Óleo lubrificante: por que seguir recomendação do fabricante

Você sabe quais são os benefícios de utilizar o óleo lubrificante certo para cada carro?

Descobrir o melhor óleo lubrificante para um carro não é difícil. Basta que você tenha o manual do proprietário ao seu alcance – seja em papel ou online.

Lá constam todas as informações necessárias para manter o veículo em bom funcionamento pelo maior tempo possível, incluindo a indicação do óleo lubrificante ideal.

Afinal de contas, quais riscos você assume ao usar um produto não recomendado pela montadora? Como é determinado qual óleo lubrificante deve ser usado e por que a recomendação muda de acordo com o modelo? Principalmente, por que você deve sempre seguir essa indicação?

Este artigo te dará todas as informações necessárias para responder a essas perguntas.

Desempenho

Utilizar o óleo lubrificante recomendado pela montadora assegura o desempenho do motor do veículo.

Para desenvolver um novo modelo, designers e engenheiros trabalham juntos no projeto, discutindo design, mecânica e aerodinâmica do veículo. Protótipos são montados para avaliar a proporção e harmonia do conceito, cores e acabamentos externos e internos etc.

Além do aspecto visual, as partes mecânicas do motor são igualmente elaboradas e testadas, inclusive, especificando o óleo lubrificante que vai assegurar a performance projetada para o veículo.

Sabendo disso, não há motivos para escolher um óleo lubrificante diferente.

Seguindo a recomendação do fabricante, você tem a certeza de que o veículo do seu cliente está funcionando da melhor forma possível.

Lubrificação

Cada óleo lubrificante – seja mineral, semissintético ou sintético – possui capacidades específicas de lubrificação e viscosidade.

Você assume um risco quando não segue a recomendação do fabricante.

Pode ser que você utilize um óleo lubrificante que não vai realizar sua função adequadamente. Isso porque cada motor tem necessidades específicas.

O tipo de óleo lubrificante e o grau de viscosidade recomendados pela montadora asseguram proteção e desempenho ao motor. Protegem as partes móveis nas partidas a frio, reduzindo o desgaste. Refrigeram o motor em alta rotação, mantendo a performance.

A especificação e qualidade do óleo lubrificante refletem na durabilidade das peças do motor e no maior intervalo entre trocas de óleo, e ainda reduzem a emissão de gases poluentes e promovem a economia de combustível.

Por isso você precisa usar o óleo lubrificante indicado!

O produto recomendado pelo fabricante passou por testes que comprovaram sua eficácia com aquele modelo. Ou seja, aquele óleo lubrificante faz tudo o que o motor precisa.

Desse modo, o motor poderá rodar plenamente e render por muito mais tempo.

Durabilidade

Usar o óleo lubrificante correto é fundamental para aumentar a vida útil do motor.

Cada óleo lubrificante possui aditivos e propriedades únicas. O produto recomendado pela montadora é um conjunto de características que atuam sob medida para um veículo específico.

Isso garante o bom funcionamento e aumenta a durabilidade das peças do carro.

 O óleo certo garante mais durabilidade, pois:

  • Impede que o motor faça “mais força” do que o necessário para rodar
  • Evita a formação de borras
  • Lubrifica todas as partes do motor com qualidade

Economia

Vimos, então, que o lubrificante indicado pelo fabricante dura mais, lubrifica melhor e evita danos.

Se o óleo ideal é capaz de manter o carro funcionando perfeitamente, a conclusão é simples: ele permite que o dono do veículo economize muito!

O motorista pode reduzir os custos com:

  • Manutenção do carro como um todo
  • Combustível
  • Trocas de óleo desnecessárias

Primeiramente, utilizar o óleo lubrificante correto para o veículo reduzirá custos com trocas de peças. Isso porque, quando o motor está lubrificado e funcionando de forma otimizada, não há tanto desgaste. Os custos com manutenção geral do veículo, com certeza, diminuirão muito.

Além disso, o óleo lubrificante dura mais tempo devido a sua viscosidade ideal para as temperaturas que o motor alcança. Isso significa que a troca de óleo precisará ser feita com menor frequência.

E, é claro, o motor funcionando da maneira mais eficiente possível significa que consumirá menos combustível.

Ao rodar sem desperdícios e protegido de desgastes, o motor apresenta melhor performance e por mais tempo. Inclusive em cenários de uso pesado, como em grandes cidades com trânsito intenso.

