A ANP estabeleceu datas limites para fabricação e comercialização dos óleos lubrificantes para motor API SJ. Com isso, o óleo 20W-50 mineral Havoline Superior API SJ parou de ser fabricado em dezembro de 2015, no entanto, ainda estará disponível nas prateleiras até 30 de junho de 2017.
Após esse prazo, os estabelecimentos não poderão mais vender esse produto sob pena de ações de fiscalização da ANP. Por isso, a orientação é que os empreendedores não comprem grandes quantidades desse óleo.
A informação para os clientes é que passem a comprar o óleo 20W-50 Havoline que o substitui, de classificação API SL, mais moderno e em conformidade com os requisitos da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Nessa postagem vamos detalhar um pouco mais sobre esta mudança.
Confira!
Entenda a inovação
Desde a década de 70, os lubrificantes acabados vêm sendo regulados pela instituição competente do setor de petróleo, à época o Conselho Nacional do Petróleo (CNP). A Resolução CNP n° 8, de 27/8/1970 foi a primeira existente, e dentre as suas principais regras, uma era a obrigatoriedade do registro prévio dos produtos e a submissão das especificações físico-químicas no ato do registro.
Desde então vão-se quase 50 anos de resoluções legais nessa área.
Uma das tarefas do órgão regulador é justamente proteger o consumidor quanto ao uso de produtos com tecnologia obsoleta. Níveis mínimos de desempenho dos óleos lubrificantes são estabelecidos a partir dos padrões de diversas entidades internacionais. Por exemplo, o American Petroleum Institute – API , a Association des Constructeurs Européens d’Automobiles – ACEA, a Japan Automobile Standard Organization – JASO e a National Marine Manufacturers Association – NMMA. Além dos especificados pelas montadoras unilateralmente.
O problema da presença de produtos considerados obsoletos no mercado é o da lubrificação inadequada, que ocorre quando há a utilização de lubrificantes que não atendem de maneira satisfatória às exigências dos novos motores. A evolução da tecnologia de motores, impulsionada por medidas mais restritivas para o controle da poluição e economia de recursos naturais, tem proporcionado condições mais severas de operação. Exemplo: maiores taxas de compressão, maior temperatura de operação, menor volume de óleo circulante, entre outras.
Essa condição de severidade, combinada com a renovação da frota e o lubrificante inadequado, diminui a vida útil do motor. Isso pode causar danos com grande prejuízo econômico ao consumidor. Além de gerar alto impacto ambiental com aumento da poluição por emissão de gases nocivos. Por isso, a mudança da classificação mínima de desempenho de API SJ para API SL nos motores à gasolina.
Neste contexto, o avanço da composição dos lubrificantes nas últimas décadas tem sido intensamente demandado pelos novos desenvolvimentos da indústria automobilística, que por sua vez atende às crescentes exigências por melhor desempenho, maior economia de combustível e redução de emissões dos veículos.
A resolução ANP nº 22, de 11.4.2014, Art. 16., estabelece que os níveis mínimos de desempenho a partir de 1º de janeiro de 2017 para óleos lubrificantes permitidos para fins de registro, comercialização, produção ou importação para motores automotivos ciclos Otto (gasolina) os API SL e ACEA vigente.
Óleo 20W-50 Havoline Superior API SL
Óleo lubrificante mineral recomendado para motores de quatro tempos Flex (ou bicombustíveis), a gasolina, a etanol e GNV, operando em quaisquer condições de serviço que requeiram um produto que atenda às especificações SAE 20W-50 e API SL.
Principais benefícios:
- Partida fácil do motor
- Limpeza do motor
- Longa vida do motor
- Proteção antidesgaste eficiente
Confira nosso Guia de Produtos para conhecer todas os óleos da linha Havoline. Ao conhecer bem o porquê das especificações para o óleo de um carro, você pode fazer a melhor escolha.
Esperamos ter ajudado!
Gostou desse conteúdo? Comente e envie suas dúvidas ou comentários. Nesse outro post explicamos como a troca de óleo reduz custos de manutenção e é importante no momento de crise no país.
Até a próxima!
E e carro com mais de 45 anos q estão nativa no meu caso q tenho um V8.
E essa mudança é benéfica para ele
Grato
Ivan, bom dia.
Sim, sempre existe benefício de proteção e durabilidade quando utilizam-se produtos de superior desempenho API.
Abraço.
MAIS QUANDO O CARRO E CHT GASOLINE?
