Existem basicamente três tipos de óleos lubrificantes no mercado. Cada um deles é mais indicado a um determinado modelo de veículo. Veja neste artigo quais são os lubrificantes comercializados e seus benefícios para o consumidor.
Dê uma olhada!
Óleo lubrificante mineral
Os tipos de lubrificantes são determinados basicamente pelo processo de produção.
No caso dos óleos minerais, isso acontece através da combinação de aditivos e óleos oriundos do refino de petróleo. Eles não possuem o mesmo desenvolvimento tecnológico e performance comparado com o óleo lubrificante sintético e ou semissintético, porém são os mais comuns e atendem algumas demandas importantes.
Suas características principais são:
- Menor preço;
- Atendem às exigências dos carros mais antigos;
- Duram menos, com intervalos de trocas reduzidos.
Óleo lubrificante sintético
Os óleos sintéticos, por sua vez, são produzidos por óleos básicos sintéticos e aditivos. Isso resulta em uma melhor performance nos motores e supre demandas que os óleos lubrificantes minerais não atendem. É o caso dos veículos que são utilizados em grandes cidades e enfrentam condições severas de funcionamento. Além disso, eles protegem mais o motor, aumentando a durabilidade, devido ao fato da composição química ser mais estável, proporcionando maior resistência a oxidação e degradação e menor desgaste das peças do motor.
As principais características deste tipo de lubrificantes são:
- Maiores intervalos de troca de óleo;
- Maior proteção e durabilidade dos motores;
- Maior limpeza interna do motor;
- Excelente relação custo/benefício;
- Evita a formação de borra e verniz.
Óleo lubrificante semissintético
Elaborados pela mistura de óleos básicos minerais e sintéticos em proporção mínima definida, os óleos semissintéticos buscam reunir as melhores propriedades de cada tipo de lubrificantes – mineral e sintético.
Suas características são:
- Preço intermediário;
- Boa durabilidade e proteção.
Viscosidade
A viscosidade é uma propriedade dos óleos lubrificantes automotivos que refere-se a fluidez do produto em determinada temperatura. Hoje, o mercado oferece a opção de óleos multiviscosos devido às diferentes demandas dos motores em dois momentos diferentes, quando o motor é ligado ou quando já está em funcionamento por algum tempo.
Os óleos mais viscosos são mais grossos, pesados e com menor fluidez. Para determinar o nível de viscosidade e também identificar os produtos do mercado para os consumidores, é utilizado o grau SAE (Society of Automotive Engineers).
A nomenclatura utilizada identifica os níveis de viscosidade e facilita o entendimento do público. Para isso são utilizados dois números, um para indicar a viscosidade em baixa temperatura e outro para alta temperatura.
Por exemplo: Óleo Havