A história da Texaco se mistura com a evolução da mobilidade. Em mais de 120 anos de trajetória, a empresa carrega também o T de tecnologia, talento e tradição para inovar no segmento de lubrificantes. Por isso, “tá” sempre na frente também com o T de Texaco.
Os recentes lançamentos mostram bem como a tecnologia faz parte do DNA da marca. A Texaco acaba de lançar o Delo Gold Ultra, lubrificante sintético para aplicações em motores de caminhões pesados.
O óleo tem tecnologia ISOSYN, que combina aditivos e óleos básicos premium para garantir o funcionamento correto e eficiente do motor e na temperatura ideal. O produto evita a formação de depósitos no conjunto e assegura maior durabilidade dos componentes do propulsor.
Inovações que repetem a tradição pioneira da Texaco. No Brasil, após o início das operações na década de 1910, a marca se expande rapidamente, o que permite a abertura de postos em toda a região amazônica.
Anos depois, o pioneirismo vem na forma da primeira graxa multi aplicações do mercado, em 1960, e no lançamento da linha Ursa LA-3, em 1972. O lubrificante se destaca pela versatilidade de aplicação em caminhões e ônibus.
Texaco nas pistas
A Texaco foi a patrocinadora do bicampeonato de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1, em 1972 e 1974. O primeiro brasileiro a vencer a principal categoria automobilística do mundo esbanjou talento com o T de Texaco.
No Brasil, a empresa foi uma das pioneiras no mais importante campeonato do automobilismo nacional, a Stock Car. A inesquecível equipe Texaco conquistou o tricampeonato da categoria com Chico Serra ao volante.
Em 2022, a Texaco larga na frente e se torna a primeira marca a patrocinar e ter naming rights numa equipe de automobilismo virtual, sendo a pioneira em um mercado de crescimento exponencial.
Atualmente, a marca atua na equipe Texaco Racing by TK, time liderado pelo piloto Tony Kannan, vencedor da tradicional 500 Milhas de Indianápolis (EUA).
Entre as conquistas deste ano, estão:
- Stock Car Virtual Pro, com Gustavo Ariel, que conseguiu a primeira vitória com a Texaco. Seguindo o caminho, Victor Miranda, que concluiu a corrida na terceira posição.
- E-Stock Car Pro Series, com Fábio do Carmo, que garantiu o P2 na categoria e conquistou mais um pódio para a marca!
- E-Stock Car Virtual AM, com Guilherme Elizeu, que concluiu a corrida em segundo lugar em uma etapa emocionante.
- Zanoello Global Mazda Cup, em que Jackson Resende foi campeão e a Texaco conquistou as três melhores posições ao final da temporada! Veja como ficou o pódio: P1 Jackson Resende, P2 Lorenzo Pfeifer e P3 Guilherme Elizeu.
- VCE Fórmula IR-04, em que Pedro Moura brilhou e foi o grande campeão da competição, seguido por Fabio do Carmo, que levou o segundo lugar. O time ainda conquistou o título de melhor equipe do campeonato!
- Campeonato Porsche Esports Brasil 2022, em que Gustavo Ariel, que faz parte da equipe Texaco Racing by TK, foi o grande campeão, ficando em primeiro lugar.
Tradição em desenvolvimento e pesquisa
Até porque investimento em desenvolvimento e pesquisa é outro aspecto marcante na história da Texaco. Praticamente desde o nascimento da marca, em 1901.
Basta ver que apenas três anos depois de Joseph Cullinan, Arnold Schlaet, Thomas Donahue e Walter Benona Sharp fundarem a The Texas Fuel Company, a companhia já mostrava ao que veio.
Em 1904, inaugurou o primeiro laboratório, na cidade norte-americana de Beaumont. Algo pioneiro no desenvolvimento de novos lubrificantes e combustíveis no início do século 20.
E pesquisas que resultaram em produtos revolucionários. Nos anos 1930, as linhas Fire Chief e Sky Chief entregavam a gasolina de maior octanagem da época. Em 1948, a Texaco escreveu um novo capítulo na lubrificação de motores com o PT Anti-Freeeze, um óleo que não congelava em baixas temperaturas.
Brasil tem um dos maiores centros de desenvolvimento da Texaco
Com tecnologia avançada, a empresa direciona a pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para diferentes aplicações: veículos de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus, geradores, tratores, máquinas agrícolas e de construção. Tudo comandado por uma equipe de profissionais de alta especialização.
Tal foco em tecnologia resulta em óleos lubrificantes e fluidos de última geração. Produtos que conferem tempo de estrada com o T de Texaco que só empresas que se reinventam e inovam conseguem. E que venham mais 120 anos de tempo de estrada, sempre com tecnologia, tradição e talento. Com o T de Texaco.
E nada melhor do que um vídeo para sintetizar tudo o que o T de Texaco é. Confira abaixo o nosso filme!