Olá, Lucas! Tudo bem? Mesmo sendo um motor CHT Gasoline, vale a explicação de maior beneficio se usarmos classificação de desempenho superior.
Tenho a mesma dúvida do amigo Ivan tenho um Ford Maverick com motor 2.3 ohc 4cc que utilizava na época óleo mineral 20w 40 no qual não se fabrica mais e que tive que passar a utilizar 20w50 …A minha dúvida seria quanto essa mudança da viscosidade de 40 para 50 se traria algum dano ao motor? E outra dúvida com relação a essas trocas de APi mais modernos com mais aditivos que não se enquadrariam aos materiais das peças internas do motor da época..tipo latão,cobre etc.. ? Desde já agradeço a resposta
Abraço.
Wallace, boa tarde. Tudo bem? Existe uma faixa ampla de viscosidade e não afeta em nada passar de um 20W-40 para 20W-50, ou seja nenhum prejuízo a lubrificação. Existe uma regra de ouro que os API mais novos podem ser usados em motores mais antigos o que não se pode fazer é ampliar período de troca por conta de um API superior. Grande abraço!
Bom Dia, tenho um siena Fire 2007, motor 1.0 e o meu mecânico orientou a utilizar este óleo 20w50 da texaco, porem o pessoal que realiza a troca de óleo me falou que nao é o especificado, mesmo assim vou acatar o que meu mecânico falou, e você o que me dizer? Obrigado
Reinaldo bom dia,
Realmente não é o produto recomendado pela Fiat, você pode utilizar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.
Tenho um Vectra 2008, a antiga dona usava o 20W50 já fez mais de 3 troca usando esse óleo o carro tem 273 mil km, quero saber se eu posso usar um óleo mais fino o que vc me recomendaria, porque na indicação para ele e 5W30, mas uns fala que e fino e devido o motor já está muito rodado não e bom usar esse, vou fazer a primeira troca na minha mão, e estou com dúvida se continuo usando o 20W50.
Jeferson boa tarde,
Sim você pode usar um óleo mais fino, desde que esse motor não tenha desgaste avançado que provoca queima de óleo e baixa de nível. Se esse seu veículo não apresenta alta reposição e nem vazamentos pode usar um óleo de menor viscosidade por exemplo o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN.
ola
eu tenho um galant es 94 moto 1.8 automático 16 valvula
o manual pede um API SE
qual eu devo usa pra esse modelo de carro
Alex bom dia,
Você poderá usar o Havoline Sintético PRO DS SAE 5W-30 API SN.
Eu tenho um corrola 16 válvulas qual tipo de óleo de motor que devo usar? Meu mecânico recomendou 20w50.
Olá, David! Tudo bem? É necessário saber o ano de fabricação do seu veículo.
Esse oleo corresponde as especificações API SL, JASO MA/MA2 ?
Walter se estiver falando do Havoline 4T SAE 20W-50 API SL, sim ele é JASO MA/MA2.
Boa tarde !! Como posso está fazendo pra adquiri os seus produto pra revende
Oi, Fabio! Tudo bem? Ficamos muito felizes pela confiança!
Você pode entrar em contato com nossa equipe de vendas através deste link: https://materiais.blog.texaco.com.br/havoline-minha-loja
Pra qualquer outra dúvida, pode nos procurar!
boa noite, celta vhc flex 2006 com 232 mil km rodados, comprei 2 meses atrás, mandei trocar óleo colocaram 20w50 lubrax, gostaria de sabe si posso mudar de óleo, mais fino e qual seria seria… obrigado.
Olá, Kleber! Tudo bem? O Óleo de especificação é um lubrificante API-SJ ou superior e viscosidade SAE 5W30, 15W40, 20W40 ou 20W50. Abraços!
Tenho um Focus 2.0 16v, antigo dono usava 15w40 mas gostaria de usar o recomendado 5w30, esta com 180mil sem desgaste, recomenda ? Obrigado.
Guilherme bom dia,
Sim pode reduzir a viscosidade minha sugestão é o Havoline Sintético Pro DS SAE 5W-30 API SN. Somente realize a primeira troca de óleo e filtro com a metade do período que vinha sendo adotado.
Oi..eu tenho um corsa 96 1.0 e um versailles 2.0 92, fiz uma troca de óleo e o mecanico colocou Havoline 20w50. Esse óleo é o especifico para os meus carros???
