A imagem de oficinas como um lugar sujo e desorganizado acabou!
Os donos de oficinas estão cada vez mais apostando em tecnologia e inovação para garantir vantagem perante a concorrência.
Um ambiente moderno e estruturado vem recebendo maior atenção, garantindo o aumento da competitividade.
Nada de graxa pelo ambiente! A oficina deve estar sempre limpa e organizada.
Para iniciar as melhorias necessárias em sua oficina, separamos 5 dicas importantes para gerar uma estratégia de diferenciação para o seu negócio.
Boa leitura!
#1- Gerando uma estratégia de diferenciação com boa experiência de compra
Os serviços on-line são fundamentais nos dias de hoje. Alinhamento grátis e descontos, por exemplo, estão entre os incentivos mais populares atualmente.
Serviços exclusivos também são valorizados, como um espaço de espera, onde o cliente possa ficar durante o tempo em que aguarda o serviço do carro dele, por exemplo.
É importante avaliar o que os clientes valorizam para ajudar a agregar mais valor aos seus serviços, destacando a sua oficina da concorrência, criando uma boa estratégia de diferenciação.
#2 – Oferecendo serviços diferenciados aos clientes
Variar os serviços oferecidos na oficina é uma estratégia de muito valor e contribui para a rentabilidade do negócio.
Aumentando as opções de serviços prestados, o número de clientes cresce!
Isso pode ser realizado com o acréscimo de serviços novos, como lanternagem, troca de óleo, venda de peças etc.
Buscar novas especializações em áreas específicas, como lavagem, polimento e pintura, agrega valor à sua estratégia de diferenciação.
Assim, a oficina será mais atrativa para os seus clientes, fidelizando-os, e com grandes possibilidades de conseguir novos por indicação. Mas lembre-se de que a qualidade do serviço e a transparência com o cliente são fundamentais!
#3 – Criando programas de fidelização
Um atendimento impecável é indispensável para a retenção de clientes e porta de entrada para uma boa relação com o público.
Os programas de fidelização funcionam como forma de incentivo para que o cliente continue retornando à oficina quando estiver precisando de novo serviço.
Quando o cliente conhece o serviço prestado e recebe uma gratificação nas vezes em que retorna, fica mais fácil fechar negócio e as chances de recomendação também aumentam.
#4 – Investindo em um site bem elaborado
Hoje em dia, é indispensável a presença na internet.
É também pelo meio digital que os clientes procuram recomendações de oficinas para algum tipo de serviço.
É muito importante criar um site bem atrativo e completo, informando todos os serviços oferecidos, forma de contato, dicas sobre o segmento e com atendimento on-line para tirar as possíveis dúvidas.
No entanto, para gerar uma estratégia diferenciada, o conteúdo divulgado no site deve ser criativo, assertivo e inovador.
Além disso, investir no relacionamento com o cliente também pode ser um diferencial! Ter um número de WhatsApp para ampliar o contato, criar perfis nas redes sociais para divulgar os serviços e utilizar o Google Meu Negócio são algumas opções.
#5 – Investindo em um espaço agradável
Ao chegar à oficina, o cliente deve se sentir confortável e seguro.
Quando deixar o seu veículo para qualquer tipo de reparo ou manutenção, ele precisa notar que a oficina é comprometida e profissional.
O cuidado com a iluminação, organização e limpeza é fundamental neste processo. Quanto mais limpa e organizada for a oficina, mais aumenta a credibilidade do local com o público.
Demonstrar zelo com o carro do cliente também é uma estratégia de diferenciação.
Mostrar fotografias de antes e depois, e usar capas protetoras no volante e bancos dos veículos são algumas medidas que podem ser usadas.
Conclusão
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e cuidadosos com os seus veículos, por esse motivo é primordial destacar a sua oficina da concorrência com estratégias de diferenciação.
As recomendações dos amigos, incluindo as opiniões de outros clientes, são consideradas confiáveis e possuem influência na hora de confiar ou não nos serviços prestados.
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Hoje em dia esta muito mais dificio ter um negocio no Brasil , o com dicas assim nos faz pensar positivamente, em abrir nosso próprio negócio, eu sou Mecânico desde 1998, e meu pai ja era desde os anos 1970 , e na epoca que iniciei na mecânica as oficinas ainda eram desse jeito um pouco suja com a estrutura antiga , hoje ainda nao abrir minha oficina pretendo abrir com os pradroes de hoje , tenho referência, trabalho em uma consecionaria. Meu sonho e abrir uma também. Gostaria de um invento para começar mais ainda nao fui atraz eu fiquei sabendo do sebrae .que poderia financiar para abrir um negocio com capacitação na gestão.
Júlio boa tarde,
O Sebrae realmente pode lhe ajudar a fazer um plano de negócio, mas não é um agente financiador. Um financiamento deverá ser obtido juntos aos bancos ou BNDS.