Sustentabilidade e reciclagem na sua oficina

Agenda ESG, descarbonização, reciclagem, sustentabilidade. Você já deve ter lido muito a respeito desses temas que grandes empresas abraçam cada vez mais. Porém tais práticas não dizem respeito apenas a corporações gigantes. Elas devem envolver todos os setores da economia, de uma ponta a outra, e isso passa especialmente pela oficina mecânica.

Especialmente porque a oficina lida com materiais bastante sensíveis no que diz respeito ao descarte de produtos químicos e materiais recicláveis. Ao adotar práticas ambientalmente corretas, o estabelecimento não só contribui para a preservação do planeta, como também mostra responsabilidade social perante o público, o que agrega valor ao negócio.

Só que a sustentabilidade na oficina pode ir além. A adoção de práticas como aproveitamento de luz natural e reuso de água ainda colabora para a economia de recursos naturais e redução de custos, o que, consequentemente, aumenta a rentabilidade da loja.

Separamos algumas dicas de práticas de sustentabilidade e reciclagem na sua oficina.

1 – Reciclagem na oficina

O segmento de reparação automotiva é responsável por gerar muitos resíduos, e de todos os tipos. Embalagens, peças metálicas e plásticas, borrachas e pneus são só alguns exemplos de itens descartados aos montes pelas oficinas diariamente.

Por isso, é importante fazer uma coleta seletiva desses resíduos. Ter latões de lixo para guardar cada tipo de material. Sucatas e peças usadas, vidros, plásticos, borrachas e demais itens metálicos devem ser separados. Lembre-se de que esse procedimento gera receita, já que você pode oferecer tais materiais para cooperativas de reciclagem.

2 – Descarte do óleo

Este é um procedimento bastante delicado que diz respeito à sustentabilidade da sua oficina e do planeta. Lubrificante descartado de modo incorreto pode contaminar o solo e provocar estragos até nos lençóis freáticos.

Por isso, o óleo retirado dos veículos em manutenção mecânica deve ser armazenado em tonéis ou tambores. A partir daí, o lubrificante usado pode ser vendido para refinarias, que darão o tratamento correto para o produto.

Aqui, no Blog Texaco, você pode conferir um guia completo com o passo a passo para descartar corretamente o óleo lubrificante na oficina.

3 – Impermeabilização e caixa de filtragem

Ainda na parte de descarte do óleo, é importante lembrar que naturalmente resíduos de fluidos vão cair no chão da oficina. Ou mesmo vazarem de carros que estão ali para serem consertados.

Por isso, é indispensável fazer a impermeabilização do piso, o que vai prevenir que aquele óleo passe pela superfície – e até facilitar a limpeza. Além disso, é necessário instalar uma caixa para filtrar e separar a água do óleo e, na hora de lavar o chão da oficina, direcionar os líquidos dessa higienização para um ralo conectado à caixa de filtragem.

4 – Reuso de água na Oficina: Economia e Sustentabilidade

Algo já amplamente utilizado em indústrias, assim como em condomínios comerciais e residenciais, pode estar na agenda de sustentabilidade da oficina. O aproveitamento de água da chuva evita o desperdício de água potável e diminui a conta da loja.

A água captada pode ser usada para lavar o chão e as outras dependências da loja. Ou mesmo para as descargas sanitárias dos banheiros. Obviamente a implantação do sistema demanda investimento, mas o retorno é rápido.

5 – Aproveitamento da luz natural: Redução de Custos

O uso de telhas translúcidas é uma boa opção para aproveitar a luz do dia e usar menos energia da rede elétrica. A iluminação natural vai resultar no menor uso de lâmpadas e luminárias durante boa parte do horário de funcionamento da oficina.

6 – Energia solar

Na mesma pegada da captação de água da chuva e de aproveitamento de luz natural, é possível economizar ainda mais. Se a oficina tiver boa área de telhado, vale fazer o orçamento da instalação de placas fotovoltaicas para transformar a energia solar em energia elétrica para o estabelecimento.

Além de reduzir a conta de luz, um possível excedente pode ser jogado de volta na rede elétrica e servir como créditos para a oficina.

7 – Capacitação em Sustentabilidade: Engajando sua Equipe

Uma política de sustentabilidade dentro da oficina precisa ser acompanhada da conscientização e capacitação da equipe. É importante treinar seus funcionários e colaboradores para as mudanças que serão implementadas e engajá-los especialmente nas questões de reciclagem, descarte de óleo e uso racional de energia elétrica e água no ambiente de trabalho.

8 – Selo verde: Certificação Ambiental

Credencie sua oficina junto a organizações e redes que conferem certificação ambiental. Ter o selo verde na loja agrega valor ao negócio e à imagem de uma empresa responsável e preocupada com o meio ambiente. Além de atrair clientes que dão preferência a estabelecimentos que têm uma política sustentável.

Se você quer mais dicas de como melhorar a sua oficina, leia estes outros conteúdos do blog:

Sustentabilidade e reciclagem na sua oficina

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.