Para escolher o melhor lubrificante automotivo para os seus clientes, é importante que você conheça as opções do mercado e também as características de cada um deles. Veja neste blog post as propriedades dos óleos lubrificantes e saiba como indicar para seus clientes a melhor opção para seus automóveis.
Confira!
Tipos de óleos lubrificantes
Cada veículo possui um funcionamento próprio e, portanto, seus motores apresentam demandas específicas. A consequência disso é a utilização de óleos lubrificantes distintos para cada automóvel.
Óleo lubrificante Mineral
Produzido a partir de óleos básicos minerais – através do refino de petróleo – e aditivos, o óleo mineral não é tão evoluído quanto os demais. Em contrapartida, é o mais comum do mercado e pode atender às necessidades em alguns casos, como motores à gasolina e diesel de modelos mais antigos de carros. É válido lembrar que muitos profissionais que lidam com carros antigos têm preferência pela linha de óleos URSA (indicados para veículos pesados, como: caminhões e ônibus), principalmente quando se trata de manutenção de Frotas.
Para saber mais sobre URSA, visite o Blog
Principais características do óleo mineral:
- preço reduzido;
- indicado aos veículos mais antigos;
- menor desempenho;
- maior número de trocas de óleo.
Óleo lubrificante sintético
O óleo sintético pode ser considerado o melhor lubrificante automotivo?
Isso é relativo. Em razão dos motores terem demandas diferentes, nem sempre ele será o mais indicado. Contudo, ele é sim o mais desenvolvido e possui os maiores níveis de tecnologia.
Eles são fabricados a partir de óleos básicos sintéticos – manipulados – e somados a aditivos. Por suas características de produção, eles respondem bem às condições severas de uso, como é comum ocorrer com veículos de grandes cidades que enfrentam engarrafamentos diários. Devido à composição química de maior estabilidade deste tipo de produto, a oxidação das peças do motor é menor, proporcionando maior proteção e durabilidade.
Principais características:
- maior desempenho e durabilidade;
- indicado a veículos mais modernos;
- proporciona maior economia de combustível;
- boa relação custo/benefício;
- menor formação de borra.
Óleo lubrificante semissintético
Este tipo de lubrificante é elaborado pela mistura de óleos básicos minerais e sintéticos. Com proporção mínima definida, procura-se reunir as melhores propriedades de cada tipo para que o resultado seja um produto com boa performance.
Principais características:
- preço médio de mercado;
- boa durabilidade e desempenho;
- melhor desempenho que os óleos minerais.
Melhor lubrificante automotivo
O melhor lubrificante automotivo sempre será o indicado no manual do proprietário. As montadoras realizam muitas pesquisas e diversos testes para determinar qual o melhor lubrificante para cada tipo de veículo produzido e comercializado.
A não ser que você também tenha realizado tantas pesquisas e testes, fica muito difícil contestar a indicação do manual do proprietário. Aquele óleo lubrificante sugerido é o produto capaz de oferecer melhor performance ao motor do veículo e proporcionar melhorias, como:
- maior vida útil do motor;
- melhor desempenho;
- melhor lubrificação das peças metálicas e móveis;
- maior economia de combustível.
Para oferecer um serviço de qualidade aos clientes no seu centro automotivo, você deve sempre indicar a eles que optem pelo óleo lubrificante que atendam as especificações definidas pela montadora.
No caso de o cliente não ter mais o manual em razão do carro ser mais antigo, você deve estar preparado para responder suas dúvidas e indicar aquele que melhor se encaixa no perfil do veículo.
Além de ajudar os seus clientes, você mostrará que entende do assunto e que eles podem confiar no serviço da sua empresa.

Olá,
Na verdade tenho uma pergunta. Possuo um Corolla Xei 2.0 2014 e minha dúvida é sobre o óleo mais indicado. Consultei a tabela disponível no site na qual são indicados 2 produtos havoline, um sintético e o outro semi-sintetico. No manual do carro a indicação é o semi-sintetico (o sintético não é citado) mas a informação que tenho é que o sintético é um óleo melhor. Qual você recomendaria?
Olá, Pedro! Tudo bem? Sim pode usar o sintético sem problemas, na escala de qualidade de óleos básicos vem o Mineral, Semissintético e Sintético, sendo o sintético o melhor deles.
Abraços!