Padronização de serviços em oficinas mecânicas

A gestão de uma oficina demanda vários pontos. Desde a organização do fluxo de carros e espaços até uma gerência eficiente de finanças e pessoal. Outro ponto importante para este negócio é a padronização de serviços mecânicos.

Isso é um desafio para empresas de todos os segmentos e também para empreendimentos do setor de reparação automotiva. Porém boas práticas de padronização nos serviços vão garantir redução de custos e aumento da produtividade em sua oficina mecânica.

Ao padronizar o seu atendimento e o seu serviço, você atende o seu cliente de forma eficaz. Isso significa que o consumidor ficará satisfeito e voltará, e que o serviço no carro dele será feito de modo mais rápido, o que resulta em menos tempo do veículo no pátio da oficina.

Sem falar na boa reputação que a padronização do serviço agrega à imagem da sua oficina. Cliente satisfeito é garantia daquele “boca a boca” positivo para a sua loja.

O que é padronização de serviços?

É um conjunto de ações estratégicas que vão padronizar as tarefas e funções dentro da oficina. A ideia é estabelecer um modelo-padrão de atendimento, execução de serviços e métodos de operação que será seguido por toda a equipe.

Treinamento

Preparar os funcionários é o primeiro passo para esta padronização. Qualificar sua equipe não só para os serviços, mas treiná-la também para os procedimentos dentro da oficina.

Estabeleça regras bem claras para o bom andamento dos serviços. Ressalte a importância do fluxo de atendimento e serviço na oficina. Veja e reveja os passos nas tarefas, desde quando o veículo chega à loja até sua entrega ao cliente.

Processos

Faça o mapeamento de todas as atividades realizadas. A partir daí, identifique quais delas podem ser padronizadas na rotina da mecânica.

Defina, por exemplo, quantos mecânicos vão operar em uma estação de trabalho e quais equipamentos e ferramentas serão necessários ali. Estabeleça também qual o nível de demanda para cada tipo de serviço, seja troca de óleo, amortecedores e suspensão, reparos mecânicos, eletricista etc.

Padrão de serviço e atendimento

Outro ponto importante na questão da padronização é identificar o potencial da sua equipe. Observe o ritmo de trabalho de cada colaborador e também em que o funcionário se destaca e em que ainda pode melhorar.

Daí, crie um padrão de operação. Dentro de um planejamento que envolva designação de tarefas, tempo de serviço e ferramentas e máquinas necessárias para que cada colaborador execute bem suas funções.

A comunicação sobre esta padronização nos serviços para seus funcionários também é necessária. Deixe bem claro o que cada um tem de fazer, a importância dos prazos e do bom atendimento e como é fundamental seguir um cronograma em suas tarefas. Faça isso como forma também de engajar a sua equipe.

Quais as vantagens da padronização dos serviços da oficina?

  • Reduções de diagnósticos errados e conclusões equivocadas dos serviços
  • Maior produtividade da equipe
  • Facilidade no treinamento de novos colaboradores
  • Menor índice de erros e problemas dentro das etapas dos reparos automotivos
  • Agilidade na execução dos serviços e entrega dos veículos
  • Maior fluxo de veículos na oficina
  • Redução de custos e aumento do faturamento

Padronização com flexibilidade

Vale lembrar que padronizar não é transformar a operação de sua oficina mecânica em algo engessado. Esteja sempre aberto a mudanças nos processos e estimule seus funcionários a darem sugestões sobre o que pode ser melhorado ou mudado.

 

Em nosso blog, você encontra conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que goste.

Padronização de serviços em oficinas mecânicas

Texaco Lubrificantes: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco Lubrificantes dá a força que seu varejo precisa. Com seus produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.