Como funciona o Sistema de lubrificação do motor a diesel? Sabemos que o óleo lubrificante é essencial para a preservação e bom funcionamento do motor.
Para entendermos melhor os detalhes desse sistema, desenvolvemos o conteúdo abaixo e uma animação que demonstra o que se passa dentro do motor a diesel quando o óleo lubrificante entra em ação.
Assista ao vídeo a seguir e confira a explicação completa sobre o sistema de lubrificação do motor a diesel:
Sistema de lubrificação do motor: o que é?
Como o termo já indica, o objetivo desse sistema é lubrificar os componentes do motor e reduzir o atrito, a fim de que o desgaste seja minimizado.
Na prática, ele é o responsável por distribuir o óleo ao longo do motor e manter seu bom funcionamento, evitando a necessidade de manutenções originário de problemas de desgaste por atrito.
Como acontece a lubrificação nos motores a diesel
Para entender melhor sobre o sistema de lubrificação do motor, vamos apresentar os componentes envolvidos:
- Cárter do óleo: Reservatório. O óleo presente aqui é sugado pela bomba de óleo;
- Bomba de óleo: responsável por promover a circulação de óleo no motor;
- Pescador: responsável por colher o lubrificante no cárter;
- Filtro: outro componente importante, é responsável por realizar a remoção de impurezas e, consequentemente, evitar que o motor seja danificado. Ele fica localizado no bloco do motor;
- Bloco do motor: é por onde o óleo transita entre os dutos. Também é no bloco que fica o filtro de óleo e uma segunda válvula de alívio para quando o filtro ficar entupido.
- Válvula de alívio de pressão: um dispositivo de segurança que controla aumentos de pressão, que podem trazer riscos ao funcionamento do motor.
- Luz de pressão do óleo: quando acontece a falta ou queda de pressão no sistema, o painel do veículo sinaliza o condutor por meio deste dispositivo.
- Óleo do motor: é o componente mais importante do sistema. Sua classificação varia de acordo com o tipo e modelo do motor, levando em consideração itens como viscosidade e índices de desempenho.
Cuidados com o motor:
A durabilidade do motor se dá com base na maneira como é utilizado. Ou seja, a troca de óleo lubrificante e filtro dependerá do regime operacional que se utiliza o veículo.
É claro que essa média de intervalo de troca pode ser maior. Quando usado um óleo lubrificante de maior qualidade, que carrega uma tecnologia como a ISOSYN® ou ISOSYN® ADVANCED, por exemplo, que por oferecerem melhor dispersão de fuligem, reduzindo a formação de borras e o espessamento do óleo e permitindo que ele trabalhe por mais tempo no motor.
E, claro, reforce com seus clientes a importância em realizar a troca de óleo e o filtro de forma regular!
Conclusão:
Este é um sistema que demanda atenção e cuidados da parte do condutor.
Cabe ao profissional especializado manter o seu cliente sempre orientado quanto à importância em realizar uma manutenção preventiva, por meio da troca regular de óleo, assim como do filtro.
Separamos alguns artigos para te ajudar neste percurso! Confira:
Injeção eletrônica diesel: Tudo o que você precisa saber!
Aquecimento de motores a diesel: Causas e Consequências
Qual melhor óleo para motor diesel? Saiba como descobrir!
Em caso de dúvida, não deixe de registrá-la nos comentários abaixo!
Ótimo Material
Vídeo muito simples, rápido e de fácil entendimento. Foi útil, agregou valor!
Muito obrigado Leandro!
Fique ligado, pois em breve iremos disponibilizar mais materiais como esse.
Muito obrigado Leandro!
Continue ligado em nosso blog.
Abraços
Muito bacana o vídeo, e junto as informações de como funciona o complexo caminho do óleo lubrificante da texaco.
Fico feliz que você tenha gostado Moisés,
Estaremos preparando outros materiais do tipo.
Fique ligado
Abraço!