Tipos de caminhões: tamanhos e capacidades

Entender os principais tipos de caminhões, as categorias e, claro, as suas capacidades de carga é a chave para comprar o melhor modelo e, assim, poder viajar de forma segura e dentro da lei.

O que é indicado para uma carga de 3 toneladas não é o mesmo para transportar 16 toneladas. Apesar de alguns motoristas e empresas acreditarem nisso, o mesmo caminhão não pode ser “pau para toda obra”.

É preciso acertar na escolha entre os tipos de caminhões e de carrocerias ou semirreboques. Dessa forma, você ganha tempo e dinheiro no dia a dia, evitando desperdícios de capacidade ou sobrecarga do caminhão.

Neste texto, reunimos as principais categorias, capacidades e indicações segundo os órgãos reguladores de trânsito. Siga estas dicas para escolher o modelo ideal para sua logística de transportes!

Boa leitura!

Tipos de caminhões para cargas leves
Caminhão tipo VUC para entregas e trabalhos urbanos.

Escolher o caminhão correto é a melhor forma de obedecer às regras do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Essa classificação surgiu por motivos de segurança e de infraestrutura das estradas.

Afinal, o asfalto é mais danificado sem um limite para as cargas. Caminhões que trafegam acima do peso e do seu limite concentram mais pressão sobre os pneus, desgastando mais as estradas e gerando mais manutenção, trocas de pneu etc. Por isso, fique atento aos tipos de caminhões e suas cargas máximas para cargas mais leves:

Característica
Comprimento máximo
Capacidade
Peso bruto máximo
Veículo Urbano de Carga (VUC)
Apropriado para áreas urbanas
6,3 metros
3 toneladas
Toco ou caminhão semi-pesado
Possui apenas 1 eixo
14 metros
6 toneladas
16 toneladas
Truck ou caminhão pesado
Eixo Duplo
14 metros
10 a 14 toneladas
23 toneladas

Esses três tipos, por serem de menor porte e mais ágeis, são mais recomendados para trabalhos em áreas urbanas, como distribuição de alimentos, recolhimento de lixo, entrega de gás, guincho, entre outros.

Se você dispõe apenas de um caminhão toco, é importante respeitar o limite de peso bruto máximo. É comum ver casos de pessoas que carregam acima dessa capacidade. Elas colocam em risco a vida de outras no trânsito, afinal não sabemos quais podem ser os efeitos no caminhão durante uma viagem. E também prejudicam os motoristas, pois, caso o seu caminhão seja parado, provavelmente levarão multas, podendo ter a carga retida.

Confira os campeões de vendas entre os caminhões leves no primeiro semestre de 2024:

  • 1° lugar: Volvo FH 540 – ostentando o título de mais vendido do Brasil, este bruto vem com motor de 13 litros que gera 540 cv e 2.600 Nm de torque, além da versatilidade para encarar desde transporte de cargas até operações especiais (3.652 unidades vendidas).
  • 2° lugar: Scania R450 – reinando absoluto na Scania, este modelo se destaca pelo desempenho e é ideal para longas distâncias. O motor de 13 litros entrega 450 cv e 2.350 Nm de torque (2.520 unidades vendidas).

  • 3° lugar: Volkswagen Delivery 9.180 – este leve da Volkswagen conquistou o pódio, com 178 unidades vendidas no primeiro semestre.

  • 4° lugar: Mercedes-Benz Accelo 817 – em segundo lugar entre os leves da Mercedes, este modelo emplacou 166 unidades no período.

  • 5° lugar: IVECO Tector 9-190 – completando o top 5, registrou 26 unidades vendidas.

Fonte: Penaestrada e Autos Pesados

6 tipos de caminhões para cargas mais pesadas

cavalo mecânico trucado
Cavalo mecânico trucado.

A seguir, você verá as características dos tipos de caminhões considerados carretas. Elas se diferenciam porque parte da estrutura possui a força do motor (motriz), rodas de tração e a cabine do motorista. A outra parte recebe a carga.

A parte motriz recebe o nome de cavalo mecânico. E ele pode ser acoplado a diferentes tipos de módulos de carga, os semirreboques.