Mitos sobre óleo lubrificante

Onde existem muitas dúvidas, aparecem muitos mitos. Portanto, é preciso verificar as informações que recebemos e tomar cuidado com as orientações que fornecemos.

Agora você já entende melhor o funcionamento do óleo lubrificante e por que é importante seguir a recomendação da marca. Vamos, então, quebrar alguns mitos bastante difundidos sobre o assunto:

  • Mito 1: “Quando utilizamos o óleo lubrificante correto, ele nunca fica velho”

O óleo lubrificante recomendado pelo fabricante tem sim durabilidade maior, mas não dura para sempre.

O manual do fabricante indica o grau de viscosidade (SAE), a classificação API e o intervalo de troca. Siga essas recomendações para evitar problemas com o motor.

  • Mito 2: “Todos os óleos lubrificantes são iguais e podem ser utilizados em qualquer tipo de motor”

Você aprendeu, neste artigo, que cada óleo lubrificante tem suas próprias características e aditivos.

A viscosidade também é um fator que varia muito e precisa estar adequado ao motor do seu veículo. Usar um óleo lubrificante inadequado pode causar danos sérios ao carro.

  • Mito 3: “Qualquer tipo de lubrificante pode ser usado em carros antigos”

Da mesma forma que para motores modernos, os antigos precisam do óleo lubrificante correto.

Não é porque o carro é mais antigo que ele não merece o cuidado apropriado.

Para que o motor continue a funcionar corretamente por ainda mais anos, utilize sempre o óleo lubrificante recomendado.

Conclusão

Seguir a recomendação de óleo lubrificante feita pelo fabricante impacta positivamente o rendimento do carro. Isso porque as montadoras realizam uma série de testes para cada tipo de motor, de acordo com a tecnologia embarcada.

Cada óleo lubrificante tem um conjunto diferente de características. Os testes detalhados do fabricante revelam quais dessas qualidades, juntas, possibilitam que o motor performe melhor.

O produto recomendado pela montadora foi, portanto, escolhido entre tantos outros por um motivo. Aquele óleo lubrificante garantiu que o motor funcionasse em seu melhor desempenho.

Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio.

Óleo lubrificante: por que seguir recomendação do fabricante

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34 comments

  1. Alexandre Alegria Della Libera says:

    Qual a diferença entre oleo 5w40 ultra S e o 5w40 ultra W?. Meu carro é voyage 1.6 2016 e tenho duvida se os dois me servem da mesma qualidade pois sao muito semelhante nas informações da embalagem.

    • Delton Stabelini says:

      Alexandre, boa tarde. Tudo certo? Nesse veículo você deve usar um produto que atenda a norma VW 508.88 e o produto que atende é Havoline Ultra W SAE 5W-40 Sintético API SN. Abraço!

  2. Douglas Bernardo says:

    Bom dia ! Estou com com um Ford Focus 2007 com 140mil km e no manual ele recomendao óleo motocrafit 5w30 , comprei recentemente e o carro estava com o 20w50 havolline , nesse caso qual o óleo vc recomenda para dar continuidade ao motor ? Abraços

    • Delton Stabelini says:

      Erweny bom dia,

      Sim você pode usar um produto sintético, mas não esqueça de verificar qual é a classificação de desempenho API e também se existe algum requerimento adicional da Renault para esse modelo.

  3. Matias Frozza says:

    Excelente artigo Delton. Parabéns.
    Apenas uma dúvida que com certeza você conseguirá me ajudar.
    Tenho uma moto esportiva. Ano 2008, injeção eletrônica, refrigeração líquida, 41.000 km rodados.
    Em seu manual é recomendado lubrificante 20w50 API SH ou Superior. É indicado então um produto de base mineral bem comum em nosso mercado.

    Em 2010, para o mesmo de moto, além do 20w50 mineral, começou a ser indicado também 15w50 semissintético.

    O que você acha? Continuar seguindo a recomendação original do modelo e do manual da época ou seria válido uma mudança de produto e utilizar base sintética?

    O meu objetivo é apenas dar proteção e longevidade ao motor.

    • Delton Stabelini says:

      Matias,

      Como se trata de uma moto esportiva, você deve usar o produto SAE 15W-50 semissintético API SL.

      No próprio manual pede para usar um produto SAE 20W-50 API SH ou superior e mantenha o período de troca indicado.

  4. Robson quanz says:

    Tenho um fox no manual fala pra usar castrol 5w40 posso usar um óleo 5w40 Mas de outra marca tipo havoline ou Petrobras ou mesmo Mobil ?

