Você gostaria que sua troca de óleo fosse destaque entre os concorrentes?
Oferecer outros serviços junto com a troca de óleo do motor pode ser uma ótima estratégia para aumentar o valor do tíquete médio. E os benefícios não são apenas financeiros. Seus clientes certamente vão adorar o tratamento diferenciado.
Um dos caminhos mais seguros para o sucesso de qualquer empreendimento é oferecer uma boa experiência aos clientes. Sua meta deve ser sempre prestigiá-los de modo que se sintam valorizados. Dessa forma, certamente, eles vão querer voltar. E, melhor ainda, vão espalhar entre amigos e conhecidos que o estabelecimento atende com atenção e qualidade.
A troca de óleo é o principal serviço ofertado pelo seu negócio. No entanto, é possível fazer muito mais a partir do momento que você abre o capô do carro do cliente.
Ofereça serviços complementares à troca de óleo
Oferecer outros serviços para os clientes de troca de óleo pode ajudar a aumentar o valor do tíquete.
A troca de óleo é um serviço que sempre trará clientes para a sua oficina.
Seus clientes sabem que o óleo lubrificante tem vida útil e que ignorar a troca pode gerar problemas muito mais caros. Uma vez que eles estão na oficina, você pode oferecer outros serviços!
Confira alguns serviços de manutenção que podem ser ofertados e realizados junto com a troca de óleo:
Manutenção do radiador
Esta é uma peça fundamental, mas muitos não prestam atenção na manutenção. Nesse caso, sempre que estiver realizando a troca de óleo, verifique-o.
Dificilmente você encontrará radiadores em condições ideais nos carros de usuários comuns. Na maioria das vezes, estão com pouca água ou com muita sujeira.
Isso significa que você sempre pode oferecer o serviço de manutenção do radiador para os clientes mais “descuidados”.
Esse tipo de trabalho é rápido e simples, então não se perde muito tempo com isso. De quebra, você ganha a confiança do cliente, já que é muito provável que o desempenho do carro melhore e o motor esquente menos.
Troca do filtro de ar
O filtro de ar é outra peça essencial para o bom desempenho dos automóveis e que não recebe a devida atenção que precisa. Se estiver muito sujo, pode prejudicar o motor e o carro como um todo.
O serviço de troca do filtro de ar não assusta os clientes, já que é relativamente de baixo custo. E pode acreditar: muitos andam com o filtro de ar em estado longe do ideal.
Neste caso, trate de conferir o filtro de cada um que passar pela sua troca de óleo.
Revisão na direção hidráulica
A direção hidráulica não é mais considerada artigo de luxo nos carros. Pelo contrário, nos veículos mais novos, já vem implantada por padrão.
Para que funcione plenamente, ela precisa que a manutenção seja realizada, no máximo, a cada 50 mil quilômetros.
Alguns clientes podem precisar desses serviços e ainda não sabem.
Seus clientes devem perceber confiança e proatividade
Ser proativo chama a atenção. Só é preciso cuidado para não exagerar. Se muitas sugestões são feitas de uma vez, o cliente pode achar que você está “inventando” serviços somente para aumentar a conta.
Então, seja sincero e diga exatamente o que você vê. Desse modo, ganhará a confiança e credibilidade no mercado.
Dê uma visão geral no carro e confira o que pode ser feito. Aqui vão algumas sugestões:
- Apertar os parafusos da suspensão;
- Esticar a correia;
- Limpar ou trocar a mangueira;
- Calibrar os pneus;
- Completar o reservatório do fluido hidráulico;
- Alinhar as rodas.
Ações simples podem destacar sua oficina ainda mais
Descubra o que mais você pode fazer para diferenciar sua troca de óleo dos concorrentes.
A troca de óleo é um procedimento bastante padronizado e não há muita diferença entre as lojas. Muitas vezes, a única diferenciação feita pelo cliente é o atendimento e qualidade do serviço.
Cada vez mais seguradoras e oficinas de grande porte estão captando clientes de troca de óleo. A estratégia adotada é oferecer atendimentos diferenciados e outras vantagens.
É preciso ir além e sair do lugar comum. A seguir, confira algumas dicas para que você tenha sucesso nessa jornada!
Ofereça tratamento diferenciado aos clientes
Tratar bem o cliente é o passo mais importante para garantir que ele sempre volte.
Oferecer alguns confortos aos seus clientes é uma estratégia de fácil aplicação e resultados incríveis. Confira alguns itens interessantes para ter na sua troca de óleo:
- Cadeiras confortáveis para o cliente aguardar enquanto o serviço é feito;
- Wi-Fi para o público (pode ser protegida por senha para que somente clientes a utilizem);
- Oferta de água, café e outras bebidas;
- Revistas atualizadas para passar o tempo.
São dicas simples, mas que fazem muita diferença. Você pode também garantir o atendimento personalizado utilizando o cadastro de clientes.
