No início do ano de 2016, a expectativa era de que, no triênio entre 2014 e aquele ano, a economia nacional deveria encolher a um ritmo médio de 2,4% ao ano. Tamanho recuo só tinha sido visto na década de 30 com as queimadas de fazendas de café.
O cenário está apresentando algumas melhoras. Entretanto, é muito importante que os empreendimentos se diferenciem para manter sua competitividade no mercado. Uma das apostas que têm dado muito resultado é aproveitar o mundo digital.
Veja como driblar a crise no Brasil usando a internet a favor dos seus serviços automotivos. Acompanhe!
Crie um site e aproveite os mecanismos de busca
Ter um site é essencial para o seu negócio. Você pode inserir informações de serviço e contato, facilitando o entendimento do público, que pode ver no seu empreendimento automotivo a solução para seus problemas.
Com a mudança do comportamento do consumidor, o que vemos, hoje, é uma proatividade dos clientes. Por diversas vezes, procuram serviços e produtos na internet através de mecanismos de busca, como Google e Yahoo.
Se você não tiver um site, não será encontrado, perdendo essa parcela da demanda. Criá-lo não é difícil. Entretanto, se você tiver muita dificuldade com o meio digital, basta pedir ajuda a um especialista. O valor costuma ser acessível e trazer um retorno bem favorável.
Cuide para montar seu endereço online – site – de forma responsiva, ou seja, que tenha boa apresentação e leitura em diferentes dispositivos, como:
- desktops;
- celulares;
- notebooks;
- ipads;
- smartphones.
Isso se faz necessário, pois os acessos à internet são feitos de diferentes formas. Então, nada de ter um site legal apenas para computadores. Principalmente pelo fato de pesquisas apontarem o mobile (telefones móveis) como os dispositivos do futuro.
Utilize o Facebook como porta de entrada
A maior rede social do mundo é uma ótima porta de entrada para novos clientes. Além disso, o Facebook pode se tornar um canal de relacionamento com seu público.
Através da plataforma você pode contar um pouco mais sobre como funciona o serviço prestado pelo seu empreendimento automotivo e assim amenizar os efeitos da crise no Brasil.
São mais de 95 milhões de pessoas acessando o Facebook todos os dias no país e você não deve deixar essa oportunidade passar. Não é comum achar serviços automotivos presentes na rede e isso pode trazer, então, um diferencial ao seu negócio.
Compartilhe com seus seguidores e amigos:
- fotos de atendimentos;
- dicas do segmento;
- informações de contato;
- endereço;
- especialidades de serviço.
Disponibilize materiais de vídeo no Youtube
O Youtube é excelente para divulgar materiais em áudio e vídeo. Nem sempre é possível explicar alguma ideia da melhor maneira com fotos ou textos. Muitas vezes o vídeo pode ser essa solução e você não deve hesitar em utilizar o Youtube para isso.
Se você possui alguma especialidade de serviço ou tem uma super dica para dar aos clientes, grave um vídeo e compartilhe no seu canal de Youtube. Com certeza fica muita mais fácil para que eles compreendam alguns assuntos específicos.
Não é necessário que sejam feitas grandes produções. Apenas monte um pequeno roteiro daquilo que será apresentado e depois registre com algum aparelho ou câmera especializada.
Com essas medidas de diferenciação, seu empreendimento automotivo tem tudo para driblar a crise no Brasil. Aproveite o meio digital para levar o seu negócio a um novo patamar e aumentar o seu faturamento.