Um dos caminhos mais seguros para o sucesso de qualquer empreendimento é oferecer uma boa experiência aos clientes. Se o público sente-se feliz quando está sendo atendido, usando o produto ou após a realização do serviço, ele naturalmente tende a valorizar e espalhar para os próximos as qualidades do estabelecimento.
Não há muita diferença entre as lojas de troca de óleo. Muitas vezes, a única diferenciação feita pelo cliente dá-se pelo atendimento e pela qualidade do serviço.
Contudo, cada vez mais seguradoras e oficinas de grande porte estão captando potenciais clientes de troca de óleo, oferecendo justamente atendimentos diferenciados e outras vantagens.
Por isso é preciso ir além e sair do lugar comum. Nesse post, vou dar 4 dicas para que você tenha sucesso nessa jornada!
Ofereça tratamento diferenciado aos clientes
A maioria dos brasileiros não estão acostumados a receber um bom tratamento das lojas onde vão. Seja no atendimento por telefone ou pessoal mesmo, há diversas queixas sobre falta proatividade, educação e qualificação para executar um bom trabalho.
Não é à toa que sempre que recebem um bom dia ou escutam um por favor, muitas pessoas sentem-se surpreendidas e valorizam o ato.
Por essa razão, se você fizer somente o básico, será o suficiente para se destacar da concorrência. Mas é claro que você não precisa parar por aí.
Pode ser interessante ter na sua troca de óleo:
- Cadeiras confortáveis para o cliente aguardar enquanto o serviço é feito;
- Internet wi-fi para o público (pode ser protegida por senha, para que somente clientes a utilizem);
- Oferta de água, café e outras bebidas;
- Revistas atualizadas para passar o tempo.
Como você pôde ver, são dicas simples, mas que irão fazer muita diferença. Os clientes que vão à troca de óleo muitas vezes não estão satisfeitos por terem que ir até a loja. Provavelmente tiveram algum problema com o carro antes de tomarem a decisão de pagar pelo seu serviço.
É por isso que você deve conceder a melhor experiência possível ao público. Assim eles ficarão mais dispostos e abertos a conhecer seu trabalho e até pagar por outros serviços que possam ser oferecidos.
Esteja presente na internet
A internet ainda é uma ferramenta muito mal utilizada por lojas do segmento. Pouquíssimos tem sites bonitos, perfis nas redes sociais ou contas de e-mail para responder aos clientes.
E se isso é ruim por um lado, por outro pode ser ótimo. É uma grande oportunidade para você sair na frente e diferenciar sua troca de óleo da concorrência.
Montar uma página online bem acabada, que mostre os serviços da loja e fale um pouco sobre a história do negócio pode ser o suficiente para surpreender um potencial cliente pesquisando por trocas de óleo no Google.
E não precisa parar por aí. Você pode se inscrever no Google Meu Negócio para aparecer como ponto de referência no Google Maps, sempre que alguém pesquisar uma localização próxima a de sua loja.
Você também pode usar o Facebook para dar dicas ao público sobre como cuidar melhor do carro. Escrevi bastante sobre como usar a internet a seu favor nesse post!
Forneça diferentes condições de pagamento
A sua loja aceita pagamentos com cartões? Se ainda não, está mais do que na hora de modernizar o sistema de recebimento do caixa. Não dá mais para receber somente pagamentos em dinheiro num mundo em que as pessoas pagam contas pelo celular.
O mundo está se modernizando. Os mais jovens, sobretudo, exigem formas mais práticas de pesquisar, comprar e avaliar os serviços. É preciso se adequar para não perder esse leque de novos motoristas que estão surgindo.
Invista em tecnologia
Para conseguir executar serviços mais rapidamente, atender melhor aos clientes e produzir mais, você precisa investir em tecnologia.
Tente substituir, aos poucos, tudo o que ainda for anotado em papel por informações informatizadas em planilhas de computador e programas e aplicativos específicos para gerenciamento de caixa.
Você ganha tempo e fica muito mais fácil encontrar informações importantes quando estão salvas num mesmo documento de computador. E não há limites: pode guardar dados de funcionários, quantidade de serviços executados, o total de receitas e despesas de um dia, semana ou mês, etc.
Bom, essas foram os passos que considero mais importantes para diferenciar sua troca de óleo. Mas é claro que há mais formas de se fazer isso.
Por exemplo, como você faz para se diferenciar? Deixe a resposta no seu comentário!