Havoline Full Synthetic CVT Fluid

Muito se fala em cuidados com os veículos, mas nem sempre todos os itens são vistoriados com a devida atenção, como é o caso da transmissão. Por isso, estamos aqui para falar sobre o Havoline Full Synthetic CVT Fluid.

Derivado do inglês que dá nome à sigla, Continuously Variable Transmission ou CVT, esse tipo de transmissão apresenta variação contínua, proporcionando o não escalonamento do número de marchas.

Nesse caso, os valores são típicos, sendo de 2,5:1 para redução a 0,5:1 para sobremarcha, o que garante maior eficiência na faixa de rotação.

Existem dois tipos de transmissão CVT, utilizados para veículos híbridos e não híbridos: mecânica e eletromecânica ou mais conhecida como e-CVT.

As duas têm controle eletrônico, porém com distinções entre si, saiba quais são elas:

  • CVT mecânica

Possui como componente principal o variador mecânico contínuo, que pode existir por meio de polias expansíveis ou toroidal (discos e roletes). 

  • CVT eletromecânica

Também recebe o variador mecânico contínuo como principal componente, porém leva uma ou mais engrenagens planetárias associadas. Sendo assim, na maioria dos casos, está conectada a dois motores/geradores elétricos.

Na e-CVT, as rodas recebem a comunicação sem interrupção de torque, fazendo com que não ocorra mudança escalonada da relação de transmissão.

A transmissão do tipo CVT nada mais é do que uma simulação infinita de combinações de marcha, extinguindo as engrenagens e usando polias em V para tal.

Esse é um sistema que possui capacidade suficiente para diminuir o consumo de combustível, sem perder no ganho de aceleração, além da percepção de que o carro nunca está trocando de marcha.

Aí entra o sistema hidráulico, comandando a largura adequada entre as polias (de diâmetro variável e unidas por uma correia ou corrente metálica de alta resistência), fornecendo o ajuste instantâneo e ideal para que a solicitação de aceleração seja cumprida no momento exato. Isso impede o atraso entre as trocas de marchas e os trancos comuns em outros tipos de transmissão.

Carros que possuem transmissão CVT possuem menor índice de quebras e outros problemas, pois o movimento de transmissão de rotação do motor para as rodas é simples e sem engrenagens, permitindo suavidade na aceleração, mantendo-a contínua e silenciosa.

Mas como é possível garantir o bom funcionamento do veículo e aumentar também sua vida útil?

Havoline Full Synthetic CVT Fluid

Havoline Full Synthetic Fluid CVT, para modernas transmissões continuamente variáveis

O fluido da linha Havoline foi projetado para garantir melhor performance aos veículos que possuem transmissão de marcha do tipo CVT.

Com a utilização desse produto Texaco, as transmissões CVT podem sofrer desgaste muito menor em seus componentes: correia/corrente, polias, transferência de torque e maior durabilidade devido à inexistência da trepidação.

Havoline Full Synthetic Fluid CVT oferece proteção superior a altas temperaturas, pois resiste efetivamente à oxidação e, por essa alta resistência, também é possível conseguir maiores intervalos entre as trocas de fluido.

No caso de baixas temperaturas, garante excelente fluidez, com um desempenho que vai além do ideal nessas condições. Além disso, proporciona máximo desempenho, inclusive de embreagem, economia de combustível, aumento na vida útil, proteção contra desgaste, corrosão e formação de depósitos.

O fluido em questão é formulado com óleos básicos sintéticos e modificadores de viscosidade estáveis ​​ao cisalhamento, oferecendo maiores benefícios do que outras opções existentes no mercado.

Já falamos sobre algumas informações do CVT Fluid, mas uma listagem nos mostra melhor os benefícios da sua utilização. Confira:

  • Excelente fricção aço-aço, acoplamento e transferência de torque;
  • Excelente desempenho da embreagem úmida, mudanças e durabilidade antitrepidação;
  • Proteção superior em alta temperatura para efetivamente resistir à oxidação;
  • Intervalos de troca prolongados devido à estabilidade térmica;
  • Excelente fluidez à baixa temperatura para otimizar o desempenho em condições frias;
  • Maximiza a vida útil do equipamento, ajudando a proteger contra: desgaste, corrosão e formação de depósitos.

Todo o sistema é lubrificado, por isso é necessário que o balanceamento de óleo seja realizado de maneira efetiva e controlada.

Uma curiosidade do Havoline Full Synthetic Fluid CVT é que ele possui duas funções em um único produto, lubrificando e gerando atrito ao mesmo tempo, desde os planetários e pacotes de embreagem até as polias e correia/corrente.

Isso acontece para que a correia/corrente não patine sobre as polias, caso contrário o veículo não entraria em movimento. Tais níveis de atrito não conseguem ser oferecidos por outros tipos de lubrificantes, causando falhas no sistema CVT.

Por isso, cuidar para que o veículo seja abastecido com os melhores produtos evita as manutenções corretivas, diminuindo gastos imprevistos, como no caso de troca de materiais cruciais ao funcionamento do sistema.

Vantagens de um sistema CVT e recomendações de carros

Com um crescimento constante em todas as montadoras nacionais e importadas, o sistema de transmissão CVT vem ganhando espaço no segmento automobilístico.

