3 coisas que os clientes não sabem sobre óleo de motor

É muito comum que alguns clientes da sua oficina mecânica não saibam tudo sobre os serviços que você oferece.

Um dos assuntos que normalmente geram dúvidas é o óleo de motor. Veja neste conteúdo três temas que eles podem não conhecer.

Confira!

Diferença entre óleos: minerais, sintéticos e semissintéticos

É normal que seus clientes não saibam a diferença entre os óleos lubrificantes vendidos no mercado. Além das características de fabricação, eles não compreendem quais são os benefícios ao usar um produto X ou Y.

Vale a pena capacitar sua equipe para orientar e informar os clientes sobre este assunto. Isso demonstra autoridade no assunto e gera confiança ao público.

Os clientes se sentem muito mais confortáveis ao contratar um serviço ou comprar um produto quando sabem quais são as aplicações reais daquele item.

Óleo lubrificante mineral

Produzido a partir de óleos básicos obtidos pelo processo convencional de refino de petróleo e aditivos. É o mais comum no mercado, possui menor preço e atende às demandas de veículos mais antigos.

Óleo lubrificante sintético

Fabricado a partir de óleos básicos que são obtidos pelos processos mais modernos e severos de refino ou pelos processos petroquímicos e aditivos. Este óleo é o mais desenvolvido do mercado e apresenta os melhores benefícios, como:

  • Alta durabilidade, maior do que qualquer outro tipo de lubrificante;
  • Responde melhor aos carros mais modernos do mercado;
  • Propicia mais economia de combustíveis;
  • Excelente relação custo/benefício;
  • Forma menos borra.

Óleo lubrificante semissintético

Produzido a partir da combinação de óleos básicos minerais e sintéticos. Busca reunir as melhores propriedades de cada tipo para resultar em um produto melhor do que os óleos minerais. Seus pontos positivos são o preço intermediário e a boa durabilidade.

Importância da viscosidade do óleo de motor

Além da diferenciação entre os tipos de óleo, é possível que os clientes também tenham dúvidas em relação à viscosidade de cada produto.

Para auxiliar o entendimento, você deve estar preparado para responder a questões ligadas à viscosidade do óleo de motor e, assim, passar confiança e autoridade no assunto.

A viscosidade é uma propriedade do óleo que se refere à fluidez do produto. Hoje em dia, o mercado apresenta diversas opções de óleos lubrificantes chamados multiviscosos. Eles apresentam variação de viscosidade em diferentes temperaturas e, assim, proporcionam melhor performance aos motores.

Quando o motor está frio, os óleos precisam ser mais fluidos para não o forçar na hora de bombear o líquido pelo carro. Já quando o motor está quente – em movimento –, eles precisam ser mais encorpados para manter a proteção às peças de metal, por exemplo.

O que define e padroniza a viscosidade dos óleos lubrificantes é o grau SAE. Por meio de letras e números, ele indica os valores de cada produto comercializado no mercado. No próximo tópico, você vai entender melhor. Veja.

Entendimento das embalagens dos produtos

Todo motor automotivo demanda um tipo de óleo lubrificante, pois cada um deles tem exigências diferentes. Para saber qual o ideal para determinado veículo, nada melhor do que consultar o manual do proprietário.

O indicado pela montadora será sempre o melhor, pois, para isso, são realizados diversos testes e pesquisas até que se chegue ao mais adequado para cada veículo. Mesmo assim, é importante entender o que diz na embalagem dos óleos lubrificantes.

O rótulo traz diversas informações, tais como a multiviscosidade do óleo de motor e o nível de desempenho ou especificação a que o óleo atende. Imagine, por exemplo, que o produto seja um 20W-50. A primeira parte – 20W – refere-se à viscosidade em baixas temperaturas, já o 50 em altas.

Ajudar na compreensão de assuntos relacionados ao serviço automotivo é muito positivo, pois engaja seus clientes num bate-papo construtivo e mostra que sua oficina está apta a realizar aquele trabalho.