Surpreenda seu cliente positivamente oferecendo a melhor experiência possível. Quando percebe que é valorizado, ele estará mais disposto e aberto a conhecer seu trabalho.
Sua troca de óleo presente na internet
Nos dias atuais, a presença online é fundamental para qualquer negócio de sucesso.
A internet ainda é uma ferramenta pouco utilizada por lojas do segmento. Pouquíssimas têm sites bonitos, perfis nas redes sociais ou contas de e-mail para responder aos clientes.
E, se isso é ruim por um lado, por outro, pode ser ótimo. É uma grande oportunidade que você tem para sair na frente e diferenciar sua troca de óleo da concorrência.
Montar uma página on-line organizada, bonita e com bom acabamento certamente vai surpreender um cliente em potencial.
Atualmente, quando precisamos de um serviço, o primeiro passo é fazer uma busca no Google. Se, ao procurar, o cliente encontra um site profissional que mostra os serviços da loja e fala um pouco sobre a história do negócio, você já causou uma ótima primeira impressão.
Muitas vezes, isso é mais do que o suficiente para convencê-lo a visitar a loja.
E não precisa parar por aí. Você pode se inscrever no Google Meu Negócio para aparecer como ponto de referência no Google Maps sempre que alguém pesquisar uma localização próxima da sua loja.
Você também pode usar o Facebook e Instagram para dar dicas ao público sobre como cuidar melhor do carro. Outra forma de se comunicar com seus clientes, de forma rápida e prática, é utilizando meios como WhatsApp ou Telegram. Uma ótima opção para lembrá-lo da próxima troca de óleo!
A internet oferece novas possibilidades de interação com os seus clientes!
Forneça diferentes condições de pagamento
Atualmente, é essencial oferecer diversas opções e facilidades na hora do pagamento.
Pouquíssimas pessoas andam com dinheiro na carteira e certamente acharão uma inconveniência enorme precisar sacar qualquer quantia para contratar um serviço.
Além disso, os pagamentos por cartões também são mais convenientes para você. É mais raro cometer erros e mais seguro do que manter muito dinheiro na loja.
O mundo está cada vez mais moderno. É preciso se adequar para não perder esse leque de novos motoristas que estão surgindo. Aproveite e ative a opção de receber via Pix!
Invista em tecnologia na sua troca de óleo
Modernizar os seus serviços e a gestão da sua oficina é essencial para se diferenciar no mercado.
Para conseguir executar serviços mais rapidamente, atender melhor os clientes e produzir mais, você precisa investir em tecnologia. Modernizar seus serviços é essencial para destacar sua oficina.
Tente substituir todas as anotações em papel por informações digitais em planilhas ou aplicativos específicos para gerenciamento de caixa.
Você ganha tempo e fica muito mais fácil encontrar informações importantes quando estão salvas em um mesmo documento.
E essas facilidades podem ser trazidas para todos os setores da loja.
Com maior controle de tudo o que acontece na sua oficina, fica mais fácil reduzir gastos e otimizar processos. Assim, você tem mais tempo para focar em oferecer um serviço de qualidade com atendimento exemplar.
Conclusão
Diferenciar sua troca de óleo da concorrência é fundamental para fidelizar a clientela.
Entre todas as opções para destacar o seu serviço de troca de óleo dos concorrentes, essas dicas são as que consideramos mais efetivas.
Oferecer tratamento especial para seus clientes e fazer sua loja acessível e prática é uma estratégia incrível para mostrar que sua oficina é diferente. Mas, é claro, existem outras formas de fazer isso.
Se você quiser mais dicas sobre como aprimorar cada vez mais o seu negócio, confira estes outros artigos no nosso blog:
- Saiba escolher o óleo lubrificante: atrito, desgaste e viscosidade
- Redes sociais para oficinas: dicas de como utilizar
- Serviços de oficina mecânica mais buscados pelos clientes
- Vender mais na oficina: 10 dicas para aumentar os lucros
E você, como garante o destaque da sua loja? Deixe a resposta nos comentários, assim como a sua opinião sobre este assunto. Se ficou com alguma dúvida, aproveite também para perguntar.
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Tenho experiência mais de 30 anos antes estava na SA Paulista era encarregado de lubrificação por mais de 18 anos
Posso completar o líquido de freio e óleo da direção hidráulica sempre com tipos de marcas diferentes
Excelente matéria, vamos colocar em prática.
MUITO OBRIGADFO PELA DICA
Fico feliz que esteja gostando de nossos conteúdos, Airton! Continue nos acompanhando! Grande abraço!
Boa noite
Obrigado voce e fera ,me ajudou muito.
Fico feliz em ter ajudado Milton,
Muito obrigado pela sua interação.
Abraço
Muito legal fico aprendendo mais dicas e fico muito satisfeito em aprender.