Volante tremendo: principais causas e como consertar

Uma das queixas mais frequentes de motoristas é quando o volante começa a tremer excessivamente. Conviver com isso diariamente ao sair com o carro irrita bastante os proprietários e, por isso mesmo, é um defeito frequentemente relatado por clientes nas oficinas.

Mas o volante tremendo pode ter várias causas. E aqui vamos mostrar os possíveis problemas que ocasionam esse excesso de vibração na direção e quais as soluções e serviços possíveis.

Suspensão

Os elementos da suspensão podem ser a causa do volante tremendo. Especialmente em carros mais antigos ou sem a devida manutenção regular.

O excesso de trepidação pode ser originado por componentes desgastados do conjunto dianteiro. Desta forma, é preciso checar o estado de itens como amortecedores, pivôs, barra de direção e barra estabilizadora (se houver).

É importante alertar ao dono do automóvel de que o desgaste destes componentes pode comprometer a segurança veicular. Um amortecedor com defeito deixará de filtrar as imperfeições da pista, o que pode deixar o volante tremendo e interferir na estabilidade do carro ao passar em um buraco, por exemplo.

Importante também ver o estado da barra da direção. A peça é a responsável por possibilitar o esterçamento. Se ela estiver torta, vai refletir toda essa imperfeição em vibrações no volante.

Freios

Preste atenção no relato do dono do carro. Se ele observou que o volante está tremendo principalmente quando freia o veículo, pode ser sinal de problemas no sistema de frenagem.

A causa tende a estar em discos de freios empenados. Ao frear, as pastilhas vão entrar em contato com essas peças cujas partes desgastadas vão provocar trepidações em todo o conjunto e na direção.

Neste caso, pode ser feito o torneamento dos discos, que deixa a peça uniforme novamente. Porém, o mais indicado é mesmo a troca dos discos.

Motor

Volante tremendo pode ter razão de ser no motor também. Afinal, una vibração excessiva do conjunto mecânico vai refletir diretamente na direção.

Se a trepidação ocorrer já com o veículo parado, as causas podem ser muitas. O motor talvez não esteja recebendo combustível ou ar suficiente.

Outra causa comum para a vibração excessiva é a vela de ignição. Verifique se elas estão sujas ou se os cabos estão bem conectados.

Ainda dentro do sistema do motor, verifique a bomba de óleo. Ela é responsável pela lubrificação forçada de diversas peças do conjunto motriz. Se não estiver com a vazão correta, fará o motor falhar e trepidar mais.

Pneus

Obviamente que os pneus também refletem na direção. Se estiverem com a calibração muito abaixo do recomendado pelo fabricante podem refletir as imperfeições da pista e deixar o volante tremendo.

Observe ainda o estado dos pneus. Peças desbalanceadas, com sinais de deformação ou bolhas na borracha ou ainda com desgaste irregular podem provocar as vibrações na direção. Observe também se as rodas não estão empenadas.

Eixo

Em casos mais extremos, o eixo pode ser a origem do volante tremendo. A peça é fundamental para que o veículo rode perfeitamente e de forma equilibrada.

Nestes casos, a trepidação na direção só aparece em velocidades altas. No caso, o eixo pode ter sido danificado por uma batida mais forte que o atual dono do carro desconhecia.

Alinhamento e balanceamento

A trepidação no volante pode ser solucionada por estes dois serviços conhecidos. O alinhamento da direção é recomendado não só para quando o volante estiver tremendo, como também puxando para um dos lados.

Esse desalinhamento pode ter sido causado depois que o carro caiu em um buraco mais fundo. Ou depois que o motorista bateu com a roda mais forte em um meio fio (guia), por exemplo.

Já o balanceamento dos pneus também pode acabar com o volante tremendo. O serviço é recomendado toda a vez que forem trocados os pneus ou feito o rodízio dos mesmos.

 

Em nosso blog publicamos conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que tenha gostado.

Volante tremendo: conheça e revenda lubrificantes Havoline

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso! Fale com um distribuidor autorizado!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.