Fique atento às demandas dos clientes para a sua oficina oferecer um serviço diferenciado e ágil
Ter uma oficina hoje em dia, requer não só um serviço de qualidade, mas se destacar em meio à concorrência. É essencial estar atento ao que o cliente mais procura entre os serviços automotivos, justamente para você ter um atendimento especializado que se torne um diferencial no mercado.
Ficar por dentro de quais são os serviços de oficina mecânica mais buscados pelos clientes é o primeiro passo para preparar sua oficina para as principais demandas dos consumidores. Isso permite que você coordene melhor a quantidade de ferramental necessária para sua loja/negócio, como também permite trabalhar de forma mais otimizada os estoques.
Desta forma, fica mais simples deixar a oficina mais organizada e diversificada. Ao mesmo tempo, seu estabelecimento vai proporcionar ao cliente um atendimento de qualidade, bem como com um leque bem mais amplo de serviços. Isso vai se refletir em um “boca a boca” positivo para o seu negócio: afinal, quem não quer resolver vários problemas do seu carro em uma única oficina?
Confira os serviços de oficina mecânica mais buscados:
Troca de óleo
A troca de óleo lubrificante é um dos serviços mais buscados pelos donos de carros. A maioria dos modelos de automóveis recomenda a substituição do óleo do motor a cada 10 mil km. Por isso, é uma demanda recorrente de quem vai a uma oficina, e você precisa estar pronto.
Pesquise quais são os produtos mais comuns usados nos carros que mais venderam nos últimos anos. Em especial, modelos com dois ou mais anos de uso, que provavelmente já passaram da garantia de fábrica – até lá, o cliente tem de fazer a troca na concessionária.
Desta forma, tenha um estoque dos óleos lubrificantes Texaco com as especificações mais “populares”. Além disso, é importante que a oficina tenha elevadores para troca de óleo por gravidade, ou então, máquinas modernas que fazem o serviço por sucção.
Destaque profissionais qualificados que saibam mostrar para o cliente as vantagens de usar os produtos Texaco de acordo com as recomendações do fabricante.
Nada de tentar empurrar qualquer óleo para o motorista. O lubrificante é o responsável por proteger as partes móveis do motor, reduzir o atrito e manter o propulsor trabalhando na temperatura correta. Um produto fora das especificações pode fazer o carro consumir mais e comprometer a vida útil do conjunto mecânico, o que deixará seu cliente insatisfeito.
Tenha também estoque dos filtros de óleo mais comuns. A mudança do lubrificante, em geral, pede a substituição da peça. Aproveite e instrua seus funcionários ou gerentes a conversarem com o dono do carro sobre a importância da troca dentro dos prazos.
Aproveite e faça um cadastro do cliente e avise-o sempre que estiver próximo à data de vencimento do óleo. Uma ótima ferramenta para fidelizar os consumidores.
Quer saber mais sobre a linha de produtos Texaco? Leia este artigo: Havoline: Conheça a diferença entre os produtos da linha
Freios
O sistema de frenagem é outro item corriqueiro verificado nas oficinas. Por estar ligado diretamente à segurança veicular, os proprietários de automóveis costumam fazer revisões periódicas no conjunto. O ideal, é fazer uma inspeção destes componentes a cada 10 mil km.
É importante ter funcionários qualificados e atualizados com os principais sistemas de freios. Neste caso, a dica é ter em estoque pastilhas de freios, itens trocados com maior frequência (a cada 10 mil ou 20 mil km) e de custo moderado, que o consumidor está apto a trocar de imediato.
É fundamental trabalhar com peças compatíveis com os principais veículos do mercado, como também de marcas de qualidade. O ideal é ter de dois a três fornecedores renomados na fabricação de componentes para freios.
Além disso, oriente o cliente sobre a troca do fluido do freio. Apesar de ser feito em intervalos maiores, é de suma importância respeitar os prazos e usar produtos dentro das especificações recomendadas pela montadora.
Embreagem
Embreagem é outro item de desgaste acentuado dos carros, e está entre os serviços de oficina mecânica mais buscados. Assim como com os freios, é necessário ter ferramental adequado e colaboradores treinados para fazer a revisão correta do sistema, a fim de vai garantir o pleno funcionamento da transmissão.
