Reparo e manutenção de carros elétricos e híbridos

A eletrificação avança no mundo e no Brasil. Carros elétricos e híbridos começam a fazer parte do cenário das ruas e mostram não só uma mudança de hábitos do mercado, como resultam em um novo modelo de negócio no pós-venda. Tais modelos de automóveis exigem manutenção com suas particularidades.

No caso dos carros híbridos, a manutenção é basicamente a mesma dos veículos de passeio a combustão, só que com o adicional das baterias e do conjunto elétrico. Afinal, em seu funcionamento, eles mesclam motores a gasolina ou flex com outro elétrico.

Já nos carros puramente movidos por eletricidade, alguns procedimentos da revisão também seguem a cartilha dos veículos tradicionais a combustão. Porém, há bem menos componentes, especialmente no conjunto motriz, mais simples e compacto. Sem falar, mais uma vez, nas baterias.

Hoje vamos abordar justamente as peculiaridades no reparo e na manutenção de carros elétricos e híbridos. Como são as revisões e os consertos, como é feita a inspeção da bateria e de outros componentes comuns a qualquer veículo.

Manutenção de carros híbridos

Os veículos híbridos usam o motor de combustão interna com os mesmos itens e peças que precisam de manutenção periódica. Por isso, a revisão desse tipo de carro eletrificado é indicada a cada 10 mil km e deve checar sistemas de frenagem (pastilhas e discos), filtros (de combustível, de ar e de óleo), mangueiras, caixa de direção, sistema de escapamento, entre outros.

Sem falar na troca do óleo lubrificante, que deve seguir as especificações da montadora. Além disso, praticamente todos os carros híbridos usam câmbio automático, então a manutenção deve incluir ainda a inspeção do sistema e fluido da transmissão.

O carro híbrido, contudo, exige mais na hora da manutenção. Afinal, ele carrega um motor elétrico e uma bateria própria para o sistema – que não é aquela bateria comum de chumbo usada em modelos puramente a combustão.

Mas isso varia conforme o tipo de sistema híbrido que o veículo usa. Os chamados híbridos-leves, por exemplo, usam uma bateria (de 12V a 48V) que funciona como um gerador de eletricidade ou mesmo alternador. Ele não traciona as rodas, mas auxilia o propulsor de combustão para aliviar o consumo de combustível e as emissões de poluentes, principalmente.

A revisão do sistema começa pelo diagnóstico via scanner, que pode detectar possíveis falhas, assim como o estado das baterias.

Já nos híbridos funcionais ou plug-in, os motores elétricos são mais potentes e movimentam o carro. Por isso, usam baterias mais parrudas e com maiores capacidades – consequentemente, mais complexas. Aqui também se faz necessário o uso de scanner automotivo para fazer a varredura do sistema.

No caso, os motores elétricos desses carros híbridos são compactos, leves e com menos componentes e peças. Mesmo assim, demandam mão de obra qualificada na hora de qualquer reparo ou manutenção. Assim como – e principalmente – as baterias, sobre a qual falaremos mais ainda neste conteúdo.

Manutenção dos carros elétricos

Quando falamos de modelos zero combustão, a manutenção torna-se bem mais simples na parte que diz respeito ao powertrain. Afinal, troca-se um conjunto mecânico com muitos itens por um motor elétrico que usa basicamente rolamentos.

Ou seja, nada de engrenagens, pistões, cilindros, correias, velas de ignição, filtros de óleo, bomba e filtro de combustível, entre outros. Assim como nos híbridos, é necessário um equipamento de diagnose eletrônica para a checagem do motor elétrico e a verificação de seus rotores internos.

Só que as semelhanças com os carros a combustão voltam ao se falar das outras partes do carro. Na manutenção do elétrico, é preciso checar outros componentes comuns a qualquer veículo flex ou a gasolina. Tais itens, inclusive, tendem a ser diferentes pelo peso extra que a bateria agrega ao automóvel.

Isso diz respeito à verificação do sistema de freios, assim como à checagem da suspensão (amortecedores e molas). E, se por um lado, o carro elétrico dispensa o óleo do motor, por outro, demanda lubrificantes específicos. Tanto as graxas da suspensão, como os fluidos do freio e até mesmo da transmissão.

Além disso, o sistema de motor elétrico e suas baterias são sensíveis a temperaturas extremas. Para evitar que as variações de calor ou frio comprometam a durabilidade do conjunto, usa-se o mesmo líquido de arrefecimento usado nos veículos a combustão, que precisa ser verificado durante as revisões.

Mas e a bateria?

A alma de todos esses carros, elétricos ou híbridos, são os packs com células de baterias que alimentam o motor elétrico. Por isso, a manutenção desses tipos de veículos só é possível com o uso do scanner. A cada revisão, deve-se utilizar o aparelho para checar o status da peça.

Os equipamentos fazem uma espécie de varredura das baterias para medir o state of health (SoH), ou seja, o estado de saúde do sistema. Ali constam informações sobre as temperaturas em que estão operando e se há algum problema nos conjuntos. Também informa o quanto do ciclo de vida dela já foi atingido – as baterias perdem de 2% a 4% de suas propriedades originais por ano.

Bom lembrar que as baterias são seladas e operam em alta tensão. Por isso mesmo, não devem ser abertas, além de só serem manuseadas por profissionais treinados. Ao mesmo tempo, as fabricantes costumam oferecer oito anos de garantia para a peça que, sozinha, pode custar mais da metade do valor do carro.

Por fim, a manutenção dos carros elétricos e híbridos plug-in ainda deve contemplar outro item: a checagem das portas e do bocal de carregamento das baterias. Importante para garantir a recarga de cada uma e a autonomia dos veículos.

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