A vida útil do pneu se refere ao tempo em que o item pode ser utilizado com segurança.
Esse período, que pode durar meses ou anos, por exemplo, varia, principalmente, por causa do tipo e da intensidade de uso de cada veículo.
Segundo especialistas, os pneus de caminhão podem rodar entre 60 e 80 mil quilômetros. No entanto, existem muitos fatores que podem aumentar ou diminuir essa vida útil.
Nos casos de condução frequente, por exemplo, com terrenos acidentados e estradas de terra, pode ser necessário realizar a substituição antes do tempo. Por isso, é indispensável conferir o estado de cada um dos pneus e fazer revisões regulares.
É preciso ficar atento com os pneus e tomar alguns cuidados para garantir sua longevidade. O mau uso pode gerar despesas que estão fora do orçamento.
Confira o que deve ser levado em consideração para aumentar a vida útil do pneu:
#1 – Armazenamento adequado
Os pneus precisam ser guardados nas condições corretas, porque os materiais podem ressecar e sua função ficar comprometida.
Depois do processo de compra, é preciso atentar aos estepes para que também sejam armazenados de forma correta.
No caso de empresa com frota, é ainda mais importante garantir que os jogos desses itens fiquem armazenados nos locais adequados.
Afinal, os pneus representam um dos principais gastos de manutenção em frotas.
#2 – Manutenção preventiva
Quando falamos sobre gestão de frota, uma coisa é certa: a deterioração e o desgaste dos componentes dos veículos pesados irão acontecer!
Então, é fundamental se planejar. Um plano de manutenção eficiente irá manter a integridade dos equipamentos por mais tempo.
Afinal, a sua frota precisa rodar, estar nas ruas e estradas, e não em uma oficina com uma parada não programada.
Além disso, se você deseja reduzir os custos operacionais e lucrar mais com sua frota, um bom plano de manutenção preventiva irá ajudar!
Você pode fazer o planejamento da sua frota lendo o nosso artigo do blog:
#3 – Alinhamento e balanceamento dos pneus
Os eixos e a suspensão dos veículos sofrem com o impacto, interferindo na vida útil do pneu.
De acordo com o peso transportado e a estrutura das vias percorridas, o impacto pode ocasionar desalinhamento ou desbalanceamento.
Para saber se o veículo está desalinhado, atente à direção: se o volante estiver puxando para um dos lados, é sinal de que está na hora de alinhar os pneus!
Em relação ao balanceamento, é necessário prestar atenção se o caminhão está trepidando em velocidades mais altas. Caso esteja, é preciso realizar a manutenção para que a vida útil do pneu não seja mais curta!
#4 – Uso do pneu adequado
Conforme já explicamos em outro artigo, é sobre os pneus do caminhão (e suspensão) que se concentra todo o peso da carga e tração do motor.
É necessário que cada veículo pesado conte com o pneu ideal para o melhor rendimento!
De acordo com o manual do proprietário, é possível saber qual é o modelo ideal para o veículo.
Assim como existem pneus que podem ser colocados em qualquer posição do caminhão, também há tipos com posições específicas em cada eixo.
Acesse o artigo a seguir para conferir todos os tipos de trajetos e bandas indicadas:
#5 – Contato com abrasivos e solventes
O contato frequente com alguns produtos químicos corrói a borracha, diminuindo a vida útil do pneu.
Isso pode acontecer ao realizar a limpeza do veículo pesado com determinados materiais e deixar que eles escorram para as rodas.
Além disso, o contato com solventes pode antecipar o ressecamento do pneu. Então, é válido evitar o seu contato com este tipo de material e derivados do petróleo, pois ambos geram consequências para o desempenho do caminhão.
Um pneu ressecado é prejudicial para o próprio motorista! Afinal, o veículo pesado perde a aderência, o que gera maior vulnerabilidade para o caminhão.
#6 – Calibração adequada dos pneus
Para ter boa segurança e garantir a vida útil do pneu, ele deve ser calibrado da maneira correta.
A frequência deve acontecer a cada uma ou duas semanas, de acordo com o nível de serviço do automóvel.
Além disso, é importante respeitar o limite proposto pelo fabricante.
Pneus muito cheios correm o risco de ter a câmara estourada, ocorrer o desgaste com mais facilidade e aumentar a probabilidade de impacto, por exemplo.
Já pneus mais vazios também sofrem desgastes anormais em suas bordas e nas laterais, o que também diminui o tempo de vida útil.
#7 – Direção pouco cuidadosa
O modo como o motorista conduz o veículo é mais um fator a ser levado em consideração!
Dirigir em alta velocidade e realizar frenagens bruscas são algumas ações que aumentam o atrito e aceleram o desgaste do pneu.
Outras questões em relação a uma direção pouco cuidadosa são:
- Não usar a marcha corretamente
- Não ter cuidado em relação aos buracos nas estradas
- Conduzir o veículo por terrenos muito acidentados ou que não são asfaltados de forma correta
Logo, é fundamental que o condutor dirija de forma responsável, uma vez que a falta de cuidado aumenta o desgaste do pneu.
#8 – O rodízio de pneus é uma alternativa
Em todos os veículos, existe uma distribuição do peso total entre os pneus.
Nos veículos pesados, há maior impacto na parte traseira, onde há a carga transportada pelo condutor. Assim, é natural que alguns pneus se desgastem além dos outros.
Por isso, uma das soluções indicadas é a realização do rodízio, alternando a posição dos pneus de tempos em tempos.
Desta forma, os mais desgastados permanecem nas áreas leves e vice-versa, o que garante um consumo por igual do material, evitando a redução da vida útil do pneu.
Continue aprendendo sobre caminhões em nosso blog com estes outros artigos:
- Manutenção de frota: reduzindo seus custos operacionais
- KPI na gestão de frotas: análise do retorno do investimento
- Gerenciamento de risco em transporte: confira como fazer!
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