Óleos lubrificantes no Brasil: como são produzidos?

Entender o processo de fabricação do óleo lubrificante que usamos traz ainda mais conhecimento sobre o assunto. Neste conteúdo, separamos informações importantes sobre como os óleos lubrificantes Havoline são produzidos no Brasil.

Confira!

Como é o processo de fabricação dos óleos lubrificantes no Brasil?

O processo de produção no Brasil dos óleos lubrificantes Havoline é quase 100% automatizado. Sem intervenção humana.

As matérias-primas, como óleos básicos, chegam por dutos e caminhões até a fábrica, localizada em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Dentro da cadeia de suprimentos, parte significativa dos óleos básicos vem direto da refinaria da Chevron (proprietária da Texaco), transportada por navios-tanques do Golfo do México. Esse material é armazenado em tanques que são conectados ao misturador e comandados por computadores.

O processo é feito de maneira mecanizada e entregue finalizado.

Quais são os padrões de qualidade utilizados?

Todo o ambiente de fabricação é certificado pela ISO 9001 e ISO/TS 16949, específica da indústria automotiva.

“A Chevron (proprietária da Texaco) sempre buscou trabalhar nos melhores padrões de qualidade. Acredito que este seja o nosso diferencial. Os produtos Havoline carregam com eles a tecnologia mais moderna no ramo de óleos lubrificantes. Ao meu entender, o fato de serem produzidos numa fábrica certificada ISO 9001 e ISO/TS 16949 pressupõe uma excelente qualidade dos nossos produtos”, afirma José Mauro, coordenador do Sistema de Qualidade.

Óleos lubrificantes no Brasil. Você sabe como são produzidos?

Como é definido o volume de produção?

Hoje os óleos produzidos pela Chevron são divididos em dois grupos. Os de grande demanda são feitos em maior escala, chegando a ser fabricados com uma frequência de menos de uma semana.

Eles são produzidos de modo automatizado e armazenados em grandes tanques. Alguns desses tanques têm capacidade aproximada de 1 milhão de litros.

Os óleos mais específicos são feitos em menor quantidade, em lotes que variam de 5.000 a 36.000 mil litros.

Os óleos são atualizados com frequência?

Não existe prazo definido para atualizar os produtos da marca. Quem direciona é o mercado. O desenvolvimento de um novo óleo é realizado no caso de descoberta de novas tecnologias que possam ser implementadas ou para atender à constante evolução dos motores. 

Isso é um requisito básico para figurar entre as grandes marcas do segmento. Como diz José Mauro: “Para ser líder de mercado, você precisa pesquisar novas tecnologias”.

Além dos óleos lubrificantes para motor, a Texaco produz óleos de engrenagem, para sistemas hidráulicos e de aplicações industriais.

 

Seja parceiro Texaco, uma marca global que está alinhada ao que há de novo no meio automobilístico.

Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio.

Óleos lubrificantes no Brasil: como são produzidos

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro! Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso! Fale com um distribuidor autorizado!

 

7 comments

    • Delton Stabelini says:

      Camila bom dia ,
      O termo correto é um derivado do Petróleo, sim existe várias refinarias no Brasil todas de propriedades da Petrobrás.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.