Veículos híbridos: como funciona sua tecnologia?

Os veículos híbridos, até pouco tempo atrás, eram quase seres alienígenas no trânsito brasileiro. Poucos e raros modelos eram vendidos aqui com a tecnologia que promete menor consumo, menos emissões de poluentes e mais eficiência.

Hoje, contudo, eles já são comuns. No Brasil, são mais de 50 automóveis deste tipo e, só no primeiro semestre de 2022, foram mais de 17 mil unidades vendidas. Os dados são da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

Considerados também como automóveis eletrificados, os híbridos não são mais um “alien” nas ruas, mas sua tecnologia ainda é envolta de certas dúvidas. Porém o sistema não é mistério algum, como vamos mostrar a seguir.

O que são veículos híbridos?

Em resumo e de forma bem direta, veículo híbrido é aquele movido por dois motores: um a combustão e outro elétrico – este “abastecido” por bateria especial e separada da bateria “comum”.

Os propulsores podem funcionar simultaneamente, em separado ou de outras formas, conforme o tipo de tecnologia que o carro use. Assim, este tipo de automóvel consome menos combustível do que um similar puramente térmico.

Quais os tipos de híbridos?

Como dito, as tecnologias podem variar de híbrido para híbrido. Há sistemas em que os motores alternam funções, desde tracionar diretamente as rodas até apenas alimentar as baterias para o propulsor elétrico. Veja os tipos mais comuns:

  • Híbrido leve: neste sistema, a unidade a combustão tem o apoio de um pequeno motor elétrico que faz as vezes de gerador e entrega força para o motor térmico em determinadas situações, como acelerações e retomadas, em prol da economia de combustível;
  • Híbrido paralelo: o veículo híbrido mais tradicional é aquele em que o motor elétrico e a combustão se revezam para tracionar as rodas do carro. O modo elétrico geralmente atua em velocidades de cruzeiro, momentos de inércia e baixas rotações, como no anda-e-para do trânsito. No caso, a energia desprendida nas desacelerações e o próprio conjunto ajudam a abastecer a bateria do motor elétrico;
  • Híbrido plug-in: é um híbrido paralelo no qual o motor elétrico tem as baterias carregadas na tomada. Nestes casos, o veículo costuma ter opção para rodar só em modo zero combustão, com mais autonomia esta opção EV e economia maior de combustível;
  • Híbrido em série: aqui, só o motor elétrico é o responsável por movimentar as rodas, enquanto o motor a combustão carrega as baterias – estas com maior capacidade.

Mas existem outras tecnologias híbridas, como veículos que combinam duas unidades elétricas – no eixo traseiro ou um em cada eixo –, ou mesmo com motor elétrico e gerador, fora os carros que oferecem modos de condução em que o motorista pode escolher o funcionamento desejado.

Quais as vantagens do veículo híbrido?

Como o motor elétrico “alivia” o funcionamento do propulsor a combustão, o veículo híbrido gera mais economia para o motorista, com baixo consumo de combustível, além de maior autonomia – o automóvel vai percorrer distância maior com um tanque cheio. Há ainda o ganho ambiental, já que em modo elétrico o nível de emissões de poluentes do carro é zero.

O motor híbrido também costuma ter melhor desempenho, uma vez que as unidades elétricas têm torque instantâneo. Ou seja, a 1 rpm em modo EV, já se tem força de sobra para acelerar.

Outra vantagem do veículo híbrido é que ele paga menos IPVA em alguns estados e o carro pode ser isento de rodízios, ou mesmo ter permissão para trafegar em vias exclusivas para táxis e ônibus.

Cuidados com os veículos híbridos

A Texaco Lubrificantes possui o óleo lubrificante ideal para manter a performance do veículo híbrido, o Havoline ProDS Full Synthetic API SP 5W-30. Com a exclusiva tecnologia ProDS, ele é aprovado e recomendado pelas principais montadoras do Brasil, indicado para veículos híbridos, motores turbo, TGDI e também para os motores com tecnologia start/stop, também cada dia mais presentes na frota brasileira.

Inovação que acompanha a evolução dos motores e proporciona:

  • Proteção superior contra o desgaste do motor
  • Economia de combustível
  • Estabilidade oxidativa
  • Longos períodos de troca
  • Maior limpeza dos pistões

 

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