Produtos automotivos: um manual para vender mais

 

Você quer aprender como vender ainda mais produtos automotivos na sua oficina?

Vender produtos automotivos pode ser uma ótima forma de aumentar os lucros e oferecer mais conveniência para seus clientes.

Ter bons resultados com sua oficina mecânica ou troca de óleo requer muita dedicação e logística de trabalho. É necessário estar preparado para receber seus clientes e atendê-los de forma eficaz.

Para isso você tem que cuidar de seu estoque e não ser pego de surpresa. Afinal, não é nada bom para os negócios precisar recusar um serviço por não ter a peça ou produto necessário para realizá-lo. Seu cliente irá na mesma hora até seu concorrente.

Além disso, a venda de produtos automotivos pode ser uma ótima forma de alavancar os lucros. Muitas pessoas preferem comprar o que precisam na oficina, onde contam com a recomendação de um profissional. A facilidade de comprar uma peça que pode ser trocada no mesmo local é valorizada por muitos.

Se você quiser saber mais sobre como melhorar o marketing e a fidelização na sua oficina, leia também esse outro artigo do blog.

A seguir, você vai encontrar as melhores dicas para estar sempre apto a atender os seus clientes. Separei quais são as ações fundamentais e os produtos automotivos essenciais para ter na sua oficina. É só continuar lendo para conferir:

Tenha peças e produtos para realizar os serviços

Garanta que seu estoque tenha todos os produtos automotivos que você utiliza no dia a dia.

É necessário que você tenha disponível toda a gama de produtos automotivos e peças para realizar os serviços que sua oficina oferece. É muito frustrante para o cliente quando você diz que não tem alguma peça. Isso significa que o carro terá que ficar retido por alguns dias, causando um grande inconveniente. Além disso, o consumidor terá que se deslocar até a loja uma segunda vez, desperdiçando ainda mais tempo.

Situações assim aumentam, e muito, as chances do seu cliente migrar para o seu concorrente. Principalmente em casos de serviços rápidos, você corre o risco de perder o cliente se não tiver a peça na hora. Afinal, certamente um dos seus concorrentes tem o componente disponível. Se seu cliente não planejava perder mais do que alguns minutos com o serviço, ele não vai hesitar em ir até outra loja.

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Saiba quais são suas maiores demandas de serviço

Entender quais produtos automotivos você mais usa vai te ajudar a estar sempre preparado.

Para antever situações e evitar que aconteçam imprevistos, saiba os serviços que você mais realiza. Mantenha um balanço semanal, ou mensal, contabilizando o número de ordens de serviço para cada tipo que você oferece.

Assim você saberá quais peças e produtos automotivos devem sempre ter em seu estoque. É muito importante, também, monitorar esse estoque com frequência. Se você não mantiver um inventário atualizado, não terá como saber quando está na hora de comprar os produtos automotivos que acabarem. Além disso, pode prometer um serviço para um cliente em um prazo que você não conseguirá cumprir devido a falta de uma peça.

Não esqueça de buscar boas parcerias com os seus fornecedores. Isso não é importante apenas para assegurar os melhores preços nos produtos automotivos. As distribuidoras de óleo lubrificante, por exemplo, possuem uma enorme experiência quanto a quantidade de produtos que oficinas usam por mês. Além disso, podem te indicar quais são os produtos automotivos mais vendidos e te deixar a par das últimas novidades do mercado.

Use produtos e ferramentas de qualidade

Para entregar serviços de qualidade e conquistar a satisfação do cliente, é preciso contar com produtos automotivos de qualidade. Além disso, lembre-se que usar as ferramentas apropriadas trará melhores resultados.

Investir nessa área é muito importante. Mesmo que você realize o serviço de forma perfeita, tudo pode ir por água abaixo se você usar um produto ruim. Peças e outros produtos automotivos de baixa qualidade podem comprometer o rendimento e a performance do carro.

Se você é cauteloso e preza pela qualidade do serviço, os produtos automotivos utilizados também devem seguir essas exigências. Você também ganhará muitos pontos com os seus clientes ao fazer recomendações de produtos automotivos de qualidade. Na maioria das vezes, o ganho em performance é visível, evidenciando o seu conhecimento sobre o assunto.

Lembre-se que clientes satisfeitos sempre voltam. A fidelização é importantíssima para gerar uma receita mensal certa. Além disso, quando percebem que você usa produtos automotivos de qualidade além de prestar um bom serviço, as pessoas recomendam a oficina. Não existe publicidade melhor para a loja do que clientes felizes.

Produtos e acessórios que você deve ter na sua loja

É importantíssimo não ficar sem determinados tipos de produtos automotivos na sua loja. Alguns acessórios para venda e finalização de serviços são importantes, e devem sempre estar em estoque.

Para facilitar, preparei uma lista com alguns itens indispensáveis. Confira a seguir:

  • Silicones
  • Aromatizantes
  • Limpadores
  • Limpadores especiais
  • Produtos para vidro
  • Ceras e massas
  • Óleo lubrificante
  • Panos/estopas/flanelas
  • Impermeabilizantes

Contando com esses itens, você tem certeza que não será pego de surpresa. E o melhor: são itens que os clientes costumam a comprar com frequência, mas só lembram que precisam quando estão na oficina. Tire proveito do fato para vender mais.

Conclusão

Agora você já sabe: contar com ajuda de bons produtos automotivos vai fazer com que seu cliente fique ainda mais feliz.

Quando você gerencia bem o seu estoque, tem certeza de que nunca será pego de surpresa. Afinal, ninguém quer recusar serviços por falta de peças.

Não deixe de utilizar marcas conceituadas, pois isso é um investimento e não um gasto. Entenda bem as suas demandas e planeje seu estoque conforme a sua rotina de trabalho.

Se você quer mais dicas sobre como melhorar ainda mais sua oficina, leia esses outros posts no blog:

Para saber ainda mais sobre como gerir sua oficina mecânica, baixe o e-book guia do sucesso para serviços automotivos. Baixe também o Guia de Produtos Havoline e fique por dentro dos diferenciais dos nossos produtos.

E você, que técnicas usa para vender mais usando os produtos automotivos? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para perguntar se ficou com alguma dúvida.

 

Guia Havoline Texaco

 

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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