Um dos grandes desafios dos gestores de frota é o custo com combustível. Gerenciar os veículos e acompanhar religiosamente a média de consumo de cada caminhão, furgão ou automóvel é indispensável para ter melhor controle sobre os gastos da empresa e manter uma frota eficiente.
E fazer o cálculo de quanto cada veículo gasta de combustível não tem mistério. Nós vamos te ajudar agora com um passo a passo simples.
Encha o tanque de combustível corretamente
O primeiro passo para calcular o consumo de combustível é encher o tanque, mas não até a boca. O correto é abastecer exatamente até o travamento automático da bomba do posto.
Zere o hodômetro para monitorar o consumo
Logo após completar o tanque e antes de dar a partida no motor, zere o hodômetro parcial no painel do veículo. Importante não mexer neste recurso até a próxima parada para abastecer.
Se não tiver a medição parcial, anote o quanto o hodômetro total marca em quilometragem nesse momento. Esse número será importante para o cálculo depois.
Reabasteça e registre o consumo
Quando o veículo já estiver com o marcador de combustível abaixo da metade, aproveite para reabastecer e calcular o consumo médio de combustível da sua frota. Vá ao mesmo posto e, de preferência, utilize a mesma bomba de combustível.
Mais uma vez, respeite a parada automática da bomba. Veja quantos litros exatos o equipamento do posto marcou ao final do abastecimento.
Calcule o consumo médio de combustível
Agora, é hora de calcular o consumo de combustível com uma conta simples. Basta dividir a quilometragem percorrida, registrada no hodômetro parcial, pelo número de litros abastecidos para encher o tanque novamente.
Exemplo, se o veículo abasteceu 90 litros depois de rodar 440 km, é só fazer a divisão: 440 / 90 = 4,8. Então, aquele caminhão ou furgão está percorrendo 4,8 km com 1 litro (km/l) de diesel ou gasolina.
No caso de veículos sem hodômetro parcial, faça primeiro a contagem dos quilômetros percorridos. Pegue o número do momento em que você parou no posto e diminua por aquele da marcação da última vez, de abastecimento.
Utilize o computador de bordo
Hoje muitos veículos modernos estão equipados com computador de bordo, uma ferramenta avançada que calcula o consumo médio de combustível de maneira instantânea. Com a chegada de motores modernos e eletrônicos, e gerenciamento mais assertivo, tais informações têm margem de erro bastante pequena.
Por isso, é possível confiar no que o computador de bordo aponta como consumo médio, em geral, em km/l. Se o padrão for o europeu (de litros a cada 100 km – l/100 km), é só dividir de novo. Por exemplo, se estiver marcando 18 l/100 km, faça a divisão de 100 por 18 e tem-se a média de 5,5 km/l.
Plataformas e aplicativos para calcular o consumo
Existem diferentes aplicativos que fazem o cálculo do combustível. Inclusive, plataformas digitais mais avançadas que ajudam no gerenciamento da frota e nos gastos com diesel, gasolina e etanol. Vale pesquisar qual se adequa mais à realidade e às necessidades do seu negócio ou da sua frota.
Monitore as variações de consumo de combustível
É fundamental monitorar constantemente as variações de consumo dos veículos da frota para evitar gastos excessivos. Diferenças pequenas são normais, já que o caminhão ou automóvel pode pegar variados tipos de rotas – mais esburacadas, que exijam menor velocidade, com muitas subidas etc.
Porém, se a variação na média for de mais de 30% para pior, é preciso estar atento. Vale verificar o que pode estar contribuindo para o aumento do consumo.
Dicas para economizar combustível
- Acelerar e retomar suavemente, usando, no máximo, 25% do curso do pedal do acelerador
- Fazer as mudanças de marcha no tempo certo
- Realizar a manutenção preventiva do veículo dentro dos prazos estabelecidos
- Manter os pneus em bom estado e devidamente calibrados dentro das recomendações da fabricante
- Não exceder a capacidade de carga do veículo
- Usar óleo lubrificante dentro das especificações recomendadas pela fabricante
- Utilizar combustível de qualidade e de boa procedência, de preferência sempre no mesmo posto
E, se você quiser conhecer mais sobre cuidados com veículos leves e pesados, confira os conteúdos a seguir:
- Gestão de frotas: 7 práticas para reduzir o custo operacional
- Como fazer um controle de frota eficaz na sua empresa
- Peças para caminhões: dicas para não errar na escolha
- Tipos de caminhões: tamanhos e capacidades
Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!
Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.
Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!