Gestão financeira: como garantir lucro na oficina mecânica?

É preciso saber que a gestão financeira começa primeiro na vida pessoal, pois, se ela não estiver bem organizada, não haverá como implementar na sua oficina mecânica.

Isso vai muito além das contas a pagar. O famoso “quanto eu tenho que pagar e quanto eu tenho no banco” não funciona em processos de gestão.

É necessário analisar os indicadores da sua oficina, que precisam ser reais para que as tomadas de decisões sejam corretas.

Analisar os números pode auxiliar na troca de algumas atitudes para que elas se tornem positivas para o seu negócio.

Atualmente, o cenário pós-Covid-19 nos leva a ter alguns problemas. Sendo assim, trabalhar os indicadores se torna muito importante. A seguir, falaremos mais sobre cada um deles para que você possa acrescentá-los no dia a dia da sua oficina, colocando-os em prática.

Gestão financeira: saiba como trabalhar os seus indicadores

Os indicadores nada mais são do que os números da sua oficina, medindo resultados determinados, proporcionando comparações e possíveis melhorias.

Vamos descobrir juntos os detalhes de cada um deles?

Ponto de equilíbrio

O valor ou a quantidade que a oficina precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.

Aqui a sua oficina mecânica não possui lucro, mas também não vai ter nenhum tipo de prejuízo.

Indicadores que compõem o ponto de equilíbrio:

  •       Custo fixo (aluguel, salário, energia etc.);
  •       Custo variável (muda de acordo com a produção, como peças);
  •       Custo total (soma do custo fixo com o variável);
  •       Meta de venda diária (deve ser analisada todos os dias).

Após essa análise, é possível chegar ao ponto de equilíbrio, fazendo você encontrar o dia do mês em que o seu faturamento cobre o custo total.

Fluxo de caixa DRE

Significa demonstrativo de resultado, ou seja, resultados de um período previamente definido. Nada mais é do que a movimentação (entrada e saída de receitas) da oficina.

Sua oficina está gerando prejuízo? Dando dinheiro? Ele auxilia no monitoramento da saúde financeira, estando diretamente ligado ao seu fluxo de caixa, que é essencial para a sobrevivência do seu negócio (o dinheiro que entra e sai da sua oficina).

Prazo médio de pagamento e recebimento

Nesse caso, você tem total influência sobre seu fluxo de caixa, visto que o prazo médio de recebimento sempre tem que ser menor do que o seu prazo médio de pagamento. Mas por quê? Porque, desta forma, você consegue utilizar as negociações entre oficinas e fornecedores de uma forma que fiquem viáveis os pagamentos de acordo com as suas datas, não precisando “tirar de um lugar para colocar no outro”.

Então, quais são as oficinas que pensam no futuro?

São aquelas que pensam na gestão financeira, mesmo em tempos difíceis. Como a sua oficina mecânica tem se posicionado em relação ao assunto?

Para entender melhor a importância em pensar no amanhã, veja o quadro a seguir:

Tipo de oficina
Faz gestão financeira
Não faz gestão financeira
Atendimentos
Estão aumentando
Recuperação lenta
Faturamento
Caminhando para a estabilidade
Permanece baixo
Despesas
Estão controladas
Não estão controladas
2023
A pleno vapor
Fechada


Falando nisso, você já conhece o nosso plano de contas?

Ele foi desenvolvido para ajudar você, gestor de oficina mecânica, a ter um controle maior sobre a administração da sua empresa e os seus gastos. Com a pandemia do coronavírus, é inevitável que os estabelecimentos saiam machucados de algum modo. Porém, a intensidade é muito maior para aqueles que não cuidam das finanças adequadamente.

Para baixar o material, basta clicar no link a seguir. É gratuito!

 

Orientações extras para o futuro da sua oficina mecânica

O ideal é sempre pensar lá na frente, analisando seus indicadores todos os dias, com regularidade e atenção, para que seja possível tomar as atitudes necessárias para sair da crise ou alavancar as vendas dos seus produtos e/ou serviços.

A gestão é algo que exige atenção e cuidado, para que os passos dados sejam firmes e fortes. Com uma gestão financeira realizada de maneira saudável, todas as outras gestões tendem a andar juntas, como a gestão dos seus funcionários.

Lembre-se também de manter a sua equipe sempre engajada. Os resultados dependem da dedicação do time para que possam atingir a meta de venda diária realista estipulada.
 

Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que goste.

Gestão financeira: como garantir lucro na oficina mecânica?

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.