Atuar com metas é uma das etapas fundamentais para realizar um bom planejamento da sua oficina mecânica.
Afinal, um planejamento bem executado leva a resultados bem-sucedidos.
E, sem metas, não há como saber como anda o desempenho da sua oficina mecânica de veículos pesados!
Por isso, é importante que um negócio, seja qual for o segmento, tenha metas atingíveis, ou seja: realistas.
Portanto, esteja atento aos números do seu segmento de atuação e aos indicadores da economia. Dessa forma, será possível estimular o crescimento.
A curto prazo, você irá manter a sua oficina mecânica operando a todo vapor. Já a longo prazo, será possível pensar em expandir o seu negócio.
Para atingir as metas de faturamento, é fundamental pensar na parte essencial do planejamento: seus colaboradores! A motivação para atingir o cumprimento da meta é a chave para o bom resultado.
Vale lembrar que eles devem ser sempre reconhecidos quando o objetivo for atingido. Assim, eles continuarão motivados e terão o desempenho cada vez melhor.
Importância do planejamento para as metas de faturamento
Se você deseja alcançar resultados expressivos em sua oficina mecânica, primeiro é preciso entender que será necessário definir as suas metas de faturamento.
Desse modo, toda a sua equipe estará mobilizada para atingir o objetivo proposto: da gestão aos colaboradores.
Porém, as metas de faturamento não são o único tipo de planejamento necessário para o seu negócio!
Ter controle sobre as peças utilizadas também é fundamental para um planejamento eficaz a respeito do funcionamento da sua oficina mecânica.
Como aumentar o faturamento da sua oficina?
Para alcançar resultados cada vez melhores para a sua oficina mecânica de veículos pesados, oferecendo serviços de excelência para os gestores de frotas e motoristas de ônibus e caminhões, algumas ações devem ser realizadas:
Cuide do seu atendimento
Atender bem um cliente é fundamental para fidelizá-lo, ou seja, fazer com que ele volte mais vezes à oficina.
Construir uma longa relação de confiança e credibilidade leva tempo, mas basta um atendimento ruim ou serviço mal executado para colocar tudo a perder.
Além disso, uma oficina mecânica limpa e organizada também é um fator essencial para gerar confiança em seus clientes.
Outro fator indispensável é proporcionar um tempo de espera de qualidade ao seu cliente! Ao receber motoristas de veículos pesados, tenha em mente que são pessoas que viajam distâncias e possuem poucos momentos de conforto.
Logo, uma dica é oferecer um espaço para o cliente na oficina com internet, água e café, por exemplo. Leia mais sobre o assunto em nosso artigo: Espaço para o cliente na oficina: Experiência que traz retorno
Oferecer produtos/serviços para o veículo
Outra possibilidade para aumentar os lucros da oficina mecânica é oferecer produtos e serviços para todo o veículo.
Esta ação irá demonstrar o conhecimento que você e seus colaboradores possuem sobre automóveis, além da preocupação com a melhor manutenção do carro.
Mas é preciso ter cuidado: você não pode passar a impressão de que está “empurrando” serviços, senão irá causar o efeito contrário em seu cliente.
Por isso, deixe claro que a manutenção preventiva evita problemas maiores no futuro.
Seja eficiente nos serviços prestados
Oferecer diferentes serviços em sua oficina de veículos pesados é um diferencial, sem dúvidas, mas realizar com agilidade e excelência é fundamental!
Por isso, é importante que os colaboradores desempenhem o trabalho com eficiência. Um serviço bem realizado evita que o cliente volte insatisfeito porque o veículo continua com o problema em questão ou por surgirem novos após a ida à oficina.
Assim, a satisfação do cliente será aumentada, ele será fiel ao seu negócio e você irá atrair novas pessoas que desejam realizar a manutenção de seu caminhão, por exemplo, o que irá aumentar o seu faturamento!
Busque parceiros de negócio
Um segredo para aumentar o faturamento da sua oficina mecânica é por meio dos parceiros de negócio.
Algumas parcerias que podem ser estabelecidas são com empresas que atuam no segmento automotivo: seguradoras, locadoras e até mesmo com donos de frotas de veículos pesados.
Estas oportunidades podem te deixar mais perto de alcançar as suas metas!
Fidelize seu cliente!
Você atrai um novo cliente, realiza um bom atendimento e… acabou?
A etapa de pós-venda é fundamental para fidelizar o seu cliente: manter um relacionamento é a chave para trazê-lo de volta!
Uma dica é estabelecer contato por WhatsApp ou Telegram. Assim, você pode oferecer serviços em um valor promocional, se desejar, e enviar dicas sobre os cuidados com o veículo. Você pode, inclusive, compartilhar conteúdos do nosso Blog!
Lembre-se: manter um cliente fiel ao seu negócio é mais barato que adquirir um novo! Além disso, um consumidor fiel indica a sua oficina para outras pessoas.
Também vale pensar em programas de fidelização. Sabe aqueles estabelecimentos que dão um cartão para o cliente e carimbam a cada serviço realizado? Que tal fazer o mesmo em sua oficina?
Você pode oferecer, por exemplo, uma troca de óleo gratuita quando o seu cliente conseguir todos os carimbos do cartão.
Como definir as metas de faturamento?
Se você já entendeu o motivo de precisar de metas de faturamento e algumas ações a serem realizadas para aumentar os seus lucros, vamos entender como definir as metas de faturamento da sua oficina de veículos pesados.
Estas são algumas dicas que preparamos:
- Atenção ao seu histórico de vendas: Quais são os serviços mais vendidos? Quais peças costumam ser comercializadas para os seus clientes?
Estas respostas podem ser um começo para você entender onde deve buscar aumentar o seu faturamento. - Estabeleça as suas prioridades: Ter foco é fundamental aqui! Conforme o que foi falado acima, a partir do seu fluxo de caixa você saberá quais caminhos deve seguir. O ideal é não selecionar metas demais, pois você pode se perder e não executar nenhuma com sucesso.
- Não seja sonhador: Suas metas precisam ser realistas e possíveis de serem realizadas. Por exemplo, se você deseja aumentar os serviços de manutenção de caminhões em 200%, precisa ter mão de obra, espaço e equipamentos compatíveis com o objetivo.
- Mas também não seja modesto demais: Metas que não desafiam não te farão crescer! O mesmo vale para os seus colaboradores. A falta de objetivos bem definidos não motivará ninguém a melhorar a performance na oficina.
Lembrando que você precisa divulgar os serviços oferecidos em sua oficina! Assim, seus potenciais clientes poderão te encontrar. No artigo a seguir, explico como fazer a sua oficina aparecer no Google.
Não se esqueça da sua equipe!
Não adianta estabelecer metas ambiciosas se você se “esquecer” da sua equipe.
A motivação é essencial para um serviço de excelência. Um exemplo é oferecer uma bonificação para quem realizar as metas propostas, como um número de serviços feitos/clientes atendidos.
Mas lembre-se: apenas um aumento de salário não é o suficiente para manter a sua equipe sempre motivada. Um bom ambiente de trabalho é fundamental para que os serviços sejam desempenhados com ainda mais dedicação.
Em nosso blog, publicamos conteúdos para ajudar em sua jornada de informação e estimular o desenvolvimento do seu negócio. Esperamos que tenha gostado.
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