A redução de custos operacionais é uma das principais preocupações na cadeia produtiva. Sendo a logística uma das maiores despesas de um negócio, é importante que a manutenção de frota seja uma atividade muito bem planejada.
Reduzir custos e aumentar a performance são metas comuns entre os gestores. Administrar recursos e manter o bom funcionamento da frota é o segredo para bons resultados, que podem ser alcançados com a manutenção de frota.
Eliminar custos sem a análise detalhada da situação pode pôr em risco a saúde financeira do seu negócio. Cortar a verba de manutenção preventiva é um grande erro que pode colocar a carga e os motoristas em risco.
A médio e longo prazo, a falta da manutenção preventiva é muito pior para qualquer organização, que terá de arcar com os custos de paradas inesperadas de veículos para consertos e atrasos na operação.
A seguir, falaremos um pouco da manutenção de frota, quais os três principais tipos e como você pode reduzir custos, observando alguns pontos essenciais na gestão de sua frota.
Como reduzir custos operacionais a partir da manutenção
O objetivo da manutenção de frota é reduzir os custos operacionais. Fazer mais com menos é a meta que todo gestor de frota deve ter em mente.
Dessa forma, cada decisão tomada a favor da manutenção preventiva, colabora na redução dos custos operacionais.
Desde o cuidado com os pneus, a escolha do tipo de óleo utilizado, cada detalhe da manutenção deve ser pensado estrategicamente e levado em conta dentro do planejamento de gestão de frota.
Depois do diesel, o maior custo variável de um veículo na frota são os pneus. É importante mantê-los em bom estado para estender a vida útil e gerar economia em combustível.
Além disso, manter um programa de manutenção programada em cada um dos veículos da frota garante o bom funcionamento deles e a economia na manutenção corretiva.
Os diferentes tipos de manutenção de frota
O objetivo da manutenção de frota é reduzir os custos operacionais. Fazer mais com menos é a meta que todo gestor de frota deve ter em mente.
Dessa forma, cada decisão tomada a favor da manutenção preventiva, colabora na redução dos custos operacionais.
Desde o cuidado com os pneus, a escolha do tipo de óleo utilizado, cada detalhe da manutenção deve ser pensado estrategicamente e levado em conta dentro do planejamento de gestão de frota.
Depois do diesel, o maior custo variável de um veículo na frota são os pneus. É importante mantê-los em bom estado para estender a vida útil e gerar economia em combustível.
Além disso, manter um programa de manutenção programada em cada um dos veículos da frota garante o bom funcionamento deles e a economia na manutenção corretiva.
Manutenção preventiva
Esta é a principal e mais segura medida a ser tomada quando se trata de manutenção de frota. Prevenir danos custa muito menos que arrumá-los – a manutenção corretiva.
É importante que você estabeleça um cronograma preciso de checagem preventiva de toda a frota. Faça uma listagem relacionada ao seu tipo de frota e siga à risca a verificação de cada um dos itens.
Normalmente são checados cada um dos pneus após toda viagem; óleo e fluidos em geral; motor, suspensão e sistema de escapamento.
Trabalhe especificamente nestes elementos, com uma lista de checagem especial para cada um deles. Mantenha um cronograma fixo e programado para cada um e cumpra-o.
Manutenção corretiva
A manutenção corretiva normalmente ocorre em situações em que não existe controle maior sobre a manutenção preventiva.
A manutenção em si não significa “conserto”, como normalmente imaginamos, ela está mais ligada à ideia de “manter o estado inicial de algo”.
Dessa forma, a manutenção corretiva é natural e esperada em veículos com determinada quilometragem, mas poderia ser evitada em diversas situações.
Os custos da manutenção corretiva são mais altos comparados à preventiva, pois envolve a substituição não programada de peças, mão de obra, além do custo de manter um veículo parado, que pode prejudicar o planejamento de entregas, afetando o negócio.
Manutenção preditiva
Bastante semelhante à preventiva, a manutenção preditiva busca antecipar possíveis problemas nos veículos por meio do uso de tecnologia mais avançada.
Esse tipo de manutenção é bastante eficiente na redução de custos, pois elimina grande parte das manutenções corretivas. Porém requer investimento nos equipamentos específicos para seu funcionamento, como câmeras termográficas, ultrassom e outros.
Os erros mais comuns na manutenção de frota
Muitas vezes, quando se fala em manutenção, apenas são levados em consideração os veículos, sua mecânica e seus componentes. Mas alguns pontos importantes são desconsiderados.
