5 dicas para fidelizar clientes da oficina: faturamento garantido

Você gostaria de ter clientes fiéis que compram diversas vezes?

Como conseguir a fidelização de clientes da oficina? Via de regra, o cliente só procura os  serviços da oficina quando ocorre algum problema ou precisa fazer alguma manutenção.  

A não ser que o cliente frequente o estabelecimento há anos e gosta de jogar conversa fora com você, os motivos para ir a sua oficina são, no geral, desagradáveis.

Por isso a fidelização de clientes da oficina é tão difícil.

Saiba mais: Se quiser saber tudo sobre óleo semissintético, leia esse outro guia completo em nosso blog.

Méritos do seu negócio fizeram com que algumas pessoas se tornassem clientes fiéis da sua empresa. Mas você sabe exatamente quais são esses méritosA única maneira de ter certeza é perguntando diretamente para esses clientes fiéis. O que fez com que voltassem sempre ao seu estabelecimento?

Entenda melhor como acontece a fidelização de clientes da oficina a seguir:

Primeiro passo para a fidelização de clientes da oficina: definir seu foco

Entenda como definir o foco da sua loja pode ajudar na fidelização de clientes da oficina.

Ao definir o seu foco, ficaram claros quais são os pontos fortes da sua loja. O que agrada os clientes na sua oficina?

A resposta dessa pergunta deverá ser mantida como característica do seu negócio sobre todas as outras. Você deve se esforçar ao máximo para sempre manter essa característica em evidência.

E lembre-se sempre: o cliente fiel merece toda a atenção, tanto quanto o novo cliente que chega à loja.

Mas o seu foco não deve estar apenas nos pontos positivos do seu negócio. É importante ter em mente o que você precisa melhorar para aumentar ainda mais a fidelização de clientes da oficina.

Afinal, o que é possível fazer para que as outras pessoas fiquem encantadas com seu serviço?

Como surpreendê-las? Se não tiver ideia, pergunte aos clientes. Eles são a sua melhor fonte de conhecimento sobre seu negócio. Além da pesquisa com os seus clientes, você pode descobrir algumas formas de aumentar a fidelização de clientes da oficina a seguir.

Essas ideias são de fácil implementação. Não é necessário gastar muito dinheiro, nem fazer uma revolução.

Você vai sim precisar investir. No entanto, como todo investimento, a possibilidade de retorno passa a ser bem maior.

Mostre a importância do atendimento para sua equipe

O atendimento personalizado e atencioso pode fazer toda a diferença na fidelização de clientes da oficina

A maioria dos clientes não estão acostumados a ser bem atendidos em oficinas.

A falta de treinamento dos profissionais, aliada ao desconhecimento sobre a importância do atendimento para o sucesso do negócio são a raiz do problema.

Portanto, o primeiro passo para melhorar o atendimento é conscientizar sua equipe. Mostre que atender bem o cliente faz com que eles voltem e indiquem o estabelecimento para conhecidos.

Diga que poucas oficinas fazem isso e que a empresa que fizer vai se destacar e crescer no mercado. Uma ação simples como dedicar mais atenção aos consumidores pode fazer maravilhas pela fidelização de clientes da oficina.

Para fechar, toque onde o calo aperta: quanto mais clientes voltarem à oficina, maior o faturamento. Com um bom faturamento, a chance de um futuro aumento de salário também cresce.

Trate o cliente como um rei

Oferecer confortos extras para seu cliente pode ajudar na fidelização de clientes da oficina

Quando pensamos na fidelização de clientes na oficina, não importa se o cliente tem um carrão ou uma lata velha. Você tem que tratá-lo da mesma maneira e oferecer todas as facilidades e comodidades que forem possíveis.

É o seu dinheiro que está em jogo.

O futuro do seu negócio depende exclusivamente da satisfação dos clientes. Se o serviço for bom e o atendimento excelente, pode vir a crise que for, dificilmente você passará por longos períodos de aperto.

E não é tão difícil oferecer esse tratamento especial para o cliente.

Veja opções que você pode tentar:

  • Instale bancos ou cadeiras macias para que o cliente possa esperar enquanto o serviço é realizado;
  • Disponibilize um sistema wi-fi exclusivo para clientes passarem o tempo na internet enquanto aguardam;
  • Ofereça água ou café. Se tiver uma graninha extra, vale a pena investir em outros tipos de bebida, assim como barbearias têm feito ultimamente. Vale também oferecer biscoitos, pipoca e o que sua criatividade sugerir. A ideia é surpreender!