Os semirreboques são módulos que precisam necessariamente de um cavalo mecânico para sustentação. O reboque é o módulo que é independente e pode ser apenas engatado em outro módulo ou diretamente no caminhão.

Esses módulos podem ser fechados:

  • Baú ou siders (que possui abertura lateral, usado para alimentos e bebidas);
  • Frigorífico (utilizado para transporte de carnes);
  • Tanques (cargas líquidas, como combustível);
  • Silo (para grãos, carregado por cima e escoado por baixo).

Eles também podem ser abertos:

  • Carroceria aberta (carga seca);
  • Grade baixa (feita de madeira e utilizada para transporte de diversos tipos de carga);
  • Cegonheiros (carga de veículos);
  • Gaiola (para botijões de gás);
  • Caçamba (entulho e terra);
  • Plataformas (utilizadas para carregar maquinários).

A capacidade de tração das carretas aumenta conforme se acrescentam eixos no conjunto. Esses tipos de caminhões são indicados para trabalhos pesados e para longas viagens, como transporte de grãos, madeira, combustível etc.

Cavalo Mecânico ou caminhão extrapesado
Eixo simples (apenas 2 rodas de tração)
Depende do semirreboque
Depende do semirreboque
Depende do semirreboque
Cavalo Mecânico Trucado ou LS
Eixo duplo
Depende do semirreboque
Depende do semirreboque
Depende do semirreboque
Carreta de 2 eixos
18,15 metros
33 toneladas
Carreta de 3 eixos
Cavalo mecânico simples mais semirreboque de 3 eixos
18,15 metros
41,5 toneladas
Carreta Cavalo Trucado
Cavalo trucado com semirreboque de três eixos
18,15 metros
45 toneladas
Bitrem ou treminhão
Composição de veículos com total de 9 eixos
57 toneladas

Confira também a lista dos campeões de vendas entre os caminhões de cargas mais pesadas no primeiro semestre de 2024:

  • 1° lugar: Volvo FH 540 – repetindo o pódio dos leves, este gigante da Volvo também se destaca entre os pesados, com motor de 13 litros que gera 540 cv e 2.600 Nm de torque, ideal para bitrem e rodotrem de até 9 eixos, suportando até 74 toneladas (2.015 unidades vendidas).

  • 2° lugar: Scania R540 – mais um campeão da Scania, este modelo vem com motor de 13 litros que entrega 540 cv e 2.550 Nm de torque, perfeito para longas distâncias e aplicações severas (1.850 unidades vendidas).

  • 3° lugar: DAF XF 480 – destaca-se pela potência e economia, com motor de 13 litros que gera 480 cv e 2.100 Nm de torque (1.521 unidades vendidas).

  • 4° lugar: Mercedes-Benz Actros 2548 – este impressiona com seu motor de 13 litros que gera 510 cv e 2.500 Nm de torque, além da cabine espaçosa e confortável (1.210 unidades vendidas).

  • 5° lugar: Volvo FH 460 – mais um Volvo na lista, este oferece motor de 13 litros com 460 cv e 2.300 Nm de torque, ideal para diversas aplicações, como transporte rodoviário e agribusiness (1.005 unidades vendidas).

Fontes: Penaestrada e AutoSP

Conclusão

Semi-reboque de abertura lateral (sider)
Semirreboque de abertura lateral (sider).

É muito importante compreender e respeitar os limites de cada um dos tipos de caminhões. Dessa forma, você poderá trafegar com mais tranquilidade, sabendo que está dentro da lei.

Como visto, a escolha errada entre os tipos de caminhões acarretará em mais manutenções a médio e longo prazo. E esse tempo estacionado, além do custo de consertos e peças, é um período em que o seu caminhão poderia estar trabalhando e gerando dinheiro.

Por outro lado, escolher um que possui mais capacidade do que o necessário pode significar prejuízo devido ao maior custo e à autonomia dele em relação ao trabalho proposto.

