Gestão da troca de óleo: guia completo

Você sabia que uma gestão da troca de óleo eficiente pode crescer o seu negócio?

A gestão de troca de óleo é fundamental para negócios em crescimento. Por isso, a seguir apresentarei estratégias para melhorar sua gestão nesse momento financeiro tão complicado.

A crise é uma oportunidade. Sim, isso mesmo. É o momento em que os bons negócios sobrevivem, se destacam e sofrem menos que concorrentes despreparados.

E o que separa os bons negócios dos ruins é justamente a eficiência da gestão de cada empresa. Se você quer que a sua empresa sobreviva às dificuldades do momento, rever sua administração é o melhor lugar para começar.

Veja mais: Se quiser saber tudo sobre óleo semissintético, leia esse outro guia completo em nosso blog.

Não se trata de começar tudo do zero. Existem inúmeros negócios com anos e anos de estrada que, aos trancos e barrancos, vão sobrevivendo. Isso graças ao bom atendimento prestado, que gera fidelidade de clientes e indicações de serviço.

Mas sempre é possível, e necessário, melhorar. Por isso é importantíssimo rever os processos e identificar o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado.

Afinal, quais são os pontos fracos da sua loja de serviços automotivos?

Preparei um material completo de gestão de trocas de óleo. Por meio dele, gestores, oficinas e autocenters poderão conferir o que deve ser feito para que o negócio cresça ainda mais.

A seguir, descubra o que fazer para produzir mais, aumentar vendas, cortar custos, satisfazer seus clientes e impulsionar seu negócio!

Para melhorar a gestão de trocas de óleo: faça um planejamento financeiro

Planejar para o futuro é essencial para uma gestão da troca de óleo eficiente.

Mesmo que você não seja um especialista no assunto, sempre elabore um plano financeiro.

Defina os seus objetivos, calcule quanto tempo levará para atingi-los e quanto dinheiro você vai gastar e receber nesse período.

Essa prática é essencial na gestão da troca de óleo para arquitetar o crescimento institucional e econômico do seu negócio.

A elaboração de um plano financeiro permite que você visualize suas metas. Fica mais fácil definir quanto tempo e dinheiro será necessário para alcançar cada objetivo. Dessa forma, você pode avaliar os prazos para obtenção de lucro, por exemplo.

Contrate as pessoas certas

A sua equipe é um recurso valiosíssimo.

A sua equipe é o centro de um negócio lucrativo. Achar e contratar os funcionários certos é o fator mais importante para que você tenha sucesso.

Você pode pensar: dou conta sozinho e posso gerenciar funcionários não tão bons. E isso pode até ser verdade. Mas não poder contar com a equipe é um fator limitador de oportunidades e de lucro.

Quando falamos de gestão da troca de óleo, contratar bons profissionais é um excelente investimento. E quanto mais candidatos você puder avaliar, melhor.

Analise as experiências e veja se o perfil se enquadra com a identidade da sua empresa.

Lembre-se de contratar aos poucos e de acordo com as necessidades, tornando sua equipe completa e competente.

Motive e treine a sua equipe

Colaboradores motivados oferecem o melhor de si para a empresa

Seu time deve ter os mesmos objetivos da empresa, acreditar no futuro do empreendimento e trabalhar duro.

Fique atento a eles: ouça suas reclamações, faça relatórios de satisfação e elogie o cumprimento das tarefas.

Outra forma interessante de manter o entusiasmo  dos funcionários e o crescimento da empresa é investir em capacitação. Oferecer treinamentos mostra ao seu colaborador que você reconhece seu potencial. Além disso, quanto maior a capacitação da sua equipe, melhor o serviço oferecido ao seu cliente.

Precisa de ideias sobre como motivar sua equipe? Dê uma olhada nesse outro post: https://blog.texaco.com.br/havoline/motivar-equipe-da-troca-de-oleo/

Estabeleça metas de produção

Entenda onde quer chegar para saber como prosseguir

Essa é uma excelente forma de mensurar o rendimento da sua loja.

As metas devem ser claras, coletivas e de fácil compreensão para a equipe.

Criar metas é interessante porque você pode possibilitar a comparação com períodos anteriores. Além disso, pode servir para projetar os resultados do próximo mês ou bimestre, por exemplo.

Invista em tecnologia

Softwares especializados tornam a gestão da troca de óleo muito mais simples.

A agilidade ao realizar as tarefas e o monitoramento detalhado dos processos são fundamentais na gestão da troca de óleo.

A utilização de aplicativos e softwares de gestão são excelentes maneiras de acelerar e automatizar processos internos. Por exemplo, a compra de materiais, o controle de estoque e cálculos de fluxo de caixa.

Ao utilizar um software ou aplicativo próprio para a gestão da troca de óleo, você diminui a ocorrência de erros. Além disso, é muito mais prático do que anotar todos os valores à mão.

Você também economiza muito tempo com operações matemáticas e comparações. Contas como pagamentos referentes a gastos fixos, quadro de funcionários e impostos de renda são resolvidos rapidamente.

Questões como relatórios de produtividade, agendamento de reuniões, metas de lucro e outros tópicos são facilmente solucionados.

O registro de todas as variáveis da gestão da troca de óleo em sistemas de dados fica simples. Isso permite que você tenha em mãos valores médios, comparativos e outras informações relevantes para o dia a dia.

Dessa forma, você garante rapidez, segurança e praticidade nas práticas de gestão da troca de óleo.

Fica mais fácil monitorar tudo que acontece na sua empresa com um software especializado.

Mantenha registros frequentes

Monitore constantemente o que acontece na sua empresa.

De nada adianta utilizar softwares específicos para fazer o monitoramento da sua empresa se os registros não estiverem sempre atualizados.

Na gestão da troca de óleo, quanto mais frequentes forem os registros, melhor.

O ideal é manter um controle diário. Se não for possível, é melhor que os registros sejam, no máximo, semanais.

Isso porque quanto mais frequentes forem, melhor é o seu controle sobre empresa.

Decidir se o orçamento permite ou não um investimento é muito mais difícil se você está lidando com dados não atualizados, de meses atrás.

Controle o Estoque

Fique de olho no estoque para reduzir custos.

Falando no estoque, é de extrema importância na gestão da troca de óleo que as informações sobre ele estejam em dia.

Quer aprender mais e saber como montar um serviço completo de troca de óleo? Confira outros posts que podem ajudar:

Esse é um setor que costuma drenar rapidamente os recursos financeiros. É frequente que oficinais comprem mais produtos do que precisam.

Utilize os aplicativos ou planilhas para avaliar cuidadosamente o que precisa, de fato, ser comprado e aquilo que pode esperar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no final da página e participe!

serviços automotivos

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

5 comments

  1. ANGELA PATRICIA PROCOPIO DA SILVA says:

    Olá, gostaria de abrir uma troca de óleo na minha cidade,. Que tem mais ou menos 10 mil habitantes. Preciso de ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *