Óleo mineral, sintético ou semissintético? Qual o desempenho e viscosidade de cada um? Essas são algumas das perguntas mais frequentes dos clientes na hora de comprar um lubrificante automotivo, certo?
Ter as respostas na ponta da língua é muito importante para explicar a eles a melhor escolha e oferecer o produto mais adequado para o veículo.
Neste post, ensinaremos as melhores formas para escolher o lubrificante automotivo ideal para o seu cliente. Boa leitura!
Tipos de lubrificantes automotivos
A primeira e mais importante característica a ser observada em um óleo lubrificante é a diferença entre os três tipos presentes no mercado: óleo lubrificante mineral, sintético e óleo semissintético.
O processo de obtenção dos óleos é a principal diferença entre óleos minerais e óleos sintéticos e semissintéticos.
A seguir, saiba mais sobre cada tipo e suas características.
Óleo Lubrificante Mineral
O óleo lubrificante mineral é produzido a partir da combinação de óleos básicos minerais e aditivos.
Esse é o tipo mais comum do mercado – além de ser mais barato – e sempre foi muito utilizado desde os primórdios da evolução dos motores a gasolina e diesel. Suas qualidades e propriedades são determinadas pela origem do petróleo cru utilizado em sua obtenção, bem como na viscosidade desse petróleo base.
Ainda assim, em inúmeras situações, o uso de óleo mineral requer aditivos para que se alcance seu real potencial e performance na lubrificação do motor.
O ponto positivo do óleo mineral é que sua viscosidade se adapta às diferentes temperaturas do motor, tanto frio quanto quente.
Um dos problemas ao utilizá-lo é a necessidade de trocá-lo com uma quilometragem bem menor se comparada aos óleos sintéticos ou semissintéticos.
Isso interfere na economia e custos de manutenção.
As principais características do óleo lubrificante mineral são:
- Menor custo;
- Atende às exigências de motores mais antigos;
- Menor durabilidade, o que faz com que a troca seja mais frequente.
Óleo Lubrificante Sintético
É aquele produzido a partir da combinação de óleos básicos sintéticos e aditivos.
O moderno processo de produção dos óleos lubrificantes sintéticos oferece a eles características mais robustas que os minerais.
Esta categoria de lubrificante possui excelente performance em condições severas de uso, como trânsito pesado e constantes variações de temperatura.
Além disso, oferece a melhor relação custo x benefício para os motores modernos que rodam nas ruas e estradas do país.
São estas as principais características dos óleos sintéticos:
- Maior durabilidade;
- Maior lubrificação do motor;
- Impede a formação de borra;
- Maior resistência à oxidação;
- Substitui óleos minerais e semissintéticos, com melhoras na performance do motor;
- Ideal para carros com motores modernos;
- Pode gerar economia de combustíveis (se forem de baixa viscosidade).
Óleo Lubrificante Semissintético
É composto por aditivos e pela mistura proporcional de óleos minerais e sintéticos.
Óleos semissintéticos buscam o equilíbrio em valor de produção – consequentemente, no valor de venda.
Isso ocorre porque esta categoria de lubrificante utiliza componentes sintéticos, mais caros, juntamente com o óleo mineral, mais barato e acessível.
Muitas vezes, o óleo semissintético é uma boa opção para motores que utilizam o óleo mineral. O custo é acessível e apresenta bons resultados se comparado ao mineral.
Esta categoria de óleo apresenta performance excelente junto à grande maioria dos atuais motores disponíveis no mercado.
As principais características dos óleos semissintéticos:
- Preço intermediário, proporcionando boa relação custo/benefício;
- Durabilidade intermediária entre os lubrificantes minerais e os sintéticos;
- Podem gerar economia de combustíveis (se forem de baixa viscosidade).
Classificação API
A API – American Petroleum Institute é a organização que estabelece os requisitos mínimos de desempenho para óleos lubrificantes para motores.
Sua função é classificar os lubrificantes em dois grupos:
- Lubrificantes para motores leves, motores a álcool, gasolina e GNV.
- Lubrificantes para motores pesados, à base de diesel.
A classificação API é estabelecida de acordo com a performance do lubrificante em vários testes e fica determinada por um conjunto de 2 letras sempre apresentadas na embalagem.
A primeira letra sempre será “S” para lubrificantes de motores leves (gasolina, álcool e GNV) e “C” para lubrificantes para motores a diesel.
A segunda letra se refere à severidade do lubrificante. Quanto maior a letra (seguindo a sequência do alfabeto), mais robusto é.
Explicando de modo mais simples: um produto API SL é mais robusto que um SJ, que, por sua vez, não é tão robusto quanto um SM, e assim por diante.
Funciona da mesma maneira para veículos com motor movido a diesel. Por exemplo, lubrificantes CI-4 são mais desenvolvidos que um CH-4.
Como você pode notar, o “I” vem depois do “H” no alfabeto. É especialmente importante você entender essa regra para não ter mais dúvidas com relação a essa classificação.
Dessa maneira, você estará apto a explicar ao cliente as razões para escolher um lubrificante no lugar de outro.
Nos dois casos, é fundamental entender a recomendação do fabricante de cada veículo com relação ao óleo lubrificante. Mas lembre-se: não se deve usar a classificação API anterior à recomendada.
Por exemplo, não é indicado um SJ se o manual do veículo especificar um óleo SL. No entanto, não há problema em fazer o contrário.