Os mecânicos também devem estar atentos aos problemas relatados pelos clientes e que podem ter origem na embreagem. Pedal duro, com barulho ou trepidação excessivos ao ser acionado, carro “patinando” depois de passar a marcha (como se demorasse a acelerar), câmbio com dificuldade de engates e arranhando, geralmente são indícios de defeitos no sistema.
O conjunto da embreagem tem alguns componentes que requerem trocas mais frequentes. Então, vale considerar ter algumas destas peças em estoque, já que geralmente ocupam pouco espaço, como cabo, platô, garfo e disco. Mais uma vez, priorize peças de fabricantes conhecidos.
Amortecedores
Os amortecedores sempre estão entre os serviços de mecânica automotiva mais requisitados. Até porque, na grande maioria dos casos, as revisões obrigatórias dos automóveis 0 km não contemplam o sistema de suspensão. Como trata-se de um componente que sofre bastante em ruas esburacadas em mau estado de conservação, oferecer o serviço é uma oportunidade de aumentar a receita da oficina.
Para tal, é importante ter um estoque considerável de componentes do jogo de suspensão, além dos amortecedores, bandejas, buchas e batentes, que geralmente necessitam de substituição. Elevadores automotivos e profissionais especializados são indispensáveis para este serviço, possui alta rotatividade de clientes, visto que sua execução é rápida.
Sistema de arrefecimento
Um dos itens mais checados na manutenção veicular é o sistema de arrefecimento. É o conjunto que vai garantir que o motor opere com a refrigeração correta e evitar o superaquecimento do propulsor.
A oficina deve fazer uma revisão detalhada do sistema de arrefecimento, verificar o estado do radiador e das mangueiras.
No caso do radiador, é preciso checar o estado geral da peça. No caso de mangueiras, observar se elas não estão ressecadas ou com ranhuras. A inspeção dos mecânicos também deve incluir a bomba d’água e ventoinha.
Tenha em sua loja ainda, serviço de limpeza do conjunto e venda de aditivos para o sistema de arrefecimento. Explique ao cliente que o produto ajuda a manter o conjunto limpo, e é o responsável por aumentar o ponto de ebulição e diminuir o ponto de congelamento da água. É justamente esse “equilíbrio” que ajuda a manter o conjunto na temperatura ideal.
Outro item essencial para venda ao consumidor é a água desmineralizada para colocar no sistema de arrefecimento. Porém, é preciso orientar o dono do carro sobre a importância deste tipo de líquido. Ao contrário da desmineralizada, a água potável tem muitos minerais em sua composição, que têm tolerância maior a temperaturas mais altas. Assim, enquanto a água evapora mais rápido, os minerais se acumulam no radiador.
Filtros
Para ter uma clientela ampla, a oficina deve ter em sua lista de serviços a troca dos diferentes filtros automotivos – que vão além do filtro de óleo. Treine seus funcionários para que eles mostrem ao dono, a importância de se fazer a troca correta dos filtros de ar e de combustível.
O filtro de ar do motor (elemento) é uma peça que exige trocas frequentes para evitar que partículas e outras impurezas contaminem o conjunto mecânico. Sua reposição é recomendada a cada 20 mil ou 30 mil km.
O filtro de combustível, por sua vez, deve ser substituído de acordo com as instruções do manual do veículo. O cliente deve ser avisado de que a peça em perfeito estado evita danos à injeção eletrônica e contribui para a redução no consumo de combustível.
Luzes e parte elétrica
A parte elétrica é uma das mais sensíveis em um carro e está entre os serviços de oficina mecânica mais buscados pelos clientes. Para reparos desta natureza, é indispensável ter uma área destinada apenas para elétrica e equipamentos específicos.
Entre os materiais necessários, manômetro de pressão, multímetro automotivo, caneta de polaridade e testador de baterias. Além, é claro, de scanner automotivo, elevadores e chaves especiais, como alicates de ponta fina e decapador de fios.
