Oficina de automóveis: como atrair mais clientes

Uma das maiores dificuldades que os donos de oficina de automóveis, autocenters e trocas de óleo estão enfrentando com a crise é a falta de demanda.

Salvo situações emergenciais, são poucas as pessoas dispostas a gastar dinheiro com a manutenção de veículos. Por isso, é preciso focar os esforços em atrair clientes para a oficina, troca de óleo ou autocenter.

Vamos apresentar agora 8 dicas para você atrair mais clientes para sua oficina. Comece a colocar em prática o quanto antes, sem grandes investimentos ou esforços. Confira!

Crie um banco de dados

Que tal ter todos os dados dos clientes que frequentaram a sua oficina de automóveis? Basta fazer um rápido cadastro deles e deixar registrado no computador.

Anote o nome, telefone celular, e-mail e histórico de cada um. Com essas informações, você já consegue mandar lembretes da próxima manutenção preventiva, ou promoções especiais, por exemplo.

Mesmo se não for possível levantar todos esses dados, obter o telefone já é um elemento muito importante que garante a possibilidade de entrar em contato para oferecer um serviço necessário.

Aprenda técnicas de marketing digital e aplique em sua oficina

Grande parte dos clientes de serviços e compradores em geral utiliza a internet antes de fechar qualquer negócio.

Seja para saber mais sobre um produto ou serviço, seja para obter descontos e promoções, a internet faz parte do processo de compra de grande parte dos consumidores.

Com serviços relacionados aos automóveis, não é diferente. Muitas pessoas buscam dicas de manutenção e consertos rápidos no YouTube, por exemplo.

Ao contrário do que muitos donos de oficinas podem pensar, e se você criar um canal ensinando essas dicas rápidas aos seus clientes atuais e futuros?

Isso irá criar notoriedade para seu negócio, atraindo novos clientes e fidelizando os atuais.

Como dissemos na dica anterior, a criação de uma base de clientes pode ser muito útil para o relacionamento via e-mail marketing ou mensagem de WhatsApp. Criar campanhas e benefícios específicos para eles pode ser uma boa opção.

Existem inúmeras maneiras de utilizar o marketing digital para atrair mais público para sua oficina de automóveis. E a internet está cheia de dicas e cursos que ensinam como aplicá-lo rapidamente em seu negócio.

Use o WhatsApp para entrar em contato e atrair clientes para oficina

Uma maneira de aproveitar o contato do telefone e manter um relacionamento mais próximo dos clientes é utilizando o WhatsApp. É possível usá-lo para enviar mensagens periódicas para quem fez determinado tipo de serviço que precisa ser completado ou que exige manutenção.

Um exemplo é a troca de óleo. Alguns fabricantes indicam, por exemplo, que o procedimento deve ser feito de seis em seis meses ou ao atingir determinada quilometragem.

Logo, se um cliente fizer o serviço em março, você pode usar o aplicativo e enviar uma mensagem em agosto lembrando-o de que já está na hora de fazer nova troca e colocando a sua oficina à disposição.

Outra ideia é anunciar a chegada de novo produto que possa ser útil para certo cliente. Daí a importância de ter o registro dos serviços/histórico que cada um fez.

Por exemplo, digamos que o lubrificante recém-lançado proporciona vida mais longa aos motores e maiores intervalos entre as trocas. Você pode enviar essa mensagem somente para aqueles que fizeram manutenção recente no motor ou que utilizaram um lubrificante com especificação mais antiga.

O maior cuidado que você deve ter é enviar somente mensagens informativas. Por isso é importante nunca mandar conteúdo que não esteja relacionado com o serviço que interessa à pessoa que irá receber.

Invista na apresentação da loja

Outra dica que sai quase de graça e quase ninguém faz: manter a loja limpa, com ferramentas organizadas, estoque bem apresentado e ao alcance dos olhos do cliente, causa boa impressão. É simples e fácil de se fazer.

A questão é que fazer o simples, mas de modo bem feito, pode ser visto como um diferencial da sua loja, sobretudo no mercado automotivo, no qual muitos empreendimentos pecam na apresentação.

A ideia de uma oficina de automóveis mal iluminada, bagunçada e de aparência suja ficou no passado. Todos estão mais exigentes e a fidelização ocorre nos detalhes.

Diversas vezes, um reparo ou manutenção pode levar pouco tempo, de modo que o cliente espere a execução do serviço em sua oficina mesmo.

Ter à disposição água, café, revistas, televisão ou, até mesmo, uma conexão de internet via Wi-Fi pode fazer um cliente que acabou de visitar sua oficina pela primeira vez retornar e realizar novos serviços.

Qualifique o atendimento para atrair clientes

Atendimento é a melhor propaganda gratuita de qualquer negócio. Você só precisa fazer um trabalho eficiente para conseguir indicações.

Isso é uma realidade ainda mais presente no mercado de oficinas de automóveis, trocas de óleo e autocenters. Nesse segmento, confiança no profissional é, por diversas vezes, o primeiro fator que pesa na decisão do cliente.

A receita para um bom atendimento, você já sabe: ser prestativo, resolver o problema, conseguir explicar a importância do serviço ou do produto e ser educado.

Essas são atitudes básicas para todo prestador de serviços, mas podem ser suficientes para satisfazer muitos clientes.

Solicite materiais explicativos para a distribuidora

As distribuidoras também podem ajudar na missão de fidelizar clientes e fazê-los retornar.

Sempre que possível, solicite materiais de marketing dos produtos comercializados em sua oficina para poder distribuir, sejam folhetos, pôsteres e encartes.

Normalmente, as distribuidoras produzem essas peças justamente para fins de redistribuição em oficinas, autocenters e trocas de óleo.

São conteúdos que ajudam a solucionar dúvidas dos clientes sobre determinado produto ou serviço oferecido em seu estabelecimento.

Isso enriquece o atendimento em sua loja, que passa a informar e levar a solução de problemas aos seus clientes, e não somente consertos e manutenção pontuais.

Invista em parcerias

Vivemos na era do compartilhamento, seja de conhecimento, de serviços ou de habilidades.

A ideia é que todos sejam beneficiados e saiam ganhando. Uma das maneiras que as empresas encontram para realizar isso é por meio de parcerias.

Um exemplo, para oficinas de automóveis, é a parceria com seguradoras. Você oferece serviços a preços mais acessíveis e outros benefícios, a seguradora mantém a demanda por serviços alta e constante.

É uma forma de expandir seu negócio e criar mais credibilidade perante o cliente. Além disso, cria uma vantagem competitiva perante seus concorrentes.

Cadastre sua oficina de automóveis no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um serviço gratuito, oferecido pela maior empresa de internet do mundo, o Google.

Ele mostra aos usuários como chegar ao estabelecimento, além de fornecer dados de contato da empresa cadastrada, horários de funcionamento, indicação de preços e avaliação dos clientes.

Por meio do serviço, você também pode mostrar fotos da sua oficina, dos seus serviços e produtos, e ainda se comunicar com clientes, respondendo aos comentários e avaliações.

É uma forma fácil e prática para novos clientes encontrarem sua oficina pelo Google ou Google Maps.

Você pode se cadastrar na plataforma por este link. É simples e rápido!

 

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