Gestão de frotas: dicas de como reduzir o custo operacional

Reduzir custos com a gestão de frotas da sua empresa pode ser fundamental para manter o balanço financeiro positivo. Entretanto, isso deve ser feito de forma equilibrada e muito bem pensada.

Caso contrário, a longo prazo, o prejuízo pode ser ainda maior e vir acompanhado de uma queda na qualidade do serviço. Veja, neste artigo, 7 práticas para reduzir o custo operacional da gestão de frotas.

1. Controle seus custos

Para criar estratégias e reduzir os custos de forma correta, é necessário que o gestor de frotas os compreenda e os monitore de maneira integral. Somente assim um plano eficaz pode ser traçado, representando otimizações à empresa.

Isso abrange monitorar:

  • Custos por viagens
  • Custos por motoristas
  • Custos com manutenção
  • Custos com trocas de peças

Existem softwares de gestão que podem auxiliar nesta etapa e, dependendo do tamanho de sua demanda, são extremamente necessários. Para determinar qual o melhor sistema de gestão de frotas, busque informações, converse com outros colegas que tenham algum conhecimento sobre o assunto e, então, decida por aquele que mais atenda aos requisitos da sua empresa.

2. Manutenção

Realizar a manutenção preventiva contribui muito para uma boa gestão de frotas. Alguns responsáveis por cuidar desta parte consideram um ônus a prevenção, entretanto isso pode significar a redução de custos maiores.

Imagine que, numa inspeção de rotina dos veículos, é encontrado um pequeno problema que pode ser facilmente resolvido. O que hoje é apenas um “probleminha” amanhã pode se tornar uma dor de cabeça muito maior.

Outra alternativa que você deve levar em consideração é a terceirização da manutenção de sua frota. Mesmo que tenha bom volume de “carros” na garagem, é muito difícil manter um profissional para cada área de manutenção da empresa.

Portanto, pode valer a pena manter uma equipe apenas para serviços básicos, terceirizando a maior parte das demandas, como:

  • Pinturas
  • Reparos em transmissões
  • Soldagens

Um ponto muito importante dentro do tema manutenção são aqueles elementos que já necessitam de muitos reparos e estão se tornando uma dor de cabeça no orçamento. Muitas vezes, livrar-se de objetos obsoletos e comprar novos é melhor do que mantê-los gerando gastos e mais gastos à empresa.

3. Mantenha o planejamento de rotas

O planejamento de rotas define os melhores percursos aos veículos e, muito mais do que uma simples tomada de decisão, ele pode aprimorar o serviço de sua empresa e diminuir custos.

Os principais benefícios desse planejamento são:

  • Otimização de tempo de transporte
  • Economia de combustível
  • Redução de custos operacionais

4. Sistema de acompanhamento por câmeras

Um sistema de monitoramento por câmeras auxilia muito quem cuida da gestão de frotas. Dessa maneira, é possível manter um fluxo de informações constante, podendo ser analisadas e transformadas em melhorias posteriores.

Além disso, você pode acompanhar os motoristas e reportar aos clientes qual a situação atualizada de suas cargas – no caso de transportadoras. 

O fator segurança pode ser pontual para redução de gastos, uma vez que, em casos de negligência, você facilmente perceberá e tomará providências de forma eficiente. Em situações de extravio ou roubo de cargas, as câmeras também são muito importantes e podem contribuir bastante, evitando gastos maiores com ressarcimentos de clientes.

5. Uso de produtos de qualidade na gestão de frotas

Para manter sua frota sempre ativa e com o mínimo de carros parados, realizar a manutenção e utilizar produtos de qualidade é fundamental. É o caso dos óleos lubrificantes.

Os motores são exigidos diariamente e necessitam que a gestão da frota inclua produtos e outros elementos que proporcionem durabilidade, performance e resistência. Os lubrificantes, por exemplo, são fundamentais nesta parte e podem minimizar os gastos com consertos de peças do motor.

6. Estabeleça metas mensuráveis

Para atingir melhores resultados e poder acompanhá-los, você pode trocar aquele famoso dito “Economizar dinheiro” por cortar custos em 10% até o final do ano. Feito isso, crie submetas que direcionam a obtenção dos resultados.

Por exemplo: diminuir em 5% os custos com combustíveis. Para realizar essas reduções, você parte, então, para o plano de ação, como encontrar fornecedores mais baratos para correias, mangueiras e filtros.

7. Instrua os funcionários a não dirigir em marcha lenta

Uma curiosidade da área de transportes que pode influenciar muito a parte financeira é a marcha lenta. Quando o ônibus ou caminhão opera em marcha lenta, provoca desgaste excessivo, reduz a vida útil do motor, aumenta o gasto de combustível e emissão de poluentes.

Instruir a equipe de motoristas a evitar esse tipo de situação irá representar uma diminuição de custos diretos e indiretos, como a manutenção dos veículos.

A gestão de frotas não é tarefa fácil e exige muita atenção de quem está no controle. Além de todos os problemas que surgem, encontrar saídas para minimizar os custos torna as coisas ainda mais desgastantes.

Contudo, se você realizar a manutenção preventiva, investir em tecnologias de inovação e não deixar de contar com produtos de qualidade, isso pode ser facilmente resolvido e inclusive melhorado.

 

Se quiser conhecer mais formas de otimizar ainda mais a sua frota, leia estes outros artigos no blog:

Gestão de frotas: dicas de como reduzir o custo operacional

Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

5 comments

  1. Fabio Gomes says:

    Ola, realmente, não é fácil!
    Há 4 anos venho trabalhando com gestão de frota de uma Usina de Cana, e devido nossos veículos serem alugados é mais complicado ainda manter um controle de tudo, venho fazendo vários estudos e projetos relacionados à melhoria do controle, e sempre vamos obtendo bons resultados a cada passo dado.
    Obrigado por disponibilizar dicas para nos ajudar.

    Att.
    Fabio Gomes

  2. Melissa says:

    Amigo,

    Gostaria de saber como melhorar ou reduzir os custo com documentação (taxas detran, licenças especiais, civ, cipp, aferição, tacofrago) visto que também é um custo bem expressivo dentro de uma transportadora e acredito que tem sim como melhorar. Trabalho com transporte de combustível e quero da uma melhorava nessa area.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Melissa. Tudo certo? Podemos te dar toda assessoria no que se refere à compra e venda de lubrificantes, continue nos seguindo e acompanhe outras dicas para a sua área. Grande abraço!

  3. Fabio says:

    Muito boa reflexão! Criar essa mentalidade é essencial para os gestores de Frota. Para controle a UP Fleet tem boas soluções para acompanhamento e tomada de decisão.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.