ISO 9001: certificações que sua oficina deve ter

A ISO 9001 garante a qualidade da gestão das empresas. Entenda melhor e saiba como obter essa certificação!

Quando o assunto é certificação, é comum que muitas dúvidas apareçam. Afinal, quais são as certificações necessárias para uma oficina mecânica? E além delas, existe alguma que você deveria estar procurando, mesmo sendo opcional?

É necessário estar em dia com todas as documentações. Dessa forma, você assegura o funcionamento da sua empresa e evita problemas fiscais ou legais.

Quer mais dicas sobre como se manter sempre atualizado e oferecendo o melhor serviço possível para seus clientes? Leia também esse outro texto que preparamos!

A seguir, você encontra todas as informações que precisa sobre as certificações mais importantes para sua oficina. Continue lendo e descubra:

O que é uma certificação de oficina mecânica?

As certificações para serviços automotivos são atestadas pelas instituições responsáveis pelo setor no mercado, como o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e o Inmetro. Para garanti-las, o estabelecimento deve cumprir os padrões de qualidade exigidos por esses órgãos.

Essas certificações são de grande importância no mundo dos negócios e servem como base para que sua oficina consiga fechar excelentes contratos e parcerias com corporações e empresas, incluindo seguradoras. Além disso, são uma ótima maneira de atestar a eficiência dos serviços e produtos oferecidos aos clientes.

Os principais requisitos avaliados para o fornecimento dessas certificações são:

  • local e condições de instalação da oficina;
  • equipamentos e peças utilizadas no estabelecimento;
  • gestão financeira e administrativa do negócio.

A avaliação é realizada por auditores autorizados pelo IQA (Instituto de Qualidade Automotiva). Quando aprovado, o estabelecimento ou gestor da oficina recebe o título de qualidade ou, em outras palavras, a certificação para realização de reparos automotivos.

O que é a qualificação de mecânico de manutenção?

Você já deve ter ouvido falar que é preciso ter a qualificação de mecânico de manutenção para atuar na área.

A norma técnica (ABNT NBR 15681/2009) foi desenvolvida em 2007, pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e tem por objetivo garantir a qualidade do serviço e valorizar o trabalho do profissional de reparação.

A norma define, primeiramente, a descrição da ocupação de mecânico, cujo papel é:

Diagnosticar falhas e realizar manutenção preventiva (revisar) e corretiva (reparar) de veículos automotores, planejando seu próprio trabalho, consultando manuais dos fabricantes e seguindo normas específicas, técnicas, de segurança, qualidade e meio ambiente.” (IPA)

Além disso, sinaliza os requisitos mínimos  para exercer a função, a saber:

  • Quarto ano do ensino fundamental completo, além de 4 anos como ajudante ou 3 anos como mecânico; OU
  • Ensino fundamental completo, além de 3 anos como ajudante ou 3 anos como mecânico; OU
  • Ensino fundamental completo e curso profissionalizante na área de manutenção automotiva ou ensino médio completo, além de 2 anos como ajudante ou 1 ano como mecânico.

O mecânico também deve possuir o curso de mecânica básica completo, podendo se especializar em veículos leves ou pesados após a conclusão do módulo básico.

Como adquirir a norma?

Você pode encontrá-la nos sites da ABNT, do Sindirepa-SP e do SEBRAE, sendo essencial para a oficina manter esse documento em local de fácil acesso e disponível para todos os colaboradores.

Esse link do SEBRAE explica melhor o procedimento para ter acesso ao documento, além de recomendar outras normas importantes:

  • ABNT NBR 12603:1992 – Geometria da suspensão de veículos rodoviários automotores – Terminologia;
  • ABNT NBR 15296:2005 – Veículos rodoviários automotores – Peças – Vocabulário.

 

ISO 9001 - Linha de lubrificantes Havoline

O que é a ISO 9001?

A norma ABNT NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer organização, independentemente do tamanho, natureza, produtos ou serviços comercializados. A partir dela você poderá implementar e certificar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da sua oficina, além de obter a “chancela de conformidade ISO 9001” por meio de um organismo certificador. 

O requisito base da norma ISO 9001 é a avaliação de riscos e oportunidades. Nessa perspectiva, a implantação do SGQ possibilita ao gestor corrigir ineficiências da empresa, melhorando o desempenho da organização, a partir da eliminação de desperdícios, tal como retrabalhos, multas, reclamações, etc.

Como adquirir a NBR ISO 9001

A NBR ISO 9001 e mais informações acerca do processo de certificação poderão ser obtidas no site da Associação Brasileira de normas Técnica (ABNT).

Pode ser necessário fazer diversos ajustes nos procedimentos e na rotina da oficina para conquistar a ISO 9001. Logo, é fundamental planejar a certificação.

Existem consultorias especializadas que poderão ajudá-lo no processo de certificação ISO 9001.

Benefícios da ISO 9001 para a sua oficina

Os benefícios que a ISO 9001 proporciona vão desde a mudança na rotina, até as vantagens obtidas após a certificação. Podemos citar:

  • Melhoria nos métodos de trabalho utilizados;
  • Processos mais eficientes — que evitam desperdícios e aproveitam melhor os recursos;
  • Melhora na gestão, que acompanha de perto os resultados dos processos e pode tomar decisões mais precisas
  • Aumento no grau de satisfação dos clientes, proporcionado pela melhoria na qualidade dos serviços e do atendimento;
  • Melhora a imagem da oficina no mercado, visto que a certificação passa uma credibilidade maior — já que a empresa atua com um padrão de qualidade que é reconhecido internacionalmente.

Conclusão: ISO 9001

A certificação pode ser um diferencial para sua oficina, além de garantir confiança aos seus clientes de que os seus serviços são fornecidos de forma consistente e conforme os padrões de qualidade estabelecidos e executados por profissionais qualificados.

Nesse post, você conheceu duas certificações importantes para sua oficina: A ABNT NBR 15681:2009 (qualificação de mecânico de manutenção) e a ABNT NBR ISO 9001, relacionada a qualidade.

Esse é um ótimo ponto de partida para fazer com que sua oficina continue crescendo!

Quer saber mais sobre como desenvolver sua oficina mecânica e oferecer diferenciais para os seus consumidores? Leia também esses outros artigos que preparamos especialmente para você:

E você, já possui essas certificações na sua oficina?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre a importância das certificações e nos conte quais outras normas você considera fundamentais!

E não esqueça, se ficou com alguma dúvida, basta perguntar!

ISO 9001 - Guia de sucesso serviços automotivos

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

2 comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.