É imprescindível que o gestor de frota mantenha o gerenciamento efetivo sobre as rotas e estradas utilizadas pelos veículos.
A infraestrutura das estradas brasileiras deixa bastante a desejar em diversos trechos. Frequentemente, a escolha de alguns trajetos encarece o negócio ou aumenta os custos de manutenção.
Por isso, é importante sempre levar em consideração os trechos escolhidos e utilizados, buscando comparar rotas, estradas e distâncias. É indicado ainda o uso de sistemas de monitoramento e rastreamento de carga, que são capazes de fornecer dados e informações precisas.
A mão de obra qualificada também é um quesito fundamental a ser observado dentro da manutenção da frota. Muitas vezes, o barato pode sair caro quando se trata da manutenção dos veículos e da segurança dos motoristas e da carga.
Veículos de carga requerem serviços de manutenção cada vez mais especializados, capazes de fornecer dados precisos e acesso a fornecedores qualificados.
Oficinas sem qualificação e peças de procedência duvidosa podem colocar toda a programação de transporte em risco, trazendo ainda mais gastos e transtornos à empresa.
Conclusão
É necessário para a saúde financeira das empresas ter um programa de manutenção constante. O gestor deve manter o custo operacional baixo, mas sem deixar de observar atentamente o bom funcionamento da frota.
Manter um plano de manutenção é prezar pelo funcionamento da empresa como um todo, visto que a logística é um dos principais setores de uma indústria, além de ser imprescindível para o bom funcionamento do País.
É indispensável ter em mente que o objetivo da manutenção de frota é reduzir custos operacionais. Assim, o plano de manutenção deve ser bem estruturado, para que o custo com a manutenção não seja maior do que o custo operacional.
Estabelecer metas é uma atividade que pode trazer ótimos resultados. A partir delas, é possível acompanhar o desenvolvimento da estratégia de redução de custos, além de mostrar exatamente os pontos a serem observados e onde deve se concentrar a redução de custos.
Escolher corretamente o tipo ideal de manutenção de frota é um quesito essencial na redução dos custos destinados à gestão da frota.
Leia mais em nosso blog:
- Carretas e caminhões: 5 dicas completas de manutenção.
- Gerenciamento de risco em transporte: confira como fazer!
- Política de utilização dos veículos, sua empresa possui?
Esteja atento aos principais erros cometidos durante a gestão de frota e de sua manutenção. Além de prejudicar o funcionamento dos veículos, estes erros podem comprometer o funcionamento de toda a cadeia de suprimentos da empresa.
Simplifique sua rotina e maximize seus resultados operacionais. Mantenha o controle estrito da manutenção de frota. Observe atentamente cada ponto e crie um plano de manutenção focado na redução dos seus custos operacionais.
Texaco Lubrificantes: Tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!
Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site!
Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!
Olá amigos,
Este assunto é dos mais importantes na condução de um veículo, evita acidentes,mostra a responsividade do condutor e eleva os seus conhecimentos.Mas a maioria das empresas tem péssimos responsáveis por suas manutenção, não seguem conselho de motoristas, pois são obrigados a observar qualquer pedido de socorro do seus equipamentos.
Temos tido grandes acidentes por falta de manutenção e conhecimento técnico.
Desde já obrigado
Siloé de Freitas Alendes.
Sem dúvidas, a preventiva é fundamental, com as peças e sua aplicação com qualidade o resultado é realmente fantástico. Refletindo na economia geral nos custos. Pois, ao otimizar a qualidade da manutenção, reduz a quebra dando mais agilidade e segurança consequentemente ganho de tempo no geral…
Muito legal as dicas!
Olá , tudo bem , para mim um item de extrema importância na manutenção preventiva ou corretiva , é o investimento no motorista , quanto mais o motorista estiver confortável fisicamente , psicologicamente , dirigindo um caminhão , mais cuidado ele terá com o veículo e mais informações ele trará para manter o veículo em excelentes condições de trabalho , as dicas acima são excelentes.
Olá, Genicson. Tudo certo? Ótimo comentário. Realmente o investimento em pessoal e no seu bom ambiente de trabalho é essencial. Abraço!
Em questao a lubrificação a graxa dos caminhões e carretas qual o intervalo de lubrificação dos mesmos.
Em questão a lubrificação de caminhões carretas e retos em geral qual o intervalo de lubrificação