Após o uso dos óleos lubrificantes por determinado período, é necessária a troca, pois os produtos perdem as características e o potencial de performance. Entretanto, esses elementos não devem ser descartados sem o devido cuidado.
Veja, neste conteúdo, como é feita a coleta do óleo lubrificante usado e quais os benefícios dessa prática.
Confira!
Óleos lubrificantes
Os óleos lubrificantes detêm a responsabilidade de lubrificar e evitar o atrito entre as peças de metal do motor automotivo. Eles conferem melhor performance em altas e baixas temperaturas de uso.
Eles podem variar o nível de viscosidade, ser sintéticos, semissintéticos ou minerais. Contudo, todos são formados por óleo lubrificante básico como matéria-prima (que representa de 80% a 90% do seu volume). É a partir deste óleo que são adicionados os aditivos para formar os produtos vendidos no mercado.
Esses aditivos conferem e potencializam ainda mais as características dos óleos lubrificantes. Se você quer ficar mais por dentro dessa parte, dê uma lida neste outro conteúdo, pois acho que vai te ajudar.
Onde descartar óleo lubrificante usado?
O óleo lubrificante usado pode ser reutilizado, pois ainda contém cerca de 80% de óleo básico, que é extraído após diversos processos chamados “rerrefino”. Isso é muito interessante aos produtores, pois evita todo o processo de extração a partir do petróleo e sua consequente importação, diminuindo custos.
Entretanto, o mais importante é que, ao serem descartados corretamente, os óleos usados não causam impactos negativos ao meio ambiente, não é verdade?
Por conta disto, a Resolução nº 362/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), trata o rerrefino como destino obrigatório dos óleos lubrificantes usados ou contaminados.
Quem vende óleo lubrificante ou apenas efetua a troca deve ter como missão principal recolher em segurança esse resíduo, retirando-o do motor e armazenando-o em local apropriado para entregar ao coletor autorizado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Outro fator muito importante e presente na resolução Conama nº 362/2005 é que os estabelecimentos devem contar com pelo menos um cartaz exposto informando sobre os cuidados que os clientes devem ter com os óleos lubrificantes.
Sua oficina em prol do meio ambiente
Comunique aos seus clientes que seu negócio pratica o descarte correto do óleo lubrificante usado e que preza e cuida do meio ambiente. Consumidores tendem a se interessar mais por empreendimentos com visão social e engajados em bons projetos.
Realizando o descarte correto do óleo lubrificante usado, exija os certificados de coleta e verifique sempre se o óleo possui registro na ANP.
Há muitas vantagens neste processo e a legislação está a favor do meio ambiente e também da saúde humana, então devemos aproveitá-la.
Quer aprender ainda mais sobre as características do óleo lubrificante e impressionar seus clientes? Leia estes outros posts no blog:
Ótimo esclarecimento do tema Delton.
Parabéns pelo texto!
Boa tarde a todos.
Eu mesmo troco o óleo do motor da minha moto.
Porém não tenho a mínima ideia de onde posso levar, para o descarte correto.
Alguém saberia me dizer onde há locais de coleta de óleos lubrificantes em São Paulo, capital?
Grato.
Olá, Valter. Em qualquer Posto de Serviço e ou Troca de Óleo, eles tem um reservatório de óleos udados e periodicamente uma empresa credenciada e regularizada passa para coletar e dar o destino correto. Abraço.
Tmb gostaria de saber sou do Rio
Olá, Celina. Em qualquer Posto de Serviço e ou Troca de Óleo, eles tem um reservatório de óleos usados e periodicamente uma empresa credenciada e regularizada passa para coletar e dar o destino correto. Abraço.
Parabéns pelo texto.
A todos, fiquem atentos,pois várias concessionários cobram pelo descarte do óleo, irregularmente. É um valor “baixo”, entre 5 e 10 reais, mas que somado a todos o serviços da um montante elevado de lucro.
Rafael bom dia,
Obrigado e continue acompanhando nosso Blog!
Bom dia
Eu gostaria de saber,no caso de uma oficina, para descartar todo óleo,incluindo o de uso na reforma de peças, como seria,podia me ajudar por favor! Obrigada
Vanessa bom dia,
Quanto a coleta de óleo usado existe empresa certificadas e cadastradas para esse trabalho um exemplo é a Lwart que tem atuação nacional.
BOM DIA SOU ELOIR MORO EM MORAES ALMEIDA PÁ 100 KM PRA FRENTE NOVO PROGRESSO TENHO INTERESSE DE COLOCAR UM COLETOR DE LUBRIFICANTES E NAO SEI COMO FAZER TRABALHAMOS COM AUTO PEÇAS.
Eloir boa tarde,
Você necessita colocar uma Troca de óleo em sua auto peça? É isso? Bem se for peço que entre em contato com o Distribuidor Autorizado Texaco que atende a sua região. Essa informação poderá ser obtida no link abaixo:
Gostaria de saber o preço do litro de oleo de motor usado
Olá, José! Tudo bem?
São diversos fatores que são levados em consideração na hora de vender o óleo.
O valor pode variar dependendo do local que você irá fazer a sua venda.
Recomendamos você entrar em contato com a compradora do óleo lubrificante para te orientar melhor.
Agradecemos o comentário!
Olá bom dia
Gostaria de saber como fazer o descarte de óleo usado estou como uma quantidade de óleo na minha casa ,que troco da minha moto aonde posso deixa.
Olá, Maristela! Tudo bem com você?
De qual região você fala? Pois existem diversas empresas e locais que você pode fazer o descarte correto.
Recomendamos fazer uma pesquisa na internet e verificar o ponto mais próximo de você.
Agradecemos o comentário!
quando o proprietário de um veículo resolve efetuar a troca do óleo em casa. Ele pode ir a um posto de combustível com serviço de troca de óleo e pedir para descartar este óleo. O posto pode recusar receber este descarte?
Oi, José! Tudo bem com você?
O posto não deveria recusar, mas caso isso aconteça, procure outro ponto de coleta. Ok?
Agradecemos o comentário!