Veja dicas para selecionar os melhores profissionais do mercado e fazer sua loja faturar mais.
O sucesso de uma oficina depende de vários fatores e um deles passa pelo perfil do profissional que você coloca lá dentro. Mecânicos qualificados, motivados e bem treinados garantem a boa reputação do seu negócio e geram confiança e empatia por parte dos clientes. O resultado é maior movimento e maior faturamento para a sua loja.
Por essa razão, o processo de seleção de um mecânico exige bastante atenção por parte do gestor ou dono da oficina, assim como o período pós-contratação. É preciso ter critérios e criar etapas de seleção para garantir a contratação de um funcionário qualificado e que “vista a camisa”. E entender que o colaborador não é uma despesa: ele faz parte do investimento para o seu negócio.
Separamos algumas dicas de como contratar um bom mecânico para sua oficina, comprometido e que vai gerar retorno para o negócio – e de como mantê-lo.
Selecione os melhores currículos
O tradicional “curriculum vitae” deixou de ser mandatório e determinante, porém, ainda é o primeiro contato que você terá com os candidatos. Para contratar um bom mecânico para sua oficina, é necessário ter uma quantidade boa de currículos para ampliar o universo de profissionais e ter mais opções de escolha.
Então, o primeiro passo é divulgar a vaga de mecânico para a oficina. Use os canais digitais de sua loja/negócio para informar sobre a vaga disponível, como Instagram, Facebook ou o próprio site do estabelecimento. Além disso, comente com seus mecânicos sobre a oportunidade para que eles compartilhem com colegas ou amigos que também exerçam a mesma função.
Descreva bem a vaga
Faça um anúncio da vaga bem explicativo e detalhado. Informe o perfil do profissional que você busca e se é necessário ter experiência – e de quanto tempo. Também deixe claro se deseja que o futuro funcionário seja especializado em algum tipo de serviço: motores, freios, troca de óleo, parte elétrica, suspensão etc.
Esse detalhamento não vai garantir que você receba currículos fora do perfil desejado, porém vai assegurar uma boa triagem prévia de candidatos.
Entreviste os candidatos
Selecione os currículos de acordo com o perfil que você procura. Lembre-se, porém, que aquilo é apenas uma apresentação “resumida” do candidato e que é preciso se aprofundar mais para saber sobre a experiência e as habilidades do mecânico. Por isso, a entrevista é fundamental no processo.
Agende as entrevistas de forma organizada e com tempo de duração em que seja possível conversar e conhecer melhor os candidatos. Planeje bem a conversa para que você não corra o risco de deixar de fazer perguntas importantes e deixe anexadas no currículo do candidato suas respostas.
Certificações e qualificações
Pergunte sobre as qualificações e confira se o mecânico candidato tem os certificados e diplomas dos cursos profissionalizantes. Nos dias de hoje, uma oficina necessita de profissionais que estejam familiarizados com novas tecnologias e com os conjuntos mecânicos mais atuais, além de modelos de veículos mais recentes.
Além disso, a quantidade de cursos e qualificações pode sinalizar um mecânico sempre interessado e “antenado”. Profissionais engajados e que buscam conhecimento e atualização constantes provavelmente se transformarão em excelentes colaboradores na sua oficina mecânica.
Experiência e reputação
Se você necessita de profissionais experientes, pesquise sobre o histórico do profissional. Veja os locais por onde ele trabalhou e analise o tempo em que ficou em cada estabelecimento — o porte da oficina onde ele atuava também pode ser um bom indicativo.
Se possível, entre em contato com os ex-gestores do candidato. Pergunte sobre a postura profissional do mecânico e também sobre como era o relacionamento dele com a oficina e com os colegas. Um ambiente de trabalho harmonioso é fundamental para que o funcionário trabalhe melhor.
Período de experiência
Depois de selecionar o candidato, contrate-o por um período de experiência — a duração dessa etapa deverá ser combinada entre ambas as partes. Estabeleça um tempo para que você consiga avaliar o desempenho do funcionário e, ainda, se ele se adaptará à rotina de sua oficina.
É importante deixar claro para o mecânico que ele fará parte do quadro de funcionários, que será remunerado no período, mas que será testado. Passado o tempo de experiência, você poderá decidir se ele continuará ou não.
Avalie
Esse período de experiência também serve para você observar outras características do funcionário. Observe se o mecânico tem potencial. Mesmo profissionais com pouca experiência ou que tenham dificuldades iniciais de adaptação podem esconder um colaborador qualificado e que vai agregar ao seu negócio.
Veja também se ele se mostra interessado em aprender e fique atento ao relacionamento dele com os colegas de equipe. Profissionais colaborativos, proativos e interessados têm muito mais chances de serem bem-sucedidos e contribuírem para a oficina como um todo. Além disso, um bom mecânico deve ter senso de urgência e facilidade de se comunicar com os clientes e com outros funcionários.
Objetivos
Apresente sua empresa e a equipe ao novo funcionário. Além disso, explique todas as características e a rotina da loja. Alinhe também com o funcionário novo os objetivos da oficina para que ele compreenda as necessidades e metas, e esteja inserido nos valores da empresa.
Destaque também a importância da organização no trabalho do dia a dia e do cumprimento dos prazos. Além disso, mostre como ele deve se portar perante os clientes, sempre de forma cordial e explicando os defeitos, serviços e soluções de forma clara e objetiva, sem “mecaniquês”.
Salários e qualificações
Valorizar os profissionais é fundamental para dispor de bons mecânicos na oficina — e não perdê-los para a concorrência. Oferecer salários compatíveis ou mesmo acima do mercado, com um plano de benefícios (como vale-transporte e vale-refeição) são detalhes importantes para manter sua equipe motivada. Se possível, também faça um plano de gratificações mensal por produtividade do mecânico.
Ao mesmo tempo, invista no aperfeiçoamento da sua equipe. Inscreva os mecânicos em cursos de especialização ou atualização. Profissional em dia com todas as tecnologias e serviços vai fazer sua oficina se destacar e conquistar uma ótima reputação no mercado.
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Ambiente de trabalho
Um ambiente de trabalho agradável é outro ponto importante para manter sua equipe motivada e comprometida com os objetivos. Oficinas sujas, mal iluminadas, com gente gritando e som alto afugentam os clientes e ainda podem estressar o trabalho dos profissionais.
Ofereça também uma infraestrutura adequada para seus funcionários. Espaços com ferramental organizado, vestiários com armários e chuveiros e um refeitório com geladeira, forno e mesa são importantes para o profissional se sentir valorizado. E profissional que se sente valorizado e motivado significa mais produtividade e lucros para a sua oficina!
Bônus: aprendizes
Investir em novos mecânicos também é uma boa opção para formar uma equipe qualificada. Claro que isso demanda mais tempo e até mais investimento, porém você poderá acompanhar a evolução do profissional e terá um funcionário já acostumado à rotina e aos valores da oficina a médio prazo.
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