Outra forma de economizar no tempo de caminhão parado é utilizando óleos e combustíveis de qualidade. Apenas o que há de melhor no mercado. Dessa forma, além de cuidar bem do seu caminhão, você faz menos paradas em mecânicas.

Bom exemplo disso é a utilização do óleo lubrificante Ursa, da Texaco. Ele traz uma série de benefícios exclusivos ao seu caminhão:

  • melhor lubrificação às peças metálicas do motor;
  • economia de combustível;
  • menor formação de borra no motor;
  • maior durabilidade do óleo e do motor;
  • redução na emissão de gases poluentes.

Acompanhe os nossos artigos relacionados ao processo de gestão de frotas:

Tipos de caminhões: tamanhos e capacidades

Texaco: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site!

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

45 comments

  1. Francisco Maia says:

    Agradeço. Estou pretendendo entrar na área e sempre busco ler sobre tudo que possa me fazer ter um conhecimento lá na frente.
    E sua publicação com toda certeza valeu ter lido até o fim. De maneira técnica mas de fácil entendimento.
    Parabéns!!
    Tudo de bom!

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Sergio. Esta é uma decisão bem particular, mas, pelo fato de o eucalipto ser um tipo de carga mais pesada, sugerimos que faça sua pesquisa junto às montadoras. Podemos te dar toda a assessoria necessária no que se refere à compra de lubrificantes.
      Abraço!

  2. wanderson souza santos says:

    bom dia sou motorista de um caminhao traçado volvo vm 330porem puxo 25 toneladas, gostaria de saber se meu salario tinha que ser enquadrado como motorista de carreta.

    • Delton Stabelini says:

      Wanderson, podemos te dar toda a assessoria necessária no que se refere às informações de compra de lubrificantes. Porém, infelizmente não prestamos este tipo de consultoria. Abraço.

        • Delton Stabelini says:

          Ricardo, bom dia!

          Esse veículo tem uma capacidade de transporte de até 13 toneladas, verifique se a carga de plástico está de dentro desse limite e se positivo pode transportar. Abraço!

  3. Robson Fabiano says:

    Boa tarde sou o Robson Fabiano tô querendo comprar um caminhão 3/4 tenho dúvida se é melhor comprar esse caminhão grade baixa ou baú, eu acho melhor grade baixa quem puder dar um comentário agradeço.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Robson. O melhor veículo é aquele que possui as características alinhadas ao objetivo que você tem com ele. Logo, a escolha irá depender disto. Abraço!

        • Delton Stabelini says:

          Boa tarde Wilson,

          Recomendo que você faça essa pergunta para um especialista em caminhões ou cargas. Lembre-se de estar sempre dentro da lei.

          Eu posso te dar toda assessoria necessária ao que se refere a compra e venda de lubrificantes e seu consumo.

          Continue nos acompanhando! Obrigado!

  4. luciano de abreu brito says:

    TENHO UMA ESCAVADEIRA DE 14 TONELADAS E QUERIA COMPRAR UMA JULIETA DE 7 TONELADAS PARA REBOCAR, PERGUNTO QUAL SERIA O CAMINHÃO CERTO (LEGALEMNTE) PARA FAZER ESTE REBOQUE, LEMBRANDO QUE ELE SERIA BASCULANTE PARA TER DUPLO USO?

    • Delton Stabelini says:

      Olá Luciano! Aconselho você a se consultar de acordo com a lei. Procure por estas informações em orgãos como DNIT, DETRAN ou Contran. Lembre-se de estar sempre dentro da lei para que sua segurança seja garantida. Podemos te dar toda assessoria necessária ao que se refere a compra e venda de lubrificantes. Continue nos acompanhando! Obrigado!

    • Delton Stabelini says:

      Sim pode, geralmente é feito a adição de um terceiro eixo traseiro, quando se quer aumentar a capacidade de transporte de cargas. Mas em quanto? Precisamos perguntar aos especialistas.

  5. Vitorino silva says:

    Boa noite sou Vitorino, e pretendo comprar um 3-4 . vw 8.120 worker, ou um ford cargo 815e, pra pequenas e longas viagens, com no máximo 2 mil kg. sera o ideal pra mim. Obrigado.

