Um veículo pesado parado para manutenção implica ociosidade de frota e perda de receita; o transportador precisa ver a oficina mecânica como diferencial na prestação de serviços.
Neste artigo, apresentaremos alguns fundamentos e os principais requisitos para se obter uma manutenção de frota diferenciada.
A importância da manutenção de frota
Definimos manutenção de frotas de veículos como um conjunto de medidas e operações a fim de colocar todos os equipamentos em condições adequadas para uso, visando o aumento de produtividade, segurança e economia para a empresa e, principalmente, para obter maior confiança do cliente na prestação dos serviços.
A missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço no tempo certo, nas condições desejadas e no destino pretendido para o cliente, ao mesmo tempo que ela trabalha para atingir a satisfação do cliente para manter a relação comercial entre as partes.
Uma frota de veículos representa um patrimônio valioso para as empresas de transporte e precisa de atenção especial, pois uma falha no equipamento faz com que a cadeia de distribuição dos produtos fique comprometida.
Neste caso, uma oficina mecânica como diferencial será uma excelente alternativa de competitividade.
Cabe ao gestor de frota zelar pela integridade destes veículos para que, por meio da realização do serviço de transporte, ocorra a geração de receitas.
Tipos de manutenção para uma frota de veículos
Várias alternativas de manutenção para uma frota de veículos foram criadas pelas transportadoras sempre visando maximizar a disponibilidade dos equipamentos e minimizar os custos, gerando produtividade com segurança física e ambiental.
Destacamos os seguintes tipos de manutenção que pode ser realizada: operacional (checklist realizado pelo condutor do veículo com o intuito de verificar a existência de algum problema que impeça a utilização de um equipamento no transporte), preventiva, corretiva e inspeção veicular (verificação visual de itens que constam do plano de manutenção preventiva de determinado equipamento).
Oficina própria ou terceirizada
O gestor de frota sabe muito bem que a receita da empresa acontece com a disponibilização dos veículos para atendimento à operação.
A pressão do mercado e dos consumidores por entregas mais rápidas e com custos acessíveis é grande. Neste contexto, muitas transportadoras questionam qual seria a melhor opção: oficina própria ou oficina terceirizada.
Oficinas próprias
Tática adotada por muitos transportadores que buscam celeridade e expertise no quesito manutenção. O custo para manter a estrutura de manutenção tem um peso considerável.
Oficinas terceirizadas
A liberação dos veículos com maior agilidade nem sempre é possível nesta opção em função do horário de atendimento, aumentando a ociosidade da frota. Quando ocorre reparo nos implementos e nos caminhões, o tempo de manutenção aumenta, pois às vezes não encontramos oficinas para atender às duas demandas simultaneamente.
Transformando uma oficina mecânica em um excelente e atrativo negócio
Quando uma transportadora busca opções para manter os veículos de sua frota em excelentes condições para atender os clientes, seja em função de custos, seja por falta de estrutura, consideramos uma tarefa muito árdua para o gestor de frota realizar.
Mas como encontrar uma oficina mecânica ímpar que possa atender às expectativas de uma transportadora?
Diz um ditado popular que “em épocas de choro, temos que vender lenços”; ou seja, só quem procura alternativas pode encontrar soluções.
Qualidade é tudo aquilo que satisfaz o usuário de determinado produto ou serviço. Portanto, se temos a intenção de empreender, precisamos nos certificar das reais necessidades de quem vai usar o nosso produto, para que haja a fidelização entre as partes.
Oficina mecânica como diferencial de competitividade
Em um segmento de transporte, muitas empresas buscam opções para manter seus veículos em condições de uso e somente sobreviverão neste mercado aquelas que fornecem tratamento diferenciado para os clientes.
O que é preciso para consagrar uma oficina mecânica como diferencial no mercado automotivo?
Planejamento estratégico
Este deve ser o principal ponto a ser realizado para que haja sucesso na implementação. A prestação de serviço deve atender às expectativas do futuro usuário para que a relação comercial seja mantida.
Portanto se faz necessário implementar algumas estratégias, como:
- Definição do local da oficina
- Estrutura para o atendimento
- Suporte dos fabricantes
- Uso de tecnologia de ponta
- Divulgação do atendimento diferenciado que a oficina proporciona
- Equipe de mecânicos qualificados
- Pós-venda atuante
Definição do público-alvo
Escolha o segmento de atuação para estruturar a oficina para prestar os serviços de manutenção.
Temos segmentos variados de transporte e veículos com muitas peculiaridades que devem ser conhecidas e respeitadas, os quais destacamos: transporte de produtos químicos, cargas em geral, móveis, produtos frigorificados, combustíveis, alimentos a granel, animais e resíduos domiciliares.
Conhecimento das necessidades dos transportadores
Quando a transparência na realização dos processos de manutenção ocorre, há um aumento de confiança na relação comercial entre as partes. O primordial na parceria é demonstrar realmente ao cliente a necessidade de executar o serviço, discutir os itens do orçamento e apresentar opções, desde que estas não coloquem em risco a imagem do transportador e da oficina.
Provedor de soluções customizadas
Demonstre ao transportador que a oficina está capacitada para realizar os serviços de manutenção, como também apresentar opções para melhor atendê-lo.
Explique as vantagens que serão obtidas com a utilização dos recursos que a oficina disponibiliza e quais os ganhos de escala proporcionados com profissionais capacitados, localização privilegiada, certificação de qualidade, atendimento exclusivo, pós-venda, produtos e serviços qualificados e transparência do processo.
Cabe ao prestador de serviço de manutenção que o transportador entenda a importância da filosofia de custo x benefício e qual o caminho para a sua obtenção, ou seja: “conhecer para melhor atender”.
Divulgação da marca transformando-a em referência de mercado
“Quem não se apresenta não é conhecido”, logo é preciso criar estratégias para que a marca da oficina seja identificada como solução de problemas na área de manutenção.
Atualmente, não adianta apenas oferecer o melhor serviço do mundo se as pessoas não conhecerem o seu negócio. Do mesmo modo que não adianta fazer uma grande divulgação e não ter serviços de qualidade.
Hoje em dia, para alcançar visibilidade, é imprescindível estar presente no ambiente digital. Muitos clientes em potencial não conhecem oficinas mecânicas e é na internet onde eles procuram por esse tipo de serviço.
Marcar presença no ambiente on-line é uma maneira altamente eficaz para se destacar em meio aos concorrentes e vender mais na sua oficina mecânica.
As redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, podem ser grandes aliadas na hora de divulgar seu negócio e aprimorar o relacionamento com os clientes.
Disponibilize materiais informativos e avise sobre ações promocionais, buscando sempre o feedback das pessoas.
Conheça alguns dos nossos artigos que podem ajudar na gestão de frota:
- Custos operacionais: como reduzir gastos da sua frota – P. 1
- Gestão de Custo Operacional: como reduzir os gastos da sua frota
- Viagem longa de caminhão: o que você precisa saber
- Controle de frota eficaz na sua empresa
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Bom artigo, porém muito superficial.
Olá, Flávio! Tudo bem com você?
Realmente, são apenas alguns fundamentos e os principais requisitos para se obter uma manutenção de frota diferenciada. Mas você nos deu uma ideia de aprofundarmos ainda mais esse conteúdo. Conta aqui pra gente: qual ponto você gostaria que a gente aprofundasse mais?
Agradecemos o comentário!