Óleo para motor de caminhão: como acertar?

Escolher corretamente o óleo para motor de caminhão exige atenção às especificações técnicas e às recomendações da montadora. Afinal, o lubrificante influencia diretamente no desempenho, na durabilidade e na economia do veículo.

Neste artigo, você vai entender como identificar a viscosidade adequada, os diferentes tipos de óleos básicos, as classificações de desempenho e a importância de seguir o manual do proprietário para garantir a melhor performance do motor.

A importância do manual do proprietário

Todo caminhão sai de fábrica com o manual do proprietário, que traz orientações fundamentais de manutenção. Entre elas, estão as especificações do óleo lubrificante indicado pela montadora.

Essas definições não são arbitrárias. Elas são resultado de anos de testes e pesquisas para identificar o produto que oferece máximo desempenho e proteção ao motor, considerando os intervalos de manutenção e troca de óleo.

Ignorar essas recomendações pode comprometer a durabilidade do conjunto mecânico e aumentar o risco de falhas. Por isso, sempre confira o manual antes de escolher o lubrificante.

Viscosidade dos óleos lubrificantes

A viscosidade mede a fluidez do óleo em diferentes temperaturas.

  • Em baixas temperaturas, o óleo precisa ser fluido o suficiente para circular rapidamente no momento da partida, reduzindo o desgaste inicial.

  • Em altas temperaturas, ele deve formar uma película protetora espessa para evitar o contato direto entre as peças móveis, prolongando a vida útil do motor.

Hoje os motores de caminhão utilizam apenas óleos multiviscosos, que oferecem proteção em diferentes condições de uso.

No Brasil, a maioria dos fabricantes recomenda o SAE 15W-40, mas alguns modelos exigem o SAE 10W-40 ou até o SAE 5W-30.

Tipos de óleos básicos

Os óleos para motor podem ser:

  • Minerais – mais comuns nas viscosidades SAE 15W-40.

  • Semissintéticos – geralmente presentes nos óleos SAE 10W-40 e 10W-30.

  • Sintéticos – mais comuns nos SAE 5W-30 e em aplicações que exigem desempenho superior.

A diferença está na composição: enquanto os minerais são derivados diretamente do petróleo, os sintéticos passam por processos químicos que melhoram as propriedades. Os semissintéticos combinam características de ambos.

Classificações de desempenho

A classificação de desempenho mais conhecida é a API (American Petroleum Institute). Ela estabelece padrões mínimos de proteção e desempenho para cada óleo.

As especificações em vigor para caminhões incluem: API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4.

Regra importante: se o manual exige API CI-4, é possível usar um óleo superior, como o API CJ-4 ou CK-4. Porém o inverso não é recomendado.

A escolha correta traz economia e proteção

Seguir as orientações do manual e escolher o óleo recomendado para o motor do caminhão é a melhor forma de manter a performance, reduzir o consumo de combustível, evitar falhas e aumentar a vida útil do veículo.

Separamos alguns artigos para ajudar você a entender melhor sobre as necessidades do seu caminhão! Confira:

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O lubrificante com o T de Texaco.

 

28 comments

  1. Sandro Carlos da Rocha. says:

    Delton, boa tarde. Tudo na paz?
    Comprei uma Scania 124/400, ano 2004 Evolução.
    Gostaria de saber qual seria a sua orientação com relação ao lubrificante a ser utilizado no motor.
    Abs.

  2. Daniel Campos says:

    Tenho um Mercedes L1516 ano 81 motor 352om turbinado por dentro e por fora ele está novo com no máximo 20mil km rodados qual óleo posso colocar um bom para ajudar na lubrificação

  3. Paulo says:

    O meu carro a diesel o fabricante recomenda usar o lubrifica 10w30 semi-sintético mas na cidade que moro só encontro o 05w30 – é pra o troller 3.2 ano 2013

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Paulo! Tudo bem?

      Sim você pode e deve usar um óleo SAE 5W-30 no lugar de um SAE 10W-30, diminuir a viscosidade na fase fria não trará problemas a lubrificação do motor.

      Nossa indicação seria Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.
      Abraços!

  4. Roberto says:

    Boa tarde comprei um cargo 2842 onde é específica óleo 5 w 30 sintético no manual porém o antigo dono colocou top turbo 15 w 40 na última troca ,pode danificar algo ou formar borras na bomba de óleo ?

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Roberto! Tudo bem?
      O ideal é usar sempre o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do motor. Nesse caso deve ser um óleo SAE 5W-30 ACEA E4 e não SAE15W-40 API CI-4.
      Agradecemos o comentário!

        • Especialista Texaco says:

          Olá, Hildosi! Tudo bem?
          Recomendados para você o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN! Temos certeza que vai atender suas necessidades.
          Abraços!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Ramon! Tudo bem?
      Pra te indicar o melhor lubrificante, é preciso saber o ano do motor. Você consegue pra gente?
      Abraços!

  5. Antonio Venancio says:

    Boa tarde.
    Tenho um caminhão GMC 7110, ano 1997 com motor Isuzu e não tenho o manual do proprietário. Gostaria de saber qual óleo mais indicado.
    Obrigado

  6. Carlos Froehlich says:

    Estou fazendo a primeira partida após a reforma de um motor V8 a gasolina 1956. Como este tipo de motor tem o trem de válvulas não “roller”, me informaram que preciso de óleo com teor de zinco maior, que usualmente é encontrado em óleo para motores diesel. A informação que tenho é que poderia utilizar um óleo API CH ou CI. Qual é o óleo de vocês que possui o maior teor de zinco na sua composição?
    Grato

    • Especialista Texaco says:

      Boa tarde, Carlos! Tudo bem? A tecnologia dos lubrificantes evoluíram e nem sempre uma maior % de zinco entrega a melhor proteção anti-desgaste. Indicamos usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4/SL.

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