Débora bom dia,
Sim está correto para os dois veículos a viscosidade, somente verifique a classificação de desempenho que deve ser API SL.
20w50 faz quantos km ?
Julia boa tarde!
O período de troca em quilometragem, quem defini e o fabricante do veículo de acordo com o regime operacional do veículo.
Oi boa tarde ,meu nome é Carlos, eu tenho um corsa 2001 com 165mil km o antigo dono usava o lubrax 20w50,mais um amigo me recomendou o havoline 20w50 mineral tem algum problema?
Carlos, bom dia!
Nenhum problema pode usar!
Tenho uma ranger stx 97 estou usando sae 20w50 queria saber se continuo usando esse óleo ou eu posso trocar por um óleo mais baixo tipo o recomendado do manual
Telmo bom dia,
Sim você pode trocar pelo óleo recomendado no manual
Boa tarde tenho um GOL 5 motor AE111 uso sempre oleo 5W40 tenhe 85000Km posso usar o 20w50? ano FAB…11/12.
Olival bom dia,
Não, mantenha o óleo de viscosidade SAE 5W-40 e API SN VW 502.00 e 505.01.
Opa! Beleza, gostaria de pegar uma dica. Tenho um Honda Civic 2001, na ultima troca de óleo (2019) foi colocado o 15w40. Vou precisar novamente trocar pois ja expirou a quilometragem. Deve optar pelo 20w50 como está recomendado no Manual do Proprietário, ou continuo a seguir a sugestão do pessoal do posto de gasolina?
Bom dia, Peterson!
Suponho que foi colocado em 2019 um óleo SAE 15W-40 Semissintético API SL. Se isso for verdadeiro e não está baixando o nível de óleo, mantenha o que vem sendo usado
Ola, tenho um CELTA 2001 e o oleo indicado é o 20W50 API-SJ, poderia fazer a troca pelo SI ? Ele causaria algum dano?
Obrigada
Andressa bom dia,
Utilizar produtos de classificação API superior ao recomendado pelo fabricante é permitido, ou seja, onde pede API SJ pode usar API SL, SM e SN. A classificação API SI não existe.
Bom dia, tenho um gol 1.0 mi 97/97 com 150.000km…esta comigo deste Ago/2005 portanto a 15 anos usando 20w/50 havoline…sei que não e o óleo recomendado no manual. Pergunto: depois de 15 anos e mais 70.000km rodados só com 20w50 havoline, posso migrar para um 15w40 semi sintético havoline…o carro está com funcionando perfeito.
Ricardo bom dia,
Você pode fazer essa alteração desde que observe não somente a viscosidade e natureza do óleo mas também a classificação de desempenho API, VW etc.
Faça a primeira troca com o óleo novo SAE 15W-40 e filtro com a metade da quilometragem que costumeiramente fazia e verifique semanalmente o nível de óleo do moto.
Boa noite ,eu queria saber com quantos mil quilômetros tem cada troca de óleo , de uma troca para outra?
Eliton boa tarde,
Essa informação de período de troca quem define é sempre o fabricante do veículo em função do regime operacional.
Boa noite ! Tenho um Honda lx ano 2000 ,
Manual manda colocar 20w50 mas estou usando 10w40. A dúvida é : por ser um carro de injeção não deveria usar um oleo semi sintético?
Olá, Josimar, tudo bem? A nossa orientação é para que siga sempre o manual do fabricante, Quanto a sua pergunta não é necessário usar um óleo semissintético devido ao sistema de injeção do seu veículo.
Bom dia. Caro, o meu carro é suzuki celerio, ja passa de cem km, motor revisado, gostaria de saber qual o melhor óleo a usar
Olá, Sango! Tudo bem? Para esse veículo o produto adequado seria o Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3. Abraços!
Tenho um gol quadrado 1.6 de 1991 ,destas especificações de óleo qual seria o recomendado para o mesmo ?
Olá, Silvio! Tudo bem? Para esse veículo você pode usar três produtos:
Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL
Havoline Semissintético SAE 10W-40 API SN
Havoline Ultra W Sintético Pro DS SAE 5W-40 API SN
Abraços!
Tenho um civic 2000 com 200.000km.o manual diz pra usar 20w50 api sj mineral.mais nao acha esse sj.so acha api sl.a Honda mudou para 10w30 estou colocando esse.o 20w50 api sj so se acha na internet.posso sair 10w30 mineral para colocar 20w50 api sj .obrigad
Olá, Perryson! Tudo bem? Pode usar o SAE 20W-50 API SL, pois podemos sempre usar uma classificação de desempenho API superior e nunca inferior.
