Óleo para motor de caminhão: como acertar?

Escolher de forma correta o óleo para motor de caminhão exige que você saiba um pouco mais sobre o assunto.

Entre os produtos vendidos no mercado, qual possui a viscosidade mais adequada para seu motor ?  Qual deles proporciona a maior durabilidade?

Não se preocupe! Este artigo  vai te ajudar a solucionar essas dúvidas e a entender mais sobre lubrificantes para motores de caminhão.

Confira!

Recomendação do manual do proprietário

Todo veículo sai das montadoras com o manual do proprietário. Nele existem diversas indicações para o melhor o uso do caminhão.

Se você ainda não deu uma olhada no manual, vale a pena. Ele pode esclarecer diversas dúvidas que você tem, ou possa ter, em relação ao seu caminhão!

Entre as recomendações de manutenção, estão as especificações do óleo lubrificante de motor para você obter o máximo de desempenho.

Por meio de testes e muito tempo de pesquisa, as montadoras determinam qual deve ser a viscosidade a ser utilizada, qual o tipo de básico a ser empregado e qual deve ser a classificação mínima de desempenho a ser usada em cada modelo de caminhão.

Com tanto investimento das montadoras em tempo e testes para definir estas especificações, não se deve ir contra elas, uma vez que os óleos lubrificantes foram indicados justamente por extrair o melhor que o motor pode oferecer, levando em consideração os períodos de manutenção e de troca de óleo a serem obedecidos.

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Viscosidade dos óleos lubrificantes

A viscosidade é a medida da fluidez do óleo lubrificante a uma determinada temperatura.

Hoje em dia, todos os motores de caminhões requerem o uso de óleos multiviscosos. Isso tem por finalidade aumentar a vida útil do motor, pois a alta fluidez em baixas temperaturas faz com que o óleo chegue rápido a todas as partes a serem lubrificadas no momento da partida do motor, minimizando o desgaste.

E também porque o óleo precisa formar uma película suficientemente “espessa” em altas temperaturas para minimizar o contato entre os componentes móveis do motor durante a operação em altas velocidades e altas temperaturas, maximizando a durabilidade de todo o conjunto.

A maioria dos fabricantes de caminhões no Brasil recomenda o uso de óleos multiviscosos SAE 15W-40. Mas outros requerem o uso de óleos SAE 10W-40 ou SAE 5W-30 em alguns modelos específicos de caminhões.

Classificação dos óleos básicos

Os óleos lubrificantes de motor podem ser classificados como mineral, sintético ou semissintético. Óleos de motor são considerados semissintéticos quando têm pelo menos 10% de óleos básicos sintéticos na composição.

Em geral, os óleos de motor SAE 15W-40 são minerais. Já os óleos SAE 10W-40 e SAE 10W-30, na sua grande maioria, são semissintéticos. Os óleos SAE 5W-30, por sua vez, podem ser semissintéticos ou sintéticos.

Classificações de Desempenho

As classificações de desempenho ajudam os consumidores e pessoas que se relacionam com o tema a entender a “hierarquia” dos produtos.

A classificação de desempenho mais conhecida é a API e as especificações atualmente vigentes são a API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4.

O mais importante é entender este exemplo: se um fabricante requer o uso de óleo API CI-4 no manual, um óleo API CJ-4 pode ser utilizado. Mas o inverso não é verdadeiro.

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Conclusão

Utilizar óleo para motor de caminhão com as especificações recomendadas no manual do proprietário do veículo será sempre a melhor escolha. Portanto, não deixe de acompanhar essas e outras indicações presentes no manual e garanta o melhor rendimento do caminhão. Dessa forma, você terá um veículo rodando por mais tempo e com a melhor performance.

Separamos alguns artigos para te ajudar a entender melhor sobre as necessidades do seu caminhão! Confira:

Em caso de dúvida, não deixe de registrá-la nos comentários abaixo!

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28 comments

  1. Sandro Carlos da Rocha. says:

    Delton, boa tarde. Tudo na paz?
    Comprei uma Scania 124/400, ano 2004 Evolução.
    Gostaria de saber qual seria a sua orientação com relação ao lubrificante a ser utilizado no motor.
    Abs.

  2. Daniel Campos says:

    Tenho um Mercedes L1516 ano 81 motor 352om turbinado por dentro e por fora ele está novo com no máximo 20mil km rodados qual óleo posso colocar um bom para ajudar na lubrificação

  3. Paulo says:

    O meu carro a diesel o fabricante recomenda usar o lubrifica 10w30 semi-sintético mas na cidade que moro só encontro o 05w30 – é pra o troller 3.2 ano 2013

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Paulo! Tudo bem?

      Sim você pode e deve usar um óleo SAE 5W-30 no lugar de um SAE 10W-30, diminuir a viscosidade na fase fria não trará problemas a lubrificação do motor.

      Nossa indicação seria Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.
      Abraços!

  4. Roberto says:

    Boa tarde comprei um cargo 2842 onde é específica óleo 5 w 30 sintético no manual porém o antigo dono colocou top turbo 15 w 40 na última troca ,pode danificar algo ou formar borras na bomba de óleo ?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Roberto! Tudo bem?
      O ideal é usar sempre o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor. Nesse caso deve ser um óleo SAE 5W-30 ACEA E4 e não SAE15W-40 API CI-4.
      Agradecemos o comentário!

        • Especialista Texaco says:

          Olá, Hildosi! Tudo bem?
          Recomendados para você o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN! Temos certeza que vai atender suas necessidades.
          Abraços!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Ramon! Tudo bem?
      Pra te indicar o melhor lubrificante, é preciso saber o ano do motor. Você consegue pra gente?
      Abraços!

  5. Antonio Venancio says:

    Boa tarde.
    Tenho um caminhão GMC 7110, ano 1997 com motor Isuzu e não tenho o manual do proprietário. Gostaria de saber qual óleo mais indicado.
    Obrigado

  6. Carlos Froehlich says:

    Estou fazendo a primeira partida após a reforma de um motor V8 a gasolina 1956. Como este tipo de motor tem o trem de válvulas não “roller”, me informaram que preciso de óleo com teor de zinco maior, que usualmente é encontrado em óleo para motores diesel. A informação que tenho é que poderia utilizar um óleo API CH ou CI. Qual é o óleo de vocês que possui o maior teor de zinco na sua composição?
    Grato

    • Especialista Texaco says:

      Boa tarde, Carlos! Tudo bem? A tecnologia dos lubrificantes evoluíram e nem sempre uma maior % de zinco entrega a melhor proteção anti-desgaste. Indicamos usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4/SL.

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