Hoje, todo o veículo tem lá no quadro de instrumentos: RPM. Fica no conta-giros, geralmente acompanhado de uma operação matemática, “x 1.000” ou “x 100”, conforme o modelo. A sigla é até de conhecimento público, significa “rotações por minuto”, mas muitas pessoas não sabem como ela influencia a performance do caminhão ou mesmo de toda uma frota.
Então, é hora de entender sobre a importância da RPM justamente para saber como usá-la a favor. Assim, é possível obter maior eficiência e reduzir custos operacionais de um ou mais caminhões.
O que é RPM?
RPM é a sigla para rotações por minuto e um indicador muito importante para qualquer veículo. Ela pode ser visualizada no conta-giros do painel de instrumentos de caminhões, ônibus, comerciais leves e carros de passeio.
Toda vez que o pistão do motor realiza um movimento de subida e descida dentro do cilindro, o virabrequim (também conhecido como eixo de manivelas ou árvore de manivelas) completa uma rotação.
A RPM calcula, então, quantas vezes esse ciclo foi completado, por minuto, e o ponteiro aponta o número lá no painel – daí, inclusive, o nome conta-giros, pois indica a quantidade de “giros” do virabrequim. Se o instrumento estiver em 6 e o padrão for “x 1.000), significa que o veículo está rodando a 6 mil rotações por minuto.
Por que é importante controlar as RPM?
Repare que, em geral, os conta-giros dos veículos têm símbolos ou avisos luminosos em cores: verde, amarela e vermelha. Os tons servem para orientar ao motorista sobre os melhores momentos de trocar a marcha, dentro da rotação correta.
Desta forma, ele vai não só preservar o motor e a transmissão, como economizar combustível, já que o conjunto mecânico vai funcionar dentro da faixa de rotação ideal, sem forçar demais o propulsor.
Lembre-se de que, ao mudar a marcha antes do momento certo, o motor terá de fazer força a mais para chegar ao nível de RPM para trafegar com força suficiente. Já ao esticar demais as relações da transmissão e mudar de marcha com os giros muito acima, força-se o motor. Em ambos os casos, ocorre também queima a mais de combustível.
Como controlar as rotações por minuto?
As cores e símbolos no painel do veículo no conta-giros servem justamente para que o caminhoneiro saiba em qual regime de rotação o motor está rodando e também qual o melhor momento de trocar a marcha. Entenda:
- Verde: significa que a velocidade do veículo e as rotações do motor estão compatíveis e em um bom nível de condução, que mantém o conjunto mecânico dentro do funcionamento ideal;
- Amarela: se o aviso luminoso mudar para amarelo, indica que a velocidade e rotação não estão no ponto ideal. O que resulta um esforço a mais do motor e o aumento do consumo de combustível;
- Vermelha: é quase um sinal de advertência, pois indica que o motor está rodando a uma rotação muito elevada. Ou seja, o motorista está pisando muito fundo no pedal do acelerador, o que força o motor e aumenta consideravelmente o consumo de combustível.
Mas e na hora de ultrapassar?
Na estrada, muitas vezes a gente precisa dar aquela pisada mais forte para ultrapassar. Nestas situações de retomada de velocidade, é normal a luz vermelha acender, até porque é um momento em que se precisa da força plena do motor – até por questão de segurança.
Em situações pontuais, como essas de ultrapassagens, não tem problema exceder as RPM ideais. O problema é andar com a luz vermelha por muito tempo ou de forma constante, seja em baixas ou alta velocidades. Isso pode provocar danos ao propulsor, inclusive quebra e superaquecimento que só uma retífica vai resolver.
Como monitorar a RPM da frota?
Como você viu, a RPM impacta diretamente na eficiência e durabilidade do caminhão. No caso de frotas, é importante orientar os motoristas sobre a importância de dirigir dentro das rotações ideais do motor para preservar o conjunto mecânico e evitar gastos excedentes com manutenção e combustível.
Ao mesmo tempo, existem hardwares e softwares de gestão de frotas que permitem controle melhor e preciso da RPM dos veículos. Por meio de telemetria, é possível monitorar como foi a viagem de cada caminhão, van ou carro e conferir se um condutor excedeu demais nas rotações do motor durante o trajeto.
Desta forma, fica simples traçar o perfil dos motoristas e fazer treinamentos específicos para os operadores que costumam abusar do pedal do acelerador. Isso vai garantir a segurança do próprio condutor, além de uma frota com menos gastos de combustível e manutenção, o que se configura no melhor desempenho dos veículos e melhor performance financeira do departamento.
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