Lubrificante automotivo – Como escolher o melhor ?

Para escolher o melhor lubrificante automotivo para os seus clientes, é importante que você conheça as opções do mercado e também as características de cada um deles. Veja neste blog post as propriedades dos óleos lubrificantes e saiba como indicar para seus clientes a melhor opção para seus automóveis.

Confira!

Tipos de óleos lubrificantes

Cada veículo possui um funcionamento próprio e, portanto, seus motores apresentam demandas específicas. A consequência disso é a utilização de óleos lubrificantes distintos para cada automóvel.

Óleo lubrificante Mineral

Produzido a partir de óleos básicos minerais – através do refino de petróleo – e aditivos, o óleo mineral não é tão evoluído quanto os demais. Em contrapartida, é o mais comum do mercado e pode atender às necessidades em alguns casos, como motores à gasolina e diesel de modelos mais antigos de carros. É válido lembrar que muitos profissionais que lidam com carros antigos têm preferência pela linha de óleos URSA (indicados para veículos pesados, como: caminhões e ônibus), principalmente quando se trata de manutenção de Frotas.


Para saber mais sobre URSA, visite o Blog

Principais características do óleo mineral:

  • preço reduzido;
  • indicado aos veículos mais antigos;
  • menor desempenho;
  • maior número de trocas de óleo.

Óleo lubrificante sintético

O óleo sintético pode ser considerado o melhor lubrificante automotivo?

Isso é relativo. Em razão dos motores terem demandas diferentes, nem sempre ele será o mais indicado. Contudo, ele é sim o mais desenvolvido e possui os maiores níveis de tecnologia.

Eles são fabricados a partir de óleos básicos sintéticos – manipulados –  e somados a aditivos. Por suas características de produção, eles respondem bem às condições severas de uso, como é comum ocorrer com veículos de grandes cidades que enfrentam engarrafamentos diários. Devido à composição química de maior estabilidade deste tipo de produto, a oxidação das peças do motor é menor, proporcionando maior proteção e durabilidade.  

Principais características:

  • maior desempenho e durabilidade;
  • indicado a veículos mais modernos;
  • proporciona maior economia de combustível;
  • boa relação custo/benefício;
  • menor formação de borra.

Óleo lubrificante semissintético

Este tipo de lubrificante é elaborado pela mistura de óleos básicos minerais e sintéticos. Com proporção mínima definida, procura-se reunir as melhores propriedades de cada tipo para que o resultado seja um produto com boa performance.

Principais características:

  • preço médio de mercado;
  • boa durabilidade e desempenho;
  • melhor desempenho que os óleos minerais.

Melhor lubrificante automotivo

O melhor lubrificante automotivo sempre será o indicado no manual do proprietário. As montadoras realizam muitas pesquisas e diversos testes para determinar qual o melhor lubrificante para cada tipo de veículo produzido e comercializado.

A não ser que você também tenha realizado tantas pesquisas e testes, fica muito difícil contestar a indicação do manual do proprietário. Aquele óleo lubrificante sugerido é o produto capaz de oferecer melhor performance ao motor do veículo e proporcionar melhorias, como:

  • maior vida útil do motor;
  • melhor desempenho;
  • melhor lubrificação das peças metálicas e móveis;
  • maior economia de combustível.

Para oferecer um serviço de qualidade aos clientes no seu centro automotivo, você deve sempre indicar a eles que optem pelo óleo lubrificante que atendam as especificações definidas pela montadora.  

No caso de o cliente não ter mais o manual em razão do carro ser mais antigo, você deve estar preparado para responder suas dúvidas e indicar aquele que melhor se encaixa no perfil do veículo.

Para acessar a tabela de Lubrificantes indicados para cada modelo de carro, baixe o Aplicativo Havoline

Além de ajudar os seus clientes você mostrará que entende do assunto e que eles podem confiar no serviço da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *