Muitas empresas do segmento de logística e transporte planejam o crescimento da frota para atender à demanda disponibilizada em nosso território. A sua é uma delas?
Para que esse crescimento aconteça, é necessário realizar um planejamento estratégico, ou seja, todo processo operacional precisa seja muito bem analisado, adotando a política do “pé no chão”.
Por que planejar o crescimento da frota?
É comum encontrar empresas que visam lucro e possuem como objetivo obter o melhor retorno sobre os investimentos (ROI) e, certamente, no setor de logística e transporte isso não seria diferente.
Vale lembrar que o custo com a logística diz respeito a uma parte importante das despesas com o transporte de carga do Brasil. E quando falamos em custo, é preciso pensar em:
- Imprevistos na estrada;
- Paradas no trânsito;
- Tempo utilizado em deslocamento e abastecimento, entre outras atividades.
É necessário ter um controle sobre o tempo que é gasto em cada serviço, incluindo os aspectos acima. Assim, o gestor poderá agir para tornar a rotina do motorista otimizada, obtendo maior produtividade da frota.
Como desenvolver um planejamento para o crescimento da frota?
Planejar o crescimento da frota não é tarefa tão simples. Existem diferentes variáveis envolvidas no processo. Confira a seguir como fazê-lo:
#1 – Faça um planejamento financeiro preciso
O planejamento financeiro irá determinar o futuro da empresa. Por isso, é muito importante que ele seja realizado com qualidade, para que você tenha a projeção das receitas e gastos.
Dessa forma, você conseguirá definir os próximos passos para o negócio, direcionando o uso do capital disponível para o crescimento e realizando os cortes necessários para não obter prejuízo.
Seja qual for o tamanho do negócio, é indispensável um planejamento financeiro realista, para que a empresa cresça de forma sustentável e saudável.
#2 – Faça um bom estudo de mercado
Se você deseja ver a empresa crescendo, uma dica importantíssima é: conheça a concorrência!
Um estudo de mercado irá te ajudar a entender de forma eficiente o setor em que o negócio está inserido, identificar as necessidades do segmento, as oportunidades e a situação da empresa diante dessas informações.
Além de conhecer muito bem a concorrência, é crucial saber quem é o seu cliente! Você precisa saber quais são as dores e necessidades do consumidor para descobrir qual a relevância da empresa para ele.
Assim, será possível realinhar as estratégias do negócio e também criar novas oportunidades para que ocorra a expansão da empresa. Além disso, você também poderá traçar uma estratégia de marketing precisa!
#3 – Cresça com qualidade
Crescimento e desenvolvimento não são necessariamente sinônimos. Afinal, se a empresa cresce e perde a qualidade do serviço oferecido, há algo de errado aqui.
Por isso, você deve criar uma estratégia para que o crescimento aconteça de forma controlada, sustentável e, principalmente, mantendo o padrão de excelência oferecido pela empresa.
O que você deve identificar para crescer de forma correta? Algumas dicas são:
- Manter seus funcionários sempre engajados
- Saber quais são as necessidades da empresa
- Captar talentos disponíveis no mercado
Essas são algumas atitudes que irão tornar o negócio mais competitivo, impactando em um crescimento sustentável!
Alternativas para a ampliação da frota
Quando uma frota que foi dimensionada para as atividades de transportes de empresa não atende à demanda de serviços, cabe ao gestor de frota buscar alternativas para a resolução desse problema.
Apresentamos, a seguir, alternativas para a ampliação de frotas para as empresas de transporte:
Ampliação por meio de formação de frotas combinadas com terceiros:
- Franchising
Acontece quando o negócio decide abrir as portas para interessados em ostentar o nome da empresa em diferentes regiões, tornando-se franqueados.
- Locação de veículos
Quando ocorre o aluguel da frota de acordo com as necessidades da empresa, podendo incluir motorista, manutenção e outros serviços adicionais.
- Terceirização
Prática muito comum que acontece quando há o repasse da execução de serviços e processos a prestadores de serviços especializados.
- Parceria
Agrega as demandas e o uso das frotas com a divisão da receita de forma proporcional aos custos operacionais.
Nesses casos, não há a necessidade de realizar investimentos em veículos, pessoas ou estrutura.
Algumas alternativas para a aquisição de frota
Nesta modalidade, cabe ao empresário a realização de investimento para a compra dos equipamentos. Destacamos:
- Dinheiro
Quando o empresário utiliza recursos próprios na aquisição dos veículos e de acordo com a negociação, pode obter descontos consideráveis.
- Leasing
Consiste em um arrendamento com a alternativa de realizar a devolução do veículo ou comprá-lo ao término do contrato.
- Finame
O BNDES FINAME utiliza recursos do BNDES para oferecer financiamento para a aquisição de equipamentos novos, seja qual for o porte da empresa. O financiamento do BNDES possui condições e vantagens diferenciadas para pagamento, prazos e amortização.
- Compra em lotes por cooperativas
Nessa modalidade, os associados realizam a aquisição de veículos em nome de uma cooperativa, obtendo, assim, condições especiais de prazos, pagamentos e valores. Esses veículos são distribuídos aos associados conforme a necessidade apresentada.
Conclusão
O gestor de frota precisa se especializar no segmento de transporte e proporcionar alternativas que possam beneficiar a empresa.
Conhecer como funciona essa estrutura é de fundamental importância
Conheça os nossos artigos que ajudarão o gestor de frota em suas atividades:
- Manutenção de frota: reduzindo seus custos operacionais
- KPI na gestão de frotas: análise do retorno do investimento
- Gerenciamento de risco em transporte: confira como fazer!
Em caso de dúvidas, registre nos comentários!
Texaco Lubrificantes: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!
Com a melhor e mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco Lubrificantes se compromete em manter seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site!
Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!