Lembre-se que os automóveis mais modernos são repletos de componentes eletrônicos e que aquele emaranhado de fios foi substituído por condutores. Tais componentes devem ser manuseados por profissionais treinados, para evitar um curto-circuito que comprometa a parte elétrica do automóvel e deixe seu cliente insatisfeito.
Aproveite e preste atendimento também para regulagem e conserto de faróis e reparo de lanternas. Você pode aumentar o faturamento comercializando lâmpadas automotivas na sua oficina, além de relés e fusíveis.
Funilaria e pintura
Os serviços que envolvem a carroceria do automóvel necessitam de investimento alto em infraestrutura e equipamentos, porém, aumentam consideravelmente o faturamento da oficina. Antes de mais nada, é preciso ter um espaço próprio, amplo e bem iluminado para fazer os reparos na lataria.
Para ampliar a oferta de serviços nesta área, faça pequenos reparos do tipo “martelinho de ouro”, com conserto de mossas, riscos e pequenos amassados. São demandas recorrentes de donos de carros que vão aumentar o movimento e o faturamento em sua oficina.
Para a parte de pintura é preciso ter cuidados. O ambiente deve ser bastante vedado para evitar sujeiras e poeira no momento do serviço. A iluminação deve ser adequada, para observar se a cor de uma peça da carroceria esteja diferente do restante do carro. Também é importante ter um profissional para fazer o polimento geral do veículo após a pintura.
Pneus, rodas e afins
Outra frente que você pode abrir em sua oficina. Porém, demanda área disponível e investimento. Isso porque o estoque de pneus ocupa bastante espaço e é preciso ter uma boa variedade com medidas mais comuns. O ideal é trabalhar com as principais marcas do mercado.
Além disso, é fundamental agregar outros serviços para engordar a receita da loja. Alinhamento e balanceamento das rodas são serviços de mecânica automotiva bastante requisitados tanto por clientes que trocaram os pneus, como para donos de carros que trafegam muito ou caíram em algum buraco mais profundo. Cambagem e rodízio de pneus também não podem faltar.
Tais serviços pedem aparelhos computadorizados de ponta e mecânicos capacitados. Sem contar plataformas e maquinário específicos, como macacos do tipo jacaré, elevadores, compressor de ar, desmontadores de rodas, entre outros.
Você pode incrementar a sua oficina com serviços que envolvem pneus. Um espaço para comercialização de rodas de liga leve ao estilo showroom incentiva o cliente a querer incrementar o carro. Aproveite e ofereça também acessórios automotivos e serviços de desempenho e/ou recuperação de rodas.
Revisão
Tem gente que só lembra de verificar o carro quando vai viajar. Faça em sua oficina um programa de revisão de férias e depois mostre ao proprietário do veículo a importância de se fazer a manutenção preventiva periódica a cada 10 mil km ou um ano. Desta forma, você pode fazer um cadastro de seus clientes e um programa com avisos e agendamento de revisões.
Anuncie o serviço como um check-up automotivo, que inclua a inspeção de freios, embreagem, transmissão, motor, injeção eletrônica, suspensão, parte elétrica, fluidos, filtros, mangueiras, etc. Equipe sua oficina com scanners automotivos de ponta e que permitam atualização frequente de diferentes modelos de carros, para que você tenha um diagnóstico preciso de eventuais problemas.
Outros serviços de oficina mecânica mais buscados pelos clientes
- Limpeza e reforma e bancos, estofamentos, tapetes e revestimentos.
- Conserto do quadro de instrumentos.
- Reposição de botões e comandos do painel, console central e das portas.
- Substituição de volante e peças como espelhos retrovisores e pára-sóis
- Higienização e conserto de ar-condicionado.
Se quiser mais dicas para sua oficina, leia estes outros posts no blog:
- Oficina mecânica: como fidelizar clientes?
- Distribuidora de óleo lubrificante ajuda sua loja a crescer
- Seis dicas para organizar sua oficina mecânica
- Como contratar um bom mecânico para sua oficina?
Veja também o e-book guia de sucesso para serviços automotivos. Ele é bem completo e vai te ajudar ainda mais.
Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!
A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa.
Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso! Fale com um distribuidor autorizado!