Um bom material de divulgação na loja ou oficina mecânica é importante para aumentar as vendas
Colocar adesivos, faixas e banners com a divulgação de produtos é essencial para fazer com que o seu cliente saiba o que você oferece na oficina. Só que é importante que esse material de apoio esteja exposto de forma visível e bem distribuída, para que se converta em mais vendas e lucratividade.
Então, é preciso analisar e planejar a comunicação visual. Verificar os locais com maior fluxo de clientes dentro da loja, pensar na melhor posição de fixação de faixas e banners e até escolher o tipo de material que será mostrado na sua oficina são medidas simples que vão te ajudar a gerar mais receita para o negócio.
Por esta razão, criamos um roteiro com dicas básicas para você expor da melhor maneira o material de divulgação dos seus produtos!
Mapeie sua loja
A primeira coisa a fazer é monitorar o fluxo de pessoas em sua loja. Observe, no dia-a-dia, em quais espaços os clientes ficam mais tempo ou transitam com mais frequência, tanto dentro como na parte externa da loja. A partir daí, selecione os “Pontos quentes” para fazer a comunicação visual dos produtos e promoções.
O que são “Pontos Quentes”?
São os locais que garantem fácil visualização e identificação, e que têm forte impacto na trajetória e na decisão de compra do cliente. Pode ser a entrada da loja, as ilhas da oficina, paredes mais “livres”, áreas da recepção e do balcão e a sala de espera para clientes.
Já os “Pontos frios” são aqueles onde a visibilidade é fraca e o fluxo de pessoas é baixo. O que vai resultar em uma comunicação deficiente e em uma baixa interação com o consumidor.
Selecione os materiais de divulgação para a oficina mecânica
Depois da escolha dos “pontos quentes” da oficina para exposição dos materiais de divulgação e promoção, é hora de definir qual tipo de peça se adequa mais a cada local escolhido. Banners, faixas e adesivos devem ser aplicados de modo que estejam bem visíveis, mas que também se adequem visualmente àquela parte do estabelecimento.
Ou seja, é importante garantir que todos os materiais e o produto da promoção fiquem expostos da melhor maneira e nas áreas corretas de visibilidade. Lembre-se de que é essa apresentação eficiente do material de divulgação que vai gerar maiores oportunidades de vendas.
O que fazer e o que não fazer
Preste atenção ao tipo de divulgação e ao espaço em que o material será colocado na sua oficina mecânica. A altura de onde ficará a peça é de suma importância para que seu cliente veja de forma clara e rápida o produto ou a promoção. Então, é fundamental que o material esteja na altura dos olhos.
Colocar um banner ou faixa em posição muito baixa da parede, próximo ao rodapé, por exemplo, ou em uma parte muito alta – encostada no teto – terá pouca eficácia. O cliente dificilmente vai visualizar o material.
Além disso, não os aplique atrás de vasos, mesas, cadeiras e equipamentos. Também evite colocá-los em paredes mal iluminadas, com muitas áreas de sombra ou que sejam “tapadas” por veículos que estão na loja para manutenção.
Também observe se a área tem muito manuseio de ferramentas, elas podem danificar banners, painéis, faixas e mesmo adesivos.
Aqui algumas dicas de como aplicar cada material na sua loja:
Banner
Este tipo de material de divulgação deve ser colocado em locais de grande visibilidade, como a área externa da loja, na entrada principal dos clientes ou próximo ao local da compra. O ideal é que fique a 1,80 metro de altura do chão. Do lado de fora, fique atento ao vento para que não o derrube ou danifique.
Adesivo
Devido ao tamanho menor, permite distribuição mais variada pela oficina. Preferencialmente, coloque-o em superfícies planas, paredes ou vidros. Tome cuidado para que a peça não fique torta ou com bolhas – use espátula de silicone na hora de colar o material.
Na loja, vale fixar adesivos na parte de cima do balcão de produtos. Também é adequado que eles estejam em ambientes como a sala de espera do cliente ou o caixa.
Cartaz
Deve ser fixado, preferencialmente, em paredes próximas aos locais de compra, balcões do caixa ou de produtos e também nos ambientes de espera dos consumidores. Sempre na altura dos olhos. Então, considere uma distância do chão de mais ou menos 1,70 metro.
Faixa
Este tipo de peça é maior, por isso deve estar em posições mais altas e em locais que permitam a visualização mais a distância. Pode ser colocada nas áreas externas, próximo da fachada ou no alto da oficina, fixada nas duas paredes, de modo que não atrapalhe a operação de elevadores, por exemplo.
Vale também na parte mais superior de paredes grandes, ainda mais em estabelecimentos com o pé-direito elevado. Veja se os caminhões que estão em serviço na loja não vão bloquear a visualização da peça.
Folders e panfletos
Acomode-os de forma organizada em cima de balcões de atendimento e de produtos, e nas mesas da sala de espera dos clientes. Se você tiver área de café para os seus consumidores, posicione o material promocional também de forma bem visível.
Segue abaixo exemplo da aplicação do material de divulgação da oficina mecânica.
Dica especial!
Se você revende produtos Texaco na sua loja, pode ter acesso aos materiais de divulgação por meio do distribuidor da sua região! E tem mais, sua loja pode participar das promoções da marca, que, muitas vezes, dão prêmios também ao consumidor final, como foi o caso da promoção Pedágio Livre, que premiou os 80 ganhadores com vale-pedágio de R$ 1.500,00!
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Checklist
Depois de distribuir os materiais de divulgação pela oficina, faça a verificação completa para garantir que todas as peças estejam bem visíveis. Importante fazer esse checklist em um dia de funcionamento normal e movimentado da loja.
Primeiro, passe de carro em frente à oficina para ver se o material de divulgação está bem colocado de modo que qualquer motorista consiga fazer a leitura rapidamente. Dentro da loja, transite como se fosse um cliente para atestar se os cartazes, faixas e adesivos estão bem expostos e que não há nada obstruindo a leitura.
Por fim, verifique se todas as peças estão bem fixadas, para que não se soltem ou caiam, provocando acidentes. Garanta que toda a comunicação visual na oficina passe a mensagem por completo para gerar mais vendas e receita para o estabelecimento.
Apresentamos abaixo alguns artigos para auxiliá-los nas atividades da sua oficina mecânica:
- Aquecimento de motores a diesel: quais as causas e consequências do fato.
- Vídeo: Sistema de lubrificação do motor.
- Óleo Ursa: reduza os custos e aumente o desempenho da sua frota.
E em caso de dúvidas, já sabe: deixe nos comentários!
Além das dicas incríveis de como expor material de divulgação na sua oficina, confira o Guia de Marketing que produzimos para dar mais visibilidade ao seu negócio!