    • Delton Stabelini says:

      Robson bom dia,

      Você está comparando somente a viscosidade, é necessário verificar e comparar outros requerimentos como API, ACEA e da própria VW.

  5. DOUGLAS ROCHA MEDEIROS says:

    BOA TARDE. TENHO UMA STRADA MOTOR E TORQUE 1.8 ANO 2012 USO OLEO SINTETICO 5W30 SELENIA K POWER, POSSO USAR O OLEO MOBIL1 0W30 SINTETICO SN. SE NAO PUDER ME EXPLIQUE O PORQUÊ. ESSE OLEO É MAIS FINO QUE EU USO. OBRIGADO ESTOU ESPERANDO UMA RESPOSTA DO SR.

    • Delton Stabelini says:

      Douglas boa tarde,

      Conceitualmente você pode usar um óleo de menor viscosidade na partida a frio, isso permitirá uma melhor lubrificação no momento inicial de operação do motor, mas é preciso avaliar também as classificações de desempenho e tipo de óleo base.

      • douglas rocha medeiros ROCHA MEDEIROS says:

        BOA TARDE. ESTOU USANDO O OLEO DA MOBIL 1 5W30 SN, MAS NO MANUAL VEL RTECOMENDADO O SELENIA K PURE ENERGY 5W30 SM. POSSO CONTINUAR POIS O DA MOBIL É MUITO MAIS AVANÇADO.

  6. JOSE WILSON LIMA OLIVEIRA says:

    Meu carro é um palio weekend 2012/2013 1.6 16 v motor etork está com 164.000 km rodados posso continuar usando o oleo SAE 5 W 30 Sintético ou é melhor passar a usar o SAE 15 W40 semi sintético? ambos estão indicado no manual do fabricante.

    • Delton Stabelini says:

      Jose Wilson boa tarde,

      Continue usando o produto de viscosidade SAE 5W-30 Sintético, pois você terá mais benefícios na lubrificação do motor. Lubrificantes sintéticos são melhores que os semissintéticos e menor viscosidade 5W é melhor que 15W garantindo melhor lubrificação na partida a frio.

  7. Itauy Felix says:

    Mestre, bom dia.
    Me informe, por favor, qual o carro que pode ser utilizado o óleo mineral.
    Todas as recomendações que vejo são referentes aos óleos sintéticos e semisintéticos, mas não vejo os profissionais da área recomendarem o Mineral.

    OBS: Eu entendo que devemos seguir a recomendação do manual do carro, mas isso é outra questão.

    obrigado e aguardo resposta.

    • Delton Stabelini says:

      Itauy boa tarde,

      A recomendação de lubrificantes sintéticos ocorre devido as novas demandas dos motores modernos (Temperaturas maiores, potência maior e cárter menor). Trata-se de uma evolução de qualidade e desempenho do lubrificante por isso a maioria dos motores modernos solicitam óleos sintéticos, pois os minerais não teriam o mesmo desempenho de proteção e durabilidade do motor.

    • Delton Stabelini says:

      Boa tarde, Rosana. Você pode trocar por um produto da Texaco, pois eles possuem as aprovações requeridas pela GM.

      Abraços!

  8. João says:

    Olá Sr. Selton, gostei da sua publicação e acredito que entre outras explicações valeria acrescentar que ao se aplicar lubrificantes com o mito de carro antigo ou alta kilometragem em que se deve utilizar óleo mais grosso, existe o severo comprometimento da bomba de óleo, pois como é de seu conhecimento ao diminuir a fluidez do lubrificante existe maior resistência da bomba em fazer o lubrificante prosseguir pelas galerias atingindo os pontos de lubrificação.
    João Carlos – Frentista e trocador de óleo Posto Rocht – Guarulhos

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, João! Obrigado pelo comentário e além de reduzir o fluxo a bomba trabalhará mais forçada e isso implica também em amento de consumo de combustível.
      Abraços!

  9. Flávio says:

    Boa tarde,
    Tenho um Toyota Corolla 1.8 2007 manual.
    Atualmente utilizo o 15w40 magnatec da castrol, semi sintético.
    No manual orienta o 10w30 Toyota mineral. (Porém um óleo que praticamente não encontro no mercado)
    Qual poderia utilizar que atenderia o solicitado?

    • Especialista Texaco says:

      Oi Flávio! Tudo bem com você? Você pode utilizar o nosso lubrificante Havoline Semissintético SAE 10w-30 que vai atender suas expectativas. Esperamos ter te ajudado!

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