Se você conseguir implantar pelo menos duas dessas três ideias, pode acreditar que seus clientes ficarão positivamente surpresos.

Se precisar selecionar apenas uma, dê preferência à instalação dos bancos: os clientes que precisam passar por longas esperas agradecerão.

Seja proativo sempre!

Esteja sempre à disposição do cliente e busque soluções para os problemas dele.

Assim que o cliente chegar à oficina, seja educado, cumprimente-o e pergunte sobre o problema.

Ao abrir o capô, abre-se uma mina de ouro para sua equipe. Existem diversos serviços que podem ser feitos além do solicitado pelo cliente.

Isso porque muitas vezes a pessoa não tem o hábito de fazer revisões e checagens regulares no carro. A grande probabilidade, então, é de que exista muita coisa no veículo precisando de reparos.

Veja bem: a ideia não é inventar serviços, o que pode desagradar o consumidor. Normalmente o cliente já apresenta desconfiança quando precisa de reparos e confirmar essas ansiedades é muito negativo para a fidelização de clientes da oficina.

Uma forma de quebrar essa resistência é oferecer descontos nos serviços adicionais. Pode-se também oferecer apenas um telefone de contato e e-mail ao apontar a manutenção necessária.

Dessa forma o cliente não se sente pressionado e fica livre para retornar caso o problema cause danos futuros.

Não bajule o cliente

Cuidado para não exagerar na dose a acabar parecendo bajulador

Na busca pela fidelização de clientes da oficina, pode ser que exageros sejam cometidos. Um erro comum de empresários e profissionais de serviços automotivos é confundir a proatividade e educação com bajulação.

O exagero de “proatividade”, nesse caso, é tão ruim quanto o descaso. Fazer muitas perguntas ao cliente, falar demais sobre o serviço e puxar muitos assuntos sem de fato promover diálogo são deslizes que podem incomodar.

Até porque, como vimos anteriormente, o cliente normalmente não está nada feliz por precisar ir até a oficina. Sendo assim, mantenha a conversa inicial focada no carro e em como solucionar o problema da forma mais rápida possível.

Em outras palavras: faça mais e fale menos. Se o serviço for completado rapidamente, o cliente estará mais disposto a conversar um pouco mais sobre produtos e os diferenciais do seu negócio.

Além disso, um cliente que sente que a sua prioridade é resolver o problema dele estará muito mais disposto a voltar a sua oficina.

Pense em estratégias promocionais para fidelização de clientes da oficina

Promoções podem incentivar o seu cliente a voltar, além de indicar a loja para amigos e familiares.

Para tornar-se fiel a uma loja, o cliente precisa enxergar alguma vantagem nisso. Excelentes atendimento e serviço são um grande passo, mas no cenário competitivo do mercado atual, é preciso oferecer um diferencial.

Se você quer aprender mais, dê uma olhada nesses outros posts:

Afinal, você sabe mais do que ninguém como o bolso pesa na decisão de pagar ou não por algo.

As vantagens da fidelização de clientes da oficina não param no retorno do cliente. O cliente satisfeito tende a recomendar a loja para amigos e familiares.

Para estimular a volta, ofereça promoçõesPor exemplo: a partir do terceiro reparo ou manutenção realizados, o cliente ganha um serviço de graça ou cupom para trocar por produtos.

O que você achou das dicas para aumentar a fidelização de clientes da oficina? Deixe sua opinião, dúvida ou elogio nos comentários no final da página

Se quiser saber mais dicas de gestão especializada em lojas de serviços automotivos, como trocas de óleo, oficinas e autocenters, confira os outros posts do nosso blog.

Guia de produtos Texaco Havoline

Especialista Técnico formado pela Universidade Metodista de Piracicaba em Engenharia Industrial Mecânica, Pós Graduado em Marketing. Com mais de 22 anos de experiência no setor de Petróleo, sendo 9 anos na área de vendas de lubrificantes industriais e automotivos, e os demais na área de suporte técnico e desenvolvimento de lubrificantes para mercado brasileiro.

8 comments

    • Lubrificantes Texaco says:

      Oi Helio, obrigado! Se precisar de alguma ajuda ou tiver algum assunto que você tenha interesse me avise para eu organizar e publicar aqui no blog! Abraços,

  1. Carlos Nichikuma says:

    Muito boas as dicas. Atender bem à todos traz tetorno positivo para a empresa. Parabéns pela ótima iniviativa, Delton Stabilini.

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