Especialização em marcas e modelos de veículos

Ter uma oficina monomarca ou especializada em determinado tipo de automóvel pode ser uma boa estratégia para fidelizar a clientela e aumentar a rentabilidade. Afinal, sua loja vai virar referência para donos de veículos ou fabricantes específicos.

Isso significa que sempre quando alguém precisar de serviço especializado para aquele carro ou marca vai procurar sua oficina. A loja também passa a ser indicada por outros donos.

Isso serve para carros nacionais ou importados. A mecânica pode ter especialização em uma marca em especial ou em tipos de veículos: picapes, esportivos, SUVs, automóveis de luxo…

Porém, ao mesmo tempo que essa especialização gera retorno, demanda investimento. Especialmente em qualificação e maquinário.

Conteúdo

A primeira coisa que o dono da oficina deve ter em mente é aprofundar o conhecimento naquele automóvel ou fabricante. Estudar bastante a mecânica dos veículos, os defeitos mais comuns, a disponibilidade e compatibilidade de peças, entre outros aspectos.

Treinamento

O próximo passo é qualificar toda a equipe, que deve receber treinamento específico para poder prestar um atendimento de excelência.

Desta forma, o serviço será mais rápido e transparente, o que aumentará a reputação da loja. Com isso, a oficina terá mais clientes fiéis e atrairá outros donos de carros daqueles modelos ou marcas, aumentando a rentabilidade.

Equipamentos

Para se tornar uma oficina especializada, é preciso investir também em maquinário, como scanners com softwares dedicados àquela fabricante.

Também fique atento ao ferramental certo para os veículos da marca. Muitos necessitam de mecânica peculiar e demandam ferramentas e equipamentos próprios.

Peças

Mantenha um inventário de itens das marcas e dos carros nos quais sua oficina vai se especializar, com os códigos originais de fábrica de diferentes componentes. Ao mesmo tempo, tenha um estoque de peças de desgaste comum e natural originais ou compatíveis com tais veículos.

Entre os componentes bons de ter sempre disponíveis, estão pastilhas de freios, velas de ignição, filtros de combustível, ar e óleo. Por falar em óleo, tenha à mão os lubrificantes específicos e recomendados para a montadora a qual o estabelecimento está dedicado.

Tenha também contatos de três lojas físicas e de e-commerces com entrega rápida e com disponibilidade de peças para a marca/modelo de automóvel.

Em qual marca se especializar?

Você pode tornar sua oficina referência em manutenção de carros de uma marca específica ou por origem. De marcas francesas, alemãs ou japonesas, por exemplo.

Além do já dito “por carroceria” (picape, automático, 4×4, SUV), outro nicho é se especializar em modelos de luxo ou esportivos. Existe ainda a possibilidade de sua loja ser dedicada a carros que já saíram de linha ou marcas que deixaram o Brasil.

Um segmento que ganha a atenção cada vez mais é o de carros eletrificados. É incipiente e exige investimento muito maior por parte do dono da oficina, mas tem grande potencial, ainda mais que a médio prazo os elétricos e híbridos de hoje vão sair da garantia de fábrica. E você terá largado na frente.

Quais as vantagens de ter uma oficina especializada?

Você vai ter uma clientela mais restrita, porém cativa. E, ao oferecer um serviço de qualidade, aumenta-se a fidelização, a propaganda “boca a boca” e a divulgação gratuita do seu serviço em fóruns e grupos dedicados à fabricante ou ao tipo de veículos. O que trará mais consumidores seletivos e aumentará a receita da sua loja.

Se quer mais dicas de como melhorar a sua oficina, leia estes outros conteúdos do blog:

Oficina especializada

Texaco: mais vantagens para o seu negócio!

A Texaco dá a força que seu varejo precisa. Com nossos produtos, você ganha sempre mais, tendo mais retorno do seu dinheiro. Prepare-se para uma verdadeira parceria de sucesso. Fale com um distribuidor autorizado.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.