Gestão financeira em tempos difíceis. Como garantir lucro na oficina mecânica?

Como garantir lucro na oficina mecânica?

Primeiramente, é preciso ter noção de que a gestão financeira começa primeiro na vida pessoal, pois se ela não estiver bem organizada, não haverá como implementar na sua oficina mecânica. 

Isso vai muito além do contas a pagar, o famoso “quanto eu tenho que pagar e quanto eu tenho no banco”: isso não cabe em processos de gestão. 

É necessário analisar os indicadores da sua oficina, que precisam ser confiáveis para que as tomadas de decisão sejam corretas. 

Analisar os números pode auxiliar na troca de algumas atitudes para que elas se tornem positivas para o seu negócio. 

Atualmente, a crise nos leva a ter alguns problemas, porém algumas pessoas tendem a ter maiores problemas do que outras. Sendo assim, trabalhar os indicadores se torna muito importante. Confira quais são eles:

  • Ponto de equilíbrio;
  • Fluxo de caixa DRE;
  • Prazo médio de pagamento e recebimento.

A seguir falaremos mais sobre cada um deles, para que você possa acrescentá-los no dia a dia da sua oficina, colocando-os em prática.

Gestão financeira: saiba como trabalhar os seus indicadores

Os indicadores nada mais são do que os números da sua oficina, medindo resultados determinados, proporcionando comparações e possíveis melhorias.

Vamos descobrir juntos os detalhes sobre cada um deles?

  • Ponto de equilíbrio

Valor ou a quantidade que a oficina precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. 

Aqui, a sua oficina mecânica não possui lucro, mas também não vai ter nenhum tipo de prejuízo, ou seja, ela se basta.

Indicadores que compõem o ponto de equilíbrio: custo fixo (aluguel, salário, energia etc), custo variável (mudam de acordo com a produção, como peças, por exemplo), custo total (a soma do custo fixo com o variável), além da meta de venda diária (que precisa ser analisada todos os dias).

Após essa análise é possível chegar ao ponto de equilíbrio, onde você poderá encontrar o dia do mês em que o seu faturamento cobre o custo total.

  • DRE

Significa demonstrativo de resultado, ou seja, resultados de um período previamente definido, nada mais é do que a movimentação (entrada e saída de receitas) da oficina.

Sua oficina está gerando prejuízo? Está dando dinheiro? Ele auxilia no monitoramento da saúde financeira, estando diretamente ligado ao seu fluxo de caixa, que é essencial para a sobrevivência do seu negócio (o dinheiro que entra e sai da sua oficina).

  • Prazo médio de pagamento e recebimento

Nesse caso, você tem total influência do seu fluxo de caixa, visto que o prazo médio de recebimento sempre tem que ser menor do que o seu prazo médio de pagamento. Mas por quê?

Porque dessa forma você conseguirá utilizar as negociações entre oficinas e fornecedores de uma forma que fique viável os pagamentos de acordo com as suas datas, não precisando “tirar de um lugar para colocar no outro”.

Então, quais são as oficinas que pensam no futuro?

São aquelas que pensam na gestão financeira, mesmo em tempos difíceis. Como a sua oficina mecânica tem se posicionado em relação ao assunto?

Para entender melhor a importância em pensar no amanhã, veja o quadro a seguir:


Falando nisso, você já conhece o nosso Plano de Contas? Ele foi desenvolvido para ajudar você, gestor de oficina mecânica, a ter um controle maior sobre a administração da sua empresa e os seus gastos.Com a crise que veio com a pandemia do novo coronavírus, é inevitável que os estabelecimentos não saiam machucados de alguma forma. Porém, a intensidade é muito maior para aqueles que não cuidam das finanças de forma adequada.

Para baixar o material, basta clicar no link a seguir. É gratuito! 

Depois, deixe o seu comentário para sabermos o que você achou e como podemos ajudar ainda mais.

Orientações extra para o futuro da sua oficina mecânica

O ideal é sempre pensar lá na frente, analisando seus indicadores todos os dias, com regularidade e atenção, para que possa ser possível tomar as atitudes necessárias para sair da crise ou alavancar as vendas dos seus produtos e/ou serviços.

A gestão é algo que exige que você seja muito rigoroso, para que os passos dados sejam firmes e fortes. Com uma gestão financeira realizada de maneira saudável, todas as outras gestões tendem a andar juntas, como, por exemplo, a gestão dos seus funcionários.

Lembre-se também de manter a sua equipe sempre engajada, pois ninguém trabalha sozinho. Os resultados dependem da dedicação do time, para que possam atingir a meta de venda diária estipulada por você.

Para que você obtenha todas essas informações de maneira detalhada e muitas outras, sugerimos que realize os cursos oferecidos pela Texaco, através do projeto Oficinas do Futuro. São vários temas sobre gestão e este é apenas um deles!

As inscrições são gratuitas, com videoaulas didáticas e arquivos para que você acompanhe os conteúdos. O melhor? No final de cada aula, você pode realizar uma avaliação e receber um certificado para agregar ainda mais valor aos serviços prestados pela sua oficina mecânica.

Clique no banner abaixo para fazer a sua inscrição agora mesmo!

 

Repassando o que vimos neste post

  • A gestão financeira começa primeiro na vida pessoal, pois se ela não estiver bem organizada, não haverá como implementar na sua oficina mecânica;
  • A gestão financeira acontece a partir da análise dos indicadores da sua oficina, que precisam ser confiáveis para que as tomadas de decisão sejam assertivas; 
  • Quais são os indicadores que devem ser analisados?
    • Ponto de equilíbrio;
    • Fluxo de caixa DRE;
    • Prazo médio de pagamento e recebimento.
  • As oficinas que pensam no futuro são aquelas que pensam na gestão financeira, mesmo em tempos difíceis; 
  • Com uma gestão financeira realizada de maneira saudável, todas as outras gestões tendem a andar juntas, como, por exemplo, a gestão dos seus funcionários;
  • Para que você obtenha todas essas informações de maneira detalhada, não deixe de realizar os cursos oferecidos pela Texaco, através do Oficinas do Futuro!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *