Como atender bem um cliente? Esta parece uma pergunta boba de se fazer para um profissional que lida com pessoas durante todo o dia, certo?
Mas a realidade não é tão simples assim. Um bom atendimento é fator determinante para o sucesso de um negócio, independentemente do segmento de mercado em que atua.
No artigo abaixo, listamos diversas formas de oferecer um bom atendimento ao cliente e ao público de sua oficina. Descubra como atender bem um cliente e lucrar com sua fidelização.
Atenda bem e fidelize seus clientes
Qual a importância de fidelizar um cliente? Existem tantas pessoas diferentes que podem se tornar clientes, não é mesmo? Então, por que se preocupar para que um mesmo cliente retorne?
Fidelizar não é somente atender um mesmo cliente diversas vezes no futuro. Se pensarmos assim, ele pode retornar várias vezes para resolver um mesmo problema. E isso não significa fidelidade, e sim que o trabalho não foi bem realizado de primeira.
A fidelidade de um cliente é construída desde o primeiro momento em que ele descobre sua oficina, seja pela fachada do estabelecimento, por um post nas redes sociais ou por uma indicação. O bom atendimento começa muito antes de você trocar as primeiras frases com o cliente.
Fidelização significa confiança na qualidade do serviço prestado pela sua oficina. Um cliente satisfeito irá indicar seu negócio para quantas pessoas puder e sua oficina irá se tornar uma referência para aquele cliente.
Mas lembre-se, um mau atendimento também será lembrado e divulgado.
Dicas de como atender bem um cliente
1 – Escute e entenda o que o cliente precisa
É comum atender pessoas que não conhecem sobre a mecânica de seu automóvel. Quando esse tipo de público vem à sua oficina, não sabe explicar com exatidão qual o problema e o que quer.
Por isso é importante não só oferecer um serviço ao cliente, mas buscar entender seu problema e, claro, informar como sua oficina pode ajudá-lo.
Perguntar como quando foi a última troca de óleo, se o cliente sabe qual a marca do óleo usado, se trocou algum filtro recentemente… Qualquer pergunta que auxilie seu trabalho e que possa ser respondida pelo cliente irá ajudar bastante no diagnóstico.
2 – Seja transparente com seu cliente
Continuando no assunto da dica anterior, a oficina mecânica ou troca de óleo pode ser um local intimidador para seus clientes uma vez que seu trabalho envolve atividades que ele não entende ou não conhece.
É essencial ser sincero, claro e informativo no momento do atendimento. Conversar com o cliente, explicando os possíveis problemas do veículo e sanar dúvidas, transmitirá segurança e confiança.
Instrua seus funcionários a explicarem sobre os filtros, qual o tipo de óleo mais adequado para o carro e por quê, qual a importância de estar atento à próxima data de revisão etc.
Procure também evitar termos técnicos e complicados. Seu cliente quer um serviço de confiança que irá resolver o que ele precisa, e não uma aula de mecânica.
3 – Atenção às reclamações dos clientes
Clientes insatisfeitos podem fazer mais barulho que clientes satisfeitos.
A notícia e reclamação de um mau atendimento ou serviço prestado ocorrem de maneira mais rápida, hoje em dia, com as redes sociais. O marketing boca a boca funciona muito bem para elevar a imagem do seu negócio, mas também poder acabar com ela. Afinal, quando não gostamos de um serviço ou produto adquirido, alertamos nossos amigos e conhecidos da má experiência.
Sempre com educação, atenda os clientes insatisfeitos e mostre que você está do lado deles, e não contra. Procure entender o problema e busque sempre resolver a situação da melhor e mais rápida maneira possível.
4 – Cuide da aparência de sua oficina
Sim, limpeza também faz parte do atendimento. Das instalações físicas aos seus mecânicos e funcionários, a aparência do seu estabelecimento fala muito sobre o tipo de serviço que você oferece.
Um lugar que preza pela limpeza e organização reflete o cuidado e capricho no serviço oferecido e preocupação com pequenos detalhes.
Uma imagem vale por mil palavras, certo? Faça com que a imagem de sua oficina fale bem sobre seu serviço.
Conclusão – Seu cliente é a razão de a sua oficina existir
Atender um cliente bem, da maneira como ele deseja e espera, não é tarefa difícil. Mas precisa ser observada e trabalhada constantemente.
O bom atendimento precisa ser verdadeiro e realmente trabalhar em prol do cliente, buscando solucionar seu problema ou necessidade.
Estar preparado para atender bem pode ser decisivo no sucesso de sua oficina ou troca de óleo.
E você, o que tem feito pelo atendimento de seus clientes?
Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que goste.
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Forte , muito bom , entender isso é praticar ,vou aplicar
Boa tarde!
O antigo dono do meu carro estava usando havoline 5w30 na última troca, o carro é um Ford fiesta 2005 vi no manual q a Ford recomenda o motorcraft 5w30, eu posso comessar usar o recomendado ou continuo no havoline? Desde já muito obrigado
Olá, Fabio! Tudo bem? O que importa é a especificação e o nosso Havoline Semissintetico SAE 5W-30 API SN e ou o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN atende as especificações da Ford. Portanto pode continuar com o Havoline, desde que seja um desses dois produtos informados acima e preferencialmente use o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.
Abraços!
Dicas muito boas, valeu meso
Obrigado pelo feedback, Eduardo.