Veículos de carga são robustos, mas também são bem mais exigidos. Os conjuntos mecânicos dos caminhões estão sujeitos a condições de uso severo, seja pelo próprio peso que transportam ou pelo mau estado de conservação das estradas, e por isso requerem manutenção frequente.
Mas é preciso que sua oficina esteja preparada para lidar com os problemas mecânicos mais comuns nos caminhões. Tanto em termos de equipamentos e espaço, como no treinamento dos profissionais.
Motor de caminhão merece atenção
O motor é um dos componentes mais exigidos do caminhão. Independentemente da litragem, do número de cilindros ou do torque máximo, é ele que garante a força para o veículo se mover e transportar a carga. Por isso mesmo, é a peça que merece mais atenção e manutenção.
Os problemas mais comuns nos caminhões em relação a motores dizem respeito à, justamente, perda de força. E isso pode ser ocasionado por diferentes razões:
- Combustível de má qualidade
- Óleo lubrificante de baixa qualidade ou degradado
- Filtro de ar entupido
- Filtro de combustível comprometido
- Sistema de injeção desregulado
- Pistões e anéis deteriorados
Desta forma, é importante ter em sua oficina de veículos pesados equipamentos que façam o diagnóstico computadorizado do conjunto mecânico para a detecção correta e precisa dos problemas. Também é importante ter aparelhos que façam a regulagem e limpeza de bicos injetores, além de maquinário para eventuais trocas de componentes do motor e retífica de cabeçotes.
Fundamental também ter um espaço específico para troca de óleo e profissionais destacados e treinados para orientar o frotista ou caminhoneiro autônomo sobre o melhor produto para aquele motor.
Suspensão e sua importância
A suspensão é outro conjunto bastante exigido nos modelos pesados. Por isso mesmo, é um dos problemas mecânicos mais comuns nos caminhões e seu mau funcionamento ou desgaste acentuado prejudica não só a filtragem dos buracos da via, como a própria estabilidade do veículo.
Tenha na sua oficina guinchos hidráulicos para veículos pesados, pois eles suspendem qualquer tipo de carga. Além de importante para a segurança dos funcionários, o equipamento agiliza o serviço e reduz o espaço necessário, sem a necessidade de os caminhões fazerem manobras dentro do estabelecimento.
Câmbio enrijecido
O enrijecimento da alavanca de câmbio é outro defeito comum nos veículos de carga. O caminhoneiro tem mais dificuldade em engatar as marchas. Falhas no sincronizador, problemas no trambulador ou mesmo a deterioração da embreagem podem ser as causas principais deste problema.
Saiu fumaça
Caminhão que deixa aquele rastro de fumaça na estrada é sinal de que algo não funciona bem. E a tonalidade da fumaça é muito importante para identificar a origem deste problema mecânico comum nos caminhões.
Em caso de fumaça escura, as causas podem ser as seguintes:
- Queima desequilibrada de diesel
- Filtro de ar entupido
- Bomba injetora com problemas
- Combustível adulterado ou de baixa qualidade
Mas, se a fumaça for azulada, indica que o óleo lubrificante está sendo queimado dentro da câmara de combustão, juntamente com o diesel. Aí, podem ser várias as origens dos problemas:
- Anéis dos cilindros
- Sistema de compressão
- Comandos de válvulas
- Excesso de óleo no motor
- Turbina do motor
Mais uma vez é importante ter o ferramental necessário e mecânicos treinados para descobrir a origem do problema. Além de um ambiente exclusivo para a troca de lubrificante com os produtos Texaco Ursa® ou Delo® que irão garantir intervalos de troca estendidos.
Como identificar problemas na frenagem dos caminhões
Os freios são um dos problemas mecânicos comuns nos caminhões e… frequentes. Pedal muito duro ou muito fundo, “muchibento” ou que faz ruídos estranhos são indícios de que o sistema de frenagem está com problemas. Isso pode ser ocasionado por tambores e lonas desgastadas ou superaquecidas.
Dicas extras para garantir excelência no atendimento
Manutenção preventiva e clientes satisfeitos
Estreite os laços com seus clientes e sugira um plano de manutenção, especialmente para frotistas ou empresas com mais de um veículo pesado. Faça junto ao cliente um planejamento de revisões preventivas, com intervalos de quilometragem/tempo, o que será verificado e/ou trocado em cada visita e o tempo estimado para cada serviço.
Estruturando sua oficina mecânica
Como dito, é preciso ter uma oficina bem montada para você oferecer um atendimento completo e de qualidade para frotistas, empresas ou autônomos. Para tal, vamos relembrar os principais equipamentos necessários para sua loja ser referência de um bom atendimento.
- Guinchos hidráulicos
- Máquinas pneumáticas
- Boxes para troca de óleo lubrificante
- Scanner de diagnóstico veicular
- Elevadores de suspensão
- Manômetro
- Cabine de pintura
Treinamento para funcionários da sua oficina
Ter funcionários qualificados é certeza de detecção correta e rápida dos problemas mais comuns em caminhões. Mantenha sua equipe sempre atualizada, com cursos de formação e para manuseio dos principais equipamentos.
Lembre-se que caminhão parado é dinheiro perdido pelo autônomo/frotista e que agilidade e qualidade são importantíssimos neste mercado.
Separamos alguns artigos para te ajudar neste percurso! Confira:
- Injeção eletrônica diesel: tudo o que você precisa saber!
- Aquecimento de motores a diesel: causas e consequências
- Qual melhor óleo para motor diesel? Saiba como descobrir!
- Oficina de veículos pesados: 9 dicas essenciais
Texaco: mais vantagens para o seu negócio!
A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.