ISO 9001: Entenda tudo sobre essa e outras certificações que sua oficina deve ter

Você sabe o que é a ISO 9001 e por que é importante garantir as certificações para sua oficina?

A ISO 9001 garante a qualidade da gestão das empresas. Entenda melhor e saiba como obter essa certificação!

Quando o assunto é certificação, é comum que muitas dúvidas apareçam. Afinal, quais são as certificações necessárias para uma oficina mecânica? E além delas, existe alguma que você deveria estar procurando, mesmo sendo opcional?

A verdade é que tudo que envolve burocracia acaba desanimando muita gente. Mas é necessário estar em dia com todas as documentações. Dessa forma, você assegura funcionamento da sua empresa e evita problemas fiscais ou legais.

Quer mais dicas sobre como se manter sempre atualizado e oferecendo o melhor serviço possível para seus clientes? Leia também esse outro texto que preparamos!

A seguir, você encontra todas as informações que precisa sobre as certificações mais importantes para sua oficina. Continue lendo e descubra:

O que é a Qualificação de Mecânico de Manutenção?

Você já deve ter ouvido falar que é preciso ter a Qualificação de Mecânico de Manutenção para atuar na área.

A norma técnica (ABNT NBR 15681/2009) foi desenvolvida em 2007, pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e tem por objetivo garantir a qualidade do serviço e valorizar o trabalho do profissional de reparação.

A norma define, primeiramente a descrição da ocupação de mecânico, cujo papel é:

Diagnosticar falhas e realizar manutenção preventiva (revisar) e corretiva (reparar) de veículos automotores, planejando seu próprio trabalho, consultando manuais dos fabricantes e seguindo normas específicas, técnicas, de segurança, qualidade e meio ambiente.” (IPA)

Além disso, sinaliza os requisitos mínimos  para exercer a função, a saber::

  • Quarto ano do ensino fundamental completo, além de 4 anos como ajudante ou 3 anos como mecânico; OU
  • Ensino fundamental completo, além de 3 anos como ajudante ou 3 anos como mecânico; OU
  • Ensino fundamental completo e curso profissionalizante na área de manutenção automotiva ou ensino médio completo, além de 2 anos como ajudante ou 1 ano como mecânico.

O mecânico também deve possuir o curso de mecânica básica completo, podendo se especializar em veículos leves ou pesados após a conclusão do módulo básico.

Como adquirir a norma?

Você pode encontrá-la nos sites da ABNT, do Sindirepa-SP e do SEBRAE, sendo essencial para a oficina manter esse documento em local de fácil acesso e disponível para todos os colaboradores.

Esse link explica melhor o procedimento para ter acesso ao documento, além de recomendar outras normas importantes:

  • ABNT NBR 12603:1992 – Geometria da suspensão de veículos rodoviários automotores – Terminologia;
  • ABNT NBR 15296:2005 – Veículos rodoviários automotores – Peças – Vocabulário;

O que é a ISO 9001?

A norma ABNT NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer organização, independentemente do tamanho, natureza, produtos ou serviços comercializados. A partir dela você poderá implementar e certificar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da sua oficina, além de obter a “chancela de conformidade ISO 9001” por meio de um organismo certificador.  O requisito base da norma ISO 9001 é a avaliação de riscos e oportunidades. Nessa perspectiva, a implantação do SGQ possibilita o gestor corrigir ineficiências da empresa, melhorando o desempenho da organização, a partir da eliminação de desperdícios, tal como retrabalhos, multas, reclamações, etc.

Como adquirir a NBR ISO 9001

A NBR ISO 9001 e mais informações acerca do processo de certificação poderão obtidos site da Associação Brasileira de normas Técnica (ABNT).

Pode ser necessário fazer diversos ajustes nos procedimentos e na rotina da oficina para conquistar a ISO 9001. Logo, é fundamental planejar a certificação. Existem consultorias especializadas que poderão ajudá-lo no processo de certificação ISSO 9001.

Conclusão

A certificação pode ser um diferencial para sua oficina, além garantir confiança aos seus clientes de que os seus serviços são fornecidos de forma consistente e conforme os padrões de qualidade estabelecidos e executados por profissionais qualificados. 

Nesse post, você conheceu duas certificações importantes para sua oficina: A ABNT NBR 15681:2009 (Qualificação de mecânico de manutenção) e a ABNT NBR ISO 9001, relacionada a qualidade.

Esse é um ótimo ponto de partida para fazer com que sua oficina continue crescendo!

Quer saber mais sobre como desenvolver sua oficina mecânica e oferecer diferenciais para os seus consumidores? Leia também esses outros artigos que preparamos especialmente para você:

E você, já possui essas certificações na sua oficina? Deixe nos comentários a sua opinião sobre a importância das certificações e nos conte que outras normas você considera fundamentais! E não esqueça, se ficou com alguma dúvida, basta perguntar!

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *