Rota de sucesso: 4 dicas para diferenciar seu serviço de troca de óleo

Um dos caminhos mais seguros para o sucesso de qualquer empreendimento é oferecer uma boa experiência aos clientes. Se o público sente-se feliz quando está sendo atendido, usando o produto ou após a realização do serviço, ele naturalmente tende a valorizar e espalhar para os próximos as qualidades do estabelecimento.

Não há muita diferença entre as lojas de troca de óleo. Muitas vezes, a única diferenciação feita pelo cliente dá-se pelo atendimento e pela qualidade do serviço.

Contudo, cada vez mais seguradoras e oficinas de grande porte estão captando potenciais clientes de troca de óleo, oferecendo justamente atendimentos diferenciados e outras vantagens.

Por isso é preciso ir além e sair do lugar comum. Nesse post, vou dar 4 dicas para que você tenha sucesso nessa jornada!

Ofereça tratamento diferenciado aos clientes

A maioria dos brasileiros não estão acostumados a receber um bom tratamento das lojas onde vão. Seja no atendimento por telefone ou pessoal mesmo, há diversas queixas sobre falta proatividade, educação e qualificação para executar um bom trabalho.

Não é à toa que sempre que recebem um bom dia ou escutam um por favor, muitas pessoas sentem-se surpreendidas e valorizam o ato.

Por essa razão, se você fizer somente o básico, será o suficiente para se destacar da concorrência. Mas é claro que você não precisa parar por aí.

Pode ser interessante ter na sua troca de óleo:

  • Cadeiras confortáveis para o cliente aguardar enquanto o serviço é feito;
  • Internet wi-fi para o público (pode ser protegida por senha, para que somente clientes a utilizem);
  • Oferta de água, café e outras bebidas;
  • Revistas atualizadas para passar o tempo.

Como você pôde ver, são dicas simples, mas que irão fazer muita diferença. Os clientes que vão à troca de óleo muitas vezes não estão satisfeitos por terem que ir até a loja. Provavelmente tiveram algum problema com o carro antes de tomarem a decisão de pagar pelo seu serviço.

É por isso que você deve conceder a melhor experiência possível ao público. Assim eles ficarão mais dispostos e abertos a conhecer seu trabalho e até pagar por outros serviços que possam ser oferecidos.

Esteja presente na internet

A internet ainda é uma ferramenta muito mal utilizada por lojas do segmento. Pouquíssimos tem sites bonitos, perfis nas redes sociais ou contas de e-mail para responder aos clientes.

E se isso é ruim por um lado, por outro pode ser ótimo. É uma grande oportunidade para você sair na frente e diferenciar sua troca de óleo da concorrência.

Montar uma página online bem acabada, que mostre os serviços da loja e fale um pouco sobre a história do negócio pode ser o suficiente para surpreender um potencial cliente pesquisando por trocas de óleo no Google.

E não precisa parar por aí. Você pode se inscrever no Google Meu Negócio para aparecer como ponto de referência no Google Maps, sempre que alguém pesquisar uma localização próxima a de sua loja.

Você também pode usar o Facebook para dar dicas ao público sobre como cuidar melhor do carro. Escrevi bastante sobre como usar a internet a seu favor nesse post!

Forneça diferentes condições de pagamento

A sua loja aceita pagamentos com cartões? Se ainda não, está mais do que na hora de modernizar o sistema de recebimento do caixa. Não dá mais para receber somente pagamentos em dinheiro num mundo em que as pessoas pagam contas pelo celular.

O mundo está se modernizando. Os mais jovens, sobretudo, exigem formas mais práticas de pesquisar, comprar e avaliar os serviços. É preciso se adequar para não perder esse leque de novos motoristas que estão surgindo.

Invista em tecnologia

Para conseguir executar serviços mais rapidamente, atender melhor aos clientes e produzir mais, você precisa investir em tecnologia.

Tente substituir, aos poucos, tudo o que ainda for anotado em papel por informações informatizadas em planilhas de computador e programas e aplicativos específicos para gerenciamento de caixa.

Você ganha tempo e fica muito mais fácil encontrar informações importantes quando estão salvas num mesmo documento de computador. E não há limites: pode guardar dados de funcionários, quantidade de serviços executados, o total de receitas e despesas de um dia, semana ou mês, etc.

Bom, essas foram os passos que considero mais importantes para diferenciar sua troca de óleo. Mas é claro que há mais formas de se fazer isso.

Por exemplo, como você faz para se diferenciar? Deixe a resposta no seu comentário!

Guia Havoline Texaco

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

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