Contratar certo na troca de óleo pode ser o diferencial que a sua oficina precisa para se destacar entre os concorrentes.
Construir uma equipe de troca de óleo pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Muitos empresários têm problemas constantes com profissionais que não são tão dedicados quanto poderiam.
No entanto, uma das maiores causas da falta de motivação na equipe é justamente a tentativa constante de corrigir o comportamento dos colaboradores. Isso estressa a equipe e faz com que as pessoas sintam-se inadequadas em seus trabalhos. A consequência é funcionários desestimulados e que deixam de dar seu melhor no trabalho.
Se você quer dicas sobre como motivar a sua equipe, dê uma lida nesse outro texto do blog. Com certeza você encontrará informações valiosas nele.
E mais: você pode facilitar o seu trabalho prestando atenção no momento da contratação dos colaboradores.
O segredo é saber identificar o perfil correto nos candidatos. Assim, fica mais fácil fazer ajustes para que eles se enquadrem no padrão que você espera dentro da sua empresa.
Pensando nisso, criei esse post com quatro dicas simples para você contratar os profissionais certos.
É só continuar lendo para entender qual é o melhor perfil de funcionários para sua oficina!
Conferir o histórico profissional
Saber como seu funcionário se comporta no ambiente de trabalho antes da contratação é essencial.
O primeiro passo para acertar na contratação é verificar os empregos anteriores do candidato. É comum que empresários pulem essa etapa. Afinal, pode ser trabalhoso verificar as referências de todos os candidatos. No entanto, ela é extremamente necessária para contratar certo na troca de óleo.
Falar com o empregador anterior pode te ajudar a entender qual a postura ética e profissional do candidato em avaliação. Normalmente, as pessoas colocam os empregos anteriores nos currículos, então basta ligar para a última referência e checar o histórico.
A partir dessa informação você também pode explorar a experiência anterior durante a entrevista. Além disso, fica mais fácil diminuir o número de pessoas que você precisará entrevistar, economizando recursos.
Você também deve prestar atenção na quantidade de empregos. Foram muitos em pouco tempo? Se afirmativo, procure saber o por quê.
Verifique se o candidato possui valores compatíveis com os da empresa
Mesmo funcionários com muito conhecimento técnico podem não performar bem se não estiverem alinhados com os valores da empresa.
Em geral, as empresas estabelecem seus valores, visão e missão. Definir esses pontos é importantíssimo. Isso porque para contratar certo na troca de óleo, você deve procurar pessoas que se enquadrem nesses objetivos.
Digamos que você seja um profissional que preza pelo diálogo, por inovações e pela proatividade. É comum encontrar colaboradores com uma ótima formação técnica e excelente conduta profissional, mas que não se identificam com essas características.
Toda empresa possui uma cultura própria. Para que sua equipe tenha um bom desempenho e permaneça motivada, é necessário que os colaboradores se adequem a essa cultura.
Quando você tem em mente o que busca em um profissional, é mais fácil contratar certo na troca de óleo. Você deve focar em encontrar pessoas que se sentirão confortáveis no ambiente da sua oficina.
Portanto, lembre-se: você pode encontrar ótimos funcionários que não se adequem a cultura da sua empresa.
Por isso, é fundamental que você deixe claro durante a entrevista quais são as características que você preza nos seus colaboradores. Dessa forma sua equipe será composta de pessoas que estão alinhadas com as suas expectativas.
Pergunte sobre qualificação
Se tiver dificuldades de encontrar profissionais qualificados, procure um perfil de pessoas que estão abertas ao aprendizado.
O mercado de serviços automotivos nem sempre é farto em termos de profissionais qualificados. É raro encontrar colaboradores com diploma universitário, ou mesmo formação técnica.
No entanto, encontrar pessoas já qualificadas não é a única forma de contratar certo na troca de óleo. Você pode perguntar sobre a disponibilidade e o interesse dos candidatos em aprimorar seus conhecimentos. Dessa forma, você pode selecionar uma equipe que está aberta a novos aprendizados. Com treinamentos e experiência, essas pessoas rapidamente se tornam profissionais altamente qualificados.
Deixe claro que esse é um fator importante para sua loja e explique o por quê. Diga que a melhor maneira de uma empresa crescer é confiando em profissionais qualificados, capazes de executar um serviço completo.
Claro, mostre também que a empresa está disposta a ajudá-lo nessa capacitação. Isso não precisa ser feito apenas pagando por treinamentos formais. Seus funcionários podem aprender muito quando você oferece dicas sobre as melhores formas de aprendizado e repassa conteúdos para eles.
Aqui mesmo no blog você encontra muitas leituras interessantes para repassar para sua equipe. Por exemplo, nossas dicas sobre como ler a embalagem do óleo lubrificante ou como entender melhor a viscosidade do produto.
Quando seus colaboradores absorvem esse tipo de informação, podem oferecer um atendimento melhor para seus clientes!
Questione seus objetivos futuros
Conhecer os objetivos dos seus colaboradores ajuda a entender melhor o perfil deles.
Um pergunta muito comum em qualquer entrevista de emprego se refere ao futuro do colaborador. Existe um motivo para a questão “onde você se vê daqui a dez anos?” ser tão popular.
Para contratar certo na troca de óleo, é necessário entender quais são as ambições do candidato. Quais são os planos que ele fez para o futuro? Qual é o sonho dele? Ele pretende abrir o próprio negócio daqui a alguns anos?
A resposta para essas perguntas ajuda a conhecer o perfil do profissional que você irá contratar. Ele é ambicioso? Quer crescer na vida? Ou está estagnado e acomodado com sua situação atual?
Esse tipo de questão também possibilita saber se aquele candidato gosta da área automotiva. Muitas pessoas procuram empregos em oficinas mecânicas como uma solução temporária. Esse perfil de colaborador costuma apresentar resistência aos treinamentos, trabalhar mau humorado e abandonar o emprego rapidamente.
Dê sempre preferência aos candidatos que estiverem mais motivados, pois eles tendem a entregar resultados muito melhores para você. E, claro, nunca esqueça de valorizar os bons profissionais para garantir que a sua equipe sempre esteja ao seu lado.
Quer aprender mais sobre como garantir que a sua troca de óleo se destaque da concorrência? Leia esses outros artigos no blog:
- Como fazer sua oficina aparecer no Google: passo a passo
- Oficina sustentável: como adaptar ou montar a sua
- Oficina mecânica limpa: 5 dicas para você aplicar
Agora que você conhece as principais dicas contratar certo na troca de óleo, oficina, autocenter ou loja de serviços automotivos, basta colocar em prática!
Procure profissionais que apresentem um bom histórico de postura profissional e que se enquadrem nos valores da sua empresa. Além disso, certifique-se de contratar pessoas motivadas, que gostem da área e que estejam dispostas a sempre aprender coisas novas.
Você já segue algumas dessas dicas durante seus processos seletivos? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário para que eu possa lhe ajudar!