Usar um lubrificante com desempenho SN para carros que estão acostumados com SJ não causará danos, muito pelo contrário, poderá entregar boa performance e bons resultados.
Viscosidade
A viscosidade indica a fluidez do óleo quando em determinada temperatura. Um lubrificante flui com mais dificuldade no frio do que no calor.
Quem define a viscosidade de cada óleo lubrificante é o grau SAE – criado pela Society of Automotive Engineers ou Sociedade dos Engenheiros Automotivos.
Quanto maior o grau SAE do óleo, maior a viscosidade. Portanto, um lubrificante SAE 40 é menos viscoso que um SAE 50.
A maioria dos carros trabalha com óleos multiviscosos. Para entender sua capacidade de se adequar às temperaturas, vamos pegar como exemplo um óleo lubrificante SAE 20W-50.
Ele é fluido como um 20W quando a temperatura está baixa (na partida do motor) e tão viscoso quanto um SAE 50 em picos de calor no motor (carro em movimento).
Agora, digamos que o cliente está usando um óleo SAE 15W-40, indicado no manual do veículo. Não há problema em usar um lubrificante SAE 5W-40 ou 10W-40.
Por outro lado, um SAE 20W-40 não serviria nesse caso por ser viscoso demais no momento da partida e não apresentar a fluidez correta para alcançar todos os pontos de lubrificação.
Da mesma forma, um SAE 15W-50 é muito viscoso e poderia prejudicar a economia de combustível, causando aumento de temperatura.
Isso resultaria no envelhecimento precoce do lubrificante, trazendo riscos aos componentes lubrificantes do motor.
Siga o manual do proprietário do veículo para escolher o lubrificante automotivo ideal
Então, como escolher a classificação API ou viscosidade SAE ideais para o carro do cliente? A resposta é bastante simples: sempre pelo manual do proprietário do veículo. Essa é a melhor orientação possível.
Além de trazer informações sobre o nível de desempenho e da viscosidade do óleo lubrificante ideal, esse documento se refere às normas específicas de cada montadora que o óleo lubrificante deve atender.
Um produto que resolva os problemas do cliente e cumpra o prometido é a chave para que ele volte daqui a seis meses na sua troca de óleo.
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óleo tem a função de lubrificar o motor, as partes internas do motor e não vejo diferenças na parte interna dos motores eles não possuem folgas são extremamente justo, se tiver folga é porque já ta muito rodado e ai o óleo não faz diferença. outra coisa antes os lubrificantes tinham quilometragem não vi nenhum comentário sobre isso. Obs: vocês ganham para comentar.
Excelente matéria. Parabéns!
Excelente matéria. Parabéns!!
Muito instrutivo. Geralmente no posto de combustiveis/troca o frentista/atendente não sabe nada e se vc não tiver essas dicas pra comprar o produto correto, poderá causar danos ao seu veiculo.
Boa noite
Qual óleo para motor ideal para o charge rt 1974?
Parabenizo pela matéria.
Olá, Ronaldo. Tudo certo? Havoline Superior SAE 20W-50 API SL é o ideal. Forte abraço!
Tenho um gol G4 ano 2006 130 mil km o óleo indicado e o 5w40 posso usar o 10w40?
Cavalcante boa tarde,
Porque deseja mudar para o SAE 10W-40, pode manter o 5W-40 que é o recomendado pela VW.
Muito bom Obrigado me esclareceu minhas dúvidas
Boa noite, esse e um assunto que sempre geram dúvidas, principalmente quando a própria montadora resolve aplicar um óleo diferente do manual, possuo um antigo que recomenda o uso do Castrol 20w50 GTX ou um SLX que nas minhas pesquisas era um sintético mas o manual não define a viscosidade deste último. Porém hoje, ele aplica somente um semi sintetico 10W30, neste caso o que você recomendaria.
Olá, Marcio! Tudo bem?
As montadoras podem recomendar mais de uma viscosidade SAE 20W-50, 10W-30 e 5W-30 isso era comum em veículos mais antigos.
Enquanto fabricante de óleo, fazemos sempre produtos que as montadoras exigem como especificação mínima de atendimento. Informe o veículo marca e modelo e ano de fabricação que podemos lhe auxiliar na indicação do lubrificante mais adequado.
Abraços!
Eu tenho um gol g2 ap 1.6 mi 99. Uso oleo 20w50 posso mudar para semisintético 15w40
Oi, Adilson. Tudo bem?
Sem problemas! Pode migrar para um semissintético SAE 15W-40 API SL.
Agradecemos o comentário!
Matéria bastante esclarecedora. Parabéns!
Os fabricantes dos veículos estipulam a quilometragem e prazo para a troca do óleo do motor, exemplo do meu carro, trocar com 10.000 km ou 12 meses.
Utilizo o carro predominantemente na cidade e rodo pouco, em média 6.000 km/ano. Gostaria de saber se devo cumprir a troca do óleo a cada 12 meses ou a cada 10.000 km.
Agradeço pela informação.
Oi, Antonio. Tudo bem com você?
Sempre pelo que ocorrer primeiro, no seu caso é o tempo. Beleza?
Pra qualquer dúvida, você pode procurar a gente.
Abraços!
Este tipo de conteúdo nos ajuda bastante, era justamente o que eu estava procurando.
Que bacana! Agradecemos o seu apoio! Continue acompanhando o blog para saber as novidades.