Algumas características podem ser notadas facilmente, pois acarretam um desempenho muito mais eficiente. Resumindo os detalhes abordados ao longo do texto, temos:

  • Aceleração constante;
  • Ausência de trancos ao alterar a marcha;
  • Fluidez da arrancada até a velocidade de cruzeiro;
  • Aproveitamento da melhor faixa de potência do carro;
  • Consumo de combustível perceptivelmente menor;
  • Exclusão de troca de marchas para diminuição da velocidade;
  • Redução da velocidade, desacelerando em descidas;
  • Diminuição da perda de potência, quando comparada a uma caixa automática convencional;
  • Substituição de conversores de torque;
  • Menor emissão de poluentes.

Aplicações recomendadas para Havoline Full Synthetic Fluid CVT:

  • BMW/MINI P/N 83 220 136 376, P/N 83 220 429 154, EZL 799, EZL 799A;
  • Daihatsu AMMIX CVT, CVTF -DC, CVTF -DFE;
  • Dodge/Jeep NS-2, CVTF+4;
  • Ford CVT23, CFT30, WSS-M2C933-A, Motorcraft XT-7- QCFT, MERCON® C;
  • Honda/ Acura HMMF, HCF-2;
  • Hyundai/Kia SP-CVT 1, SP-III (unicamente CVT);
  • Mazda CVTF 3320;
  • Mercedes Benz 236.20;
  • Mini Cooper EZL 799, CVTF-J4;
  • Nissan NS-1, NS-2, NS-2V, NS-3;
  • Subaru Lineartronic CVTF, Lineartronic CVTF II, CV-30, High Torque CVTF, e-CVTF;
  • Toyota TC, FE;
  • Volkswagen/Audi TL 52180, G 052 180 A2, G 052 516 A2.

 

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Havoline Full Synthetic Fluid CVT

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20 comments

  1. Diego says:

    Olá! É a ICONIC (Texaco/Ipiranga) que produz os lubrificantes da HONDA? Este produto é igual ou compatível com o original?
    Preciso trocar o fluído (HCF2) da transmissão, tipo CVT, do meu carro (NEW CITY 2015) e percebo muito “tabu” (travamento de câmbio, desgaste de peças, barulhos estranhos, etc.) em relação a não utilizar somente produtos “originais” Honda, mas os valores dos lubrificantes “originais” são estratosféricos. Percebo que várias empresas têm lançado recentemente fluídos de transmissão para CVT, mas gostaria de comprar um produto similar/igual ao original.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Diego! Tudo bem? Sim produzimos os produtos para a Honda em Sumaré. Não são iguais e sim similares para a mesma aplicação. Lançamos recentemente o Havoline Full Synthetic CVT que atende a especificação HCF2 para câmbios CVT da Honda.
      Abraços!

  2. DANIEL DO NASCIMENTO LISBOA says:

    Bom dia pessoal,
    Qual óleo Texaco seria o correto para o uso no câmbio automático do Hyundai Azera ano 2009?
    Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente site.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Daniel! Tudo bem?
      A recomendação da Hyundai é:

      HYUNDAI GENUINE ATF SP III, DIAMOND ATF SP III, SK ATF SP III or other brands meeting the SP III specification approved by Hyundai Motor Co. O produto Texaco é o Havoline Full Synthetic ATF Multi-Vehicle.
      Abraços!

  3. fabian visintin says:

    Muito explicativo e concreto. Gostei, só fiquei com uma duvida.
    Essa lista é completa ou pode ter mais carros, por exemplo Renault Fluence, Mitsubishi Lancer entre outros tem CVT, podem ser utilizado nelas por exemplo?
    Obrigado.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Fabian ! Tudo bem? Por mais que nosso produto tenha vários atendimentos e aprovações é sempre necessário verificar qual é a especificação do óleo da Transmissão CVT que determinada marca e modelo de veículo requerem. Se estiver listado no Boletim Técnico do produto pode aplica-lo.
      Abraços!

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Henrique! Tudo bem? Sim para o ASX podemos indicar o Havoline Ultra W ProDS SAE 5W-40 API SN.
      Abraços!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Jefferson! Tudo bem?
      O produto recomendado pela Honda é um Dexron III, ou seja, Texamatic 7045E.
      Agradecemos o comentário e pra qualquer outra dúvida, pode nos chamar!

        • Especialista Texaco says:

          Olá, Jaime! Tudo bem? Para a primeira geração de CVT dos veículos Honda FIT 2005 e 2008, é recomendado um óleo ATF Dexron III, mas para outras gerações de transmissão CVT não devemos aplicar um ATF Dexron III.

          • Jaime says:

            Discordo. Os primeiros Fit cvt saiam de fábrica com ATF dexron III, mas esse fluido fazia o cvt trepidar e apresentar anomalias, então a Honda desenvolveu o CVT primeira geração para esse modelo, inclusive adotou esse mesmo fluido para o diferencial traseiro da CRV substituindo o fluído DPF.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Maurício! Tudo bem? Nesse caso, não pode aplicar o Havoline CVT, pois não atende as necessidades do diferencial da CRV.

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