O que fazer para sua loja de troca de óleo sobreviver na crise

O mercado de serviços automotivos tem sofrido com as consequências da crise econômica, entre eles a loja de troca de óleo.

Clientes que não possuem um cuidado especial com os carros não pensam duas vezes antes de cortar gastos com manutenção do veículo para economizar.

Já clientes que costumam fazer a manutenção preventiva regular, têm tentado diminuir custos recusando serviços extras oferecidos pelas oficinas automotivas e lojas de troca de óleo.

Pensando em atenuar esse quadro, separamos para você cinco dicas úteis para sua loja de troca de óleo, oficina ou autocenter sobreviver durante a  crise.

Caso tenha dúvidas no final do texto, deixe seu comentário. Boa leitura!!

Dê tudo de si no atendimento

Um bom atendimento é a melhor propaganda para o seu negócio. Você não gasta dinheiro extra, consegue satisfazer seus clientes e ainda ganha eventuais indicações no futuro – ou, ao menos, um cliente fiel.

Mas para isso acontecer, é preciso que sua equipe esteja alinhada com a proposta de oferecer um atendimento de qualidade. Garanta que seus colaboradores  não se contentem apenas com o básico.

Ofereça incentivos para que cada um deles vá além em seus atendimentos.

Seja uma remuneração extra no final de ano ou um plano de metas de vendas e atendimentos. Mostrar interesse pelo sucesso dos funcionários tende a gerar bons resultados para o seu negócio, com o aumento de demanda e clientes fidelizados.

A ideia de uma troca de óleo mal iluminada, com “profissionais” sujos e desbocados, trabalhando em um ambiente igualmente sujo e mal cuidado, já não funciona. Os clientes estão mais exigentes.

Pense também naquele serviço extra que você poderia ter oferecido depois de trocar o óleo. Enfim, você sabe que cada Real que deixou de ganhar nesses atendimentos fará falta no fim do mês.

É importante e essencial que isso esteja bastante claro para você e para sua equipe!

Será uma missão difícil, sobretudo se você não tiver profissionais capacitados. E que entendam a importância de prestar um bom serviço.

Mas sua missão, enquanto dono de uma loja de troca de óleo, é garantir que nenhuma oportunidade seja perdida por conta de um atendimento inadequado ou um ambiente que colabore para tal.

Ainda não acredita na importância do atendimento? Veja essa pesquisa de 2014, publicada pela revista Exame:

23% dos clientes dizem que uma empresa é boa quando a mesma oferece produtos de qualidade.

Já o segundo fator que mais pesa na avaliação é justamente a presença de funcionários solícitos, disponíveis e ágeis (16%).

Então, o que você está esperando para criar uma cultura de bom atendimento em sua loja de troca de óleo? É um investimento pequeno, mas que trará resultados incríveis, fazendo seu negócio se diferenciar no mercado.

Capacite os seus funcionários para fazer um serviço diferenciado

É muito difícil conscientizar uma equipe de que é preciso melhorar o que eles já fazem todo dia, mostrando o que está sendo feito errado ou até mesmo, não está sendo feito.

Também pode ser complicado convencer cada funcionário de como é importante tirar mais meia-hora do turno de trabalho para conversar sobre o que pode melhorar e mostrar a importância do bom atendimento.

Mas você não pode desistir. Afinal, é o futuro do seu negócio que está em jogo.

Se conseguir motivar um colaborador, acredite, os resultados positivos irão começar a aparecer.

E, assim, aos poucos, uma seleção “natural” irá acontecer entre seus colaboradores. Permaneça com aqueles que pensam igual a você sobre a importância do atendimento.

Como dissemos, uma boa estratégia é oferecer pequenos acréscimos no salário ou bonificações como incentivo para a capacitação.

Investir em cursos e treinamentos, seja de atendimento ao cliente, seja de novos serviços para sua troca de óleo, mostra que você está interessado em novos resultados, e que também pensa no desenvolvimento dos funcionários.