Abraços!
Tenho um Peugeot 307 1.6 16v 230mil rodado, … Coloquei esse olho aí dos comentários avoline 20w50 recentemente dia 09/09/2020
Gostaria de saber se esse olho é semi sintético e se devo continuar usando ele ou deveria mudar imediatamente,…
Olá, Ailton! Tudo bem?
O Havoline Superior SAE 20W-50 API SL não é semissintético e sim de natureza mineral. Você deve sempre usar a viscosidade recomendada pela Peugeot e essa informação está no manual do proprietário do veículo.
Abraços!
tenho visto no YouTube muintas pessoas que se dizem entendido do assunto oleo de motores falando que nuca mude de oleo mesmo quando o carro está com alta quilometragem 150.000km mas no manual do veículo vem explicando quatro tipos de oleo a ser usado ok . Eu usava o oleo 5w30 semisintetico ao fazer a troca colocaram o 20w50 sl mineral qual seria o ideal um 5w40 ou 15w40 ambos semi sintetico. obrigado
Sou eu de novo esqueci de mencionar o veículo corsa classic 1.0 vhc 2009 145000km
Oi, Lopes! Tudo bem? É sempre o fabricante do motor que define o melhor lubrificante a ser usado, nesse caso da GM Corsa Classic 1.0 VHC, de acordo com o manual a viscosidade deve ser SAE 5W-30, semissintético ou sintético.
Esperamos ter te ajudado!
EU tenho uma Santana quanto GLS ano 1990 Qual é o óleo que eu posso estar usando nela ?
Oi, Anderson! Tudo bem?
Você pode usar o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL que vai te ajudar.
Agradecemos o contato!
coloquei oleo 20w50mineral no voyage g5 1.6 flex o que eu faço tiro fora e colocou um outro mais fino
Oi, Daniel! Tudo bem?
O produto mais adequado seria o Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN.
Agradecemos o comentário!
Tenho golf 2002
8v
1.6
Mais de 300000km
Qal óleo usar
Pedi o manual
Olá, Airton! Tudo bem? A Volkswagem recomenda para esse veículo um óleo de viscosidade SAE 5W-40 que atenda a especificação VW 502.00. O produto Havoline Sintético SAE 5W-40 API SN
Boa tarde gostaria de saber se posso usar o óleo 20w50 hovoline para o Honda fit?
Olá, Miguel! Tudo bem?
A Honda não recomenda essa viscosidade SAE 20W-50 para o seu veículo.
Recomendamos você seguir sempre o que o que o manual do fabricante orienta.
Abraços,
Tenho um Corsa 2008 o antigo dono recentemente fez uma troca de óleo e passou para 20w50 posso continuar com esse mesmo ? Se não qual seria a melhor indicação
Olá, Gabriel! Tudo bem? A recomendação da GM para esse veículo é a viscosidade SAE 5W-30. Indicamos que use o Havoline Semissintético Sae 5W-30 API SN.
Meu carro é um Meriva 2010 o mecânico colocou óleo 20 w 50 óleo era 5w30 tem problema
Olá, Ilimar! Tudo bem?
Sim, tem problema. Utilize o SAE 5W-30 sintético, melhor benefício para lubrificação do motor. Ok?
Agradecemos o comentário!
Ola tenho um logus motor ap 1.8 ano 96 a gasolina . qual oleo devo usar (no motor) e (no cambio)
Olá, Moacir! Tudo bem? A recomendação na época era um SAE 20W-40, mas como não existe mais, pode usar um SAE 20W-50. O nome do produto é Havoline Superior SAE 20W-50 API SL ou ainda, se quiser, o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL. Para a transmissão mecânica use o Universal SAE 80W API GL-4.
Olá, meu nome é Danilo. Tenho um Fiat 500 2011/2012. O motor dele faz um barulho mais grosso na partida, quando está frio. Posso colocar o óleo 2050 e o prolonga para eliminar o barulho,?
Olá, Danilo! Tudo bem? É recomendado que sempre se utilize lubrificante com as especificações recomendadas pelo fabricante. Quanto ao barulho existente, a orientação é que procure um mecânico especializado para verificação e correção dos problemas apresentados. A opção de utilização de um lubrificante com viscosidade maior deverá acelerar o desgaste das peças que acabará acarretando em gasto maior para correção do problema no futuro.