefas que normalmente seriam executadas apenas por inteligência humana. Com base em uma ampla e complexa base de dados, tais ferramentas têm o poder de tomada de decisões.

Em resumo, é o mundo dos “Jetsons” chegando. As máquinas aprendem com os hábitos e métodos humanos, processam tais informações e começam a pensar de maneira semelhante a nós, com capacidade para identificar situações e problemas, e de tomar decisões corretas de forma autônoma, sem interferência de pessoas.

Como aplicar a inteligência artificial na gestão de frotas?

Como aplicar a inteligência artificial na gestão de frotas?

Existem vários sistemas de inteligência artificial aplicáveis para o transporte. Esses programas são importantes para identificar possíveis melhorias na gestão de frotas, assim como minimizar falhas na operação e reduzir custos.

O uso de inteligência artificial minimiza despesas, melhora a eficiência da frota e aumenta a segurança dos motoristas, funcionários e das operações. Ela pode ser utilizada para diferentes frentes da gestão dos veículos:

  • Otimizar, ordenar e agendar a manutenção dos veículos.
  • Gerenciar as peças de reposição necessárias para conservação e/ou reparo da frota.
  • Selecionar o veículo mais apropriado para determinada operação.
  • Monitorar o consumo de combustível da frota, por veículo e por motorista.
  • Monitorar o uso do veículo e o comportamento do condutor.
  • Monitorar o estado de manutenção do veículo.
  • Monitorar o estado dos pneus.
  • Avaliar o nível de segurança do veículo e do motorista.

Isso porque, com essa riqueza de informações, o gestor de frotas pode interagir com a IA generativa. Com o cruzamento de dados, ele identifica problemas e detecta campos onde a operação de transporte pode melhorar. Isso reduz custos e economiza tempo na tomada de decisões.

Os benefícios da inteligência artificial na gestão de frotas

Mas de que forma a inteligência artificial traz resultados para a gestão de transporte? Tais ferramentas oferecem benefícios em diferentes frentes:

  • Logística, otimização de rotas e economia de combustível: calcula rotas mais eficientes, com dados em tempo real sobre tráfego, clima, condições das vias e pedágios.
  • Manutenção da frota: com dados, também em tempo real, a IA identifica padrões e falhas que podem indicar problemas no funcionamento de cada veículo e a necessidade de consertos, o que melhora a vida útil e o estado de conservação de carros, comerciais leves e caminhões.
  • Manutenção preventiva: a IA vai organizar o cronograma de manutenção preventiva dos veículos, o que otimiza não só tempo, mas ordena a frota de forma que a operação não seja prejudicada com muitos carros em revisão ao mesmo tempo.
  • Segurança: com câmeras e sensores, a IA faz esse monitoramento dos veículos, coleta dados sobre velocidade, aceleração, pressão dos pneus e até fadiga do motorista, entre outros, e observa as condições de uso dos veículos, evitando acidentes.
  • Gestão de combustível: avalia padrões de consumo de combustível, por veículo e motorista, cruzando com informações como tipo de veículo, carga transportada e topografia da rota.
  • Tomada de decisões estratégicas: o gestor tem um amplo banco de dados para tomar decisões certeiras e rápidas, seja para aumento da frota, mudanças de rotas e tipos de operação para cada veículo.

 

Conheça mais artigos que irão ajudá-lo nas suas atividades:

 

Inteligência artificial na gestão de frotas: como aplicar

Texaco: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.