Durante a crise, se destacam aqueles que apostam em serviços diferenciados e criativos. Levar em consideração a satisfação do cliente e o bem estar dos colaboradores passou a ser básico para qualquer negócio.

Cadastre os contatos dos clientes

Você pode conseguir resultados interessantes ao cadastrar os dados dos clientes, tipos de serviço prestados e datas em que foram executados.

Tendo esses dados, é possível entrar em contato via email, telefone ou WhatsApp de tempos em tempos. Para oferecer um novo serviço ou manutenção preventiva do automóvel do cliente.

Por exemplo: a troca de óleo deve ser feita em no máximo X meses. Se um cliente fez esse serviço em seu estabelecimento, entre em contato um meses antes do prazo recomendado pela montadora. Lembrando-o que já é hora de  efetuar uma nova troca.

Além disso, você pode criar ofertas específicas e campanhas de marketing para clientes cadastrados para receber email marketing. É uma boa maneira de se relacionar com clientes, informando promoções ou novos serviços.

E pelo WhatsApp, sua comunicação passa a ser mais ágil e pessoal. Usando o aplicativo de mensagens com sabedoria, é possível conseguir bons resultados na fidelização de clientes.

Existem outras formas de utilizar os dados fornecidos pelos clientes, que podem trazer resultados interessantes para seu negócio. Busque ter um controle sobre essas informações e informe a equipe da sua importância.

Ofereça planos de desconto para atrair público

Que tal oferecer descontos para pessoas que indicarem novos clientes para a troca de óleo? Essa é uma estratégia que ajuda a manter o cliente atual e ainda atrai novos clientes.

Muitas vezes, planos de descontos acabam sendo um prejuízo para o negócio, pois são realizados em um momento de desespero e baixas vendas.

O importante é ter uma estratégia muito bem escrita, que esteja dentro da realidade financeira de sua loja de troca de óleo. E que vá gerar lucro ou maior demanda de clientes em seu negócio.

Procure oferecer serviços extras, que não demandam maiores investimento, por um preço mais em conta, até mesmo como brinde.

Use sua criatividade e realize promoções com os serviços mais procurados. Assim, você não sairá prejudicado e estará fornecendo um serviço diferenciado a seus clientes.

Corte gastos com excesso de estoque

Um dos problemas intensificados pela crise, em relação às oficinas, auto centers, lojas de troca de óleo e afins, é a manutenção preventiva constante.

A maioria das pessoas – principalmente os mais jovens – não entendem que o carro passa a ser um gasto essencial na gestão financeira pessoal.

O problema é que isso gera falta de demanda imediata por serviços entre negócios especializados em automóveis.

Atualmente, tornou-se mais difícil alguém se dispor a pagar um valor mais alto que uma simples manutenção, para fazer uma vistoria completa.

Inclusive a troca de óleo, que deve ser feita obrigatoriamente com regularidade, às vezes é ignorada.

Mas você pode tirar proveito dessa mudança de perfil do consumidor. O indicado é reduzir a quantidade e variedade de itens em seu estoque.

Dessa maneira é possível diminuir os custos com produtos que ficam estocados muito tempo e com baixa rotatividade.

Procure focar em serviços mais pontuais, que irão gerar valor para seus clientes, ajudando a fidelizá-los e trazendo mais lucro para seu negócio.

Invista em treinamento especializado para seus colaboradores, para que você possa oferecer serviços e atendimento diferenciados para seus clientes.

Ficou com alguma dúvida sobre como continuar lucrando, mesmo em meio à crise? Não sabe como começar a implementar essas dicas em sua loja de troca de óleo?

Mande a sua dúvida pra gente nos comentários abaixo.

O que fazer para sua loja de troca de óleo sobreviver na crise. Revenda lubrificantes Havoline

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

2 comments

  1. Rogério says:

    Eu tenho uma oficina mecânica Rápida e troca de óleo difícil e ter empresa grande ajudando a gente na parceria como divulgação e mudança da loja

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