    • Delton Stabelini says:

      Vitorino bom dia,

      A decisão e escolha deve ser baseada em informações técnicas comparando desempenho, manutenção e peças e rede de assistência técnica.

  6. Márcio Araújo da Silva says:

    Em termos de manobrabilidade, qual a diferença entre o semi reboque com 3 eixos juntos e o 3 eixos separados? Entendendo que o semi reboque de que falo, é o Sider para 28 pallets.

    • Delton Stabelini says:

      Olá Márcio! Para você ter uma certeza quanto a essa diferença, recomendo a você procurar um especialista na área de cargas e reboques. Priorize sempre a sua segurança. Podemos te dar toda assessoria necessária ao que se refere a compra e venda de lubrificantes. Continue nos acompanhando! Obrigado!

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia Matheus,

      Sugiro você a seguir as normas estipuladas pelo DNIT e ANTT quanto a isso. Veja em seus canais essas informações.

      Lembrando que podemos lhe dar todo o suporte no que se diz respeito a óleo lubrificante.

      Obrigado!

  7. Genival Araujo9 says:

    Dèlton boa noite. Me dê um conselho sou chefe de cozinha e faturo 4 mil por mês tenho 58 anos e não quiero depenfer da aposentadoria que sò vai vir da aqui a 6 anos. tenho a carteiro de motorista e quero comprar um caminhão e começãr dinovo como caminho eiro.vc o que acha pode me ajudar com um dica.

    • Delton Stabelini says:

      Boa tarde Eneias

      A Texaco pode te oferecer toda assessoria no que se refere a compra e venda de lubrificantes.

      Muito obrigado pela sua leitura e atenção. Abraço!

  8. Carlos says:

    Bom dia,

    Trabalho no transporte de containeres vazio. O mais pesado são dois tanques, o que teria um valor máximo de 9 toneladas. Gostaria de saber qual o caminhão mais adequado em termos de economia principalmente no referente a manutenção e diesel. Trabalho apenas para serviços locais, a viagem mais longa deve ter em torno de 50 km entre ida e volta. Mas na maioria das vezes ela não ultrapassa 6 km

    • Delton Stabelini says:

      Carlos bom dia,

      A escolha do caminhão mais adequado depende de muitas variáveis pela sua descrição a capacidade de transporte de carga, bem como o regime operacional é severo, portanto recomendo uma consulta a concessionárias e ou empresas especializadas para fazer a melhor escolha.

  9. MARCIO APARECIDO DA SILVA says:

    BOM DIA. POR FAVOR, PODERIA ME RESPONDER SOBRE CATEGORIAS DE CAMINHÃO GUINCHO. PQ TA ACONTECENDO O SEGUINTE: AS SEGURADORAS ESTÃO QUERENDO ME PAGAR COMO EXTRA PESADO SOMENTE SE FOR CAVALINHO COM 03 EIXOS. EU GOSTARIA DE SABER COMO PODEM SER CLASSIFICADOS E DIFERENCIADOS, PESADOS DE EXTRA PESADOS. OBRIGADO.

  10. Jerônimo says:

    Boa tarde!
    Gostaria de saber qual caminhão comprar para carregar agregados e massa asfáltica ? Basculante com capacidade em torno de 20 toneladas.
    Pode me ajudar?
    Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Jerônimo boa tarde,

      Não tenho uma resposta para essa pergunta, existe uma variedade de bons fabricantes de caminhões minha recomendação é que consulte um especialista no setor de cargas/veículos.

  11. Ricardo says:

    Otímo artigo, amigo!

    Obrigado por apresentar todas as informações necessárias que precisamos ter para ter um caminhão e poder trafegar com tranquilidade e segurança.

    Além de aprender e entender sobre os diferentes modelos e suas peculiaridades… A dúvida do outro pode ser a minha, pois os comentários também tem muito a agregar. Grande abraço!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Ricardo! Muito obrigado! Nós estamos sempre procurando trazer informações úteis para vocês. Continue de olho no o blog para não perder nenhuma novidade.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.