Um bom atendimento também é intensificado com uma conversa amistosa e rica em conteúdo. Por isso, não deixe de explicar e solucionar as dúvidas do seu público.

Se quiser mais dicas para sua oficina, leia estes outros posts no blog:

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19 comments

  1. Alex says:

    Bom dia,

    Tenho uma dúvida sobre qual óleo é melhor colocar no meu carro, tenho um Honda New Civic 2010, no manual está especificado 10W30 mineral, se eu colocar um semi-sintético ou sintético não terá problemas?, li em outro comentários de outras postagens de vocês aqui em que você dizia que não tinha problema ir de mineral para sintético.
    Outra dúvida é sobre o 10W 30, também li em alguns sites que o 10W seria para partida a frio e o 30 para altas temperaturas, porém com o calor que hoje está fazendo como funcionaria esse termo 30 na especificação, pois a uma certa temperatura o óleo afina no caso esse 30 seria até 30 graus ele mantém a viscosidade? Caso sim, hoje 30 já está sendo pouco ou não?

    • Delton Stabelini says:

      Alex boa tarde,

      Sim você pode usar óleo semissintético onde pede mineral e não terá problemas.

      A viscosidade SAE 10W-30 é o grau de viscosidade do produto, para saber a viscosidade é necessário ler o folheto descritivo do produto. Para padronizar no mundo inteiro a viscosidade é lida em duas temperaturas (40°C e 100°C), como exemplo esse produto SAE 10W-30 possui as seguintes viscosidades:

      40°C= 68,38 cSt

      100°C= 10,09 cSt.

      Dentro do motor encontramos temperaturas superiores a 100°C, portanto não se preocupe, pois se o fabricante determinou o grau de viscosidade SAE 10W-30 é porque testou exaustivamente esse grau nesse modelo de motor.

  2. Josué says:

    Boa noite.
    Por determinação do mecânico troquei o 10w-30 da honda por um semi-sintético 15w-40.
    Essa troca poderá prejudicar o meu motor?
    no caso de trocar para o 10w-30 vc indica eu mandar abrir o cárter e fazer uma limpeza no motor?
    Desde já agradeço a ajuda.

    • Delton Stabelini says:

      Josué boa tarde,

      A Honda especifica para os seus veículos anterior ao ano de 2012 um óleo mineral SAE 10W-30 de classificação de desempenho SL ou SN. Não sei a razão para usar um óleo SAE 15W-40, recomendo que use o Havoline Semissintético SAE 10W-30 API SN e não precisa fazer limpeza no motor, somente certifique-se que o óleo anterior foi totalmente drenado.

    • Delton Stabelini says:

      Alan bom dia,

      Pode completar com óleo sintético, mas é preciso verificar também as classificações de desempenho API do lubrificante que está remontando.

  3. joao mol says:

    Boa tarde , tenho fox 2009 modelo 2010 motor mil.qual serio o óleo ideal e correto pra este motor.deste carro?na certeza de sua atenção envio os meus agradecimentos..

  4. Eu tenho um ford Ka 2011/2012 com 73000 mil km rodado motor 1.0 zetec rocam, o ultimo dono dele usava o oleo mineral 20w 50 da castrol, eu quero mudar para o 5w30 sinteco, que é o indicado do carro. ele foi rodados uns 30 mil com o oleo mineral. Poço trocar para o 5w30 sinteco?

    • Delton Stabelini says:

      Alexandre boa dia,

      Sim pode, a única recomendação é fazer a primeira troca com o óleo sintético e filtro de óleo com a metade do tempo que se fazia com o mineral. Isso devido ao maior poder de limpeza do produto sintético.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Tiago! Tudo bem? Nossos produtos seguem um rigoroso processo de controle de qualidade, sendo formulados com básicos e aditivos da mais alta tecnologia. A perda de viscosidade do produto de forma tão rápida pode ser consequência de diluição de combustível. Recomendamos que procure um profissional qualificado para verificação do funcionamento do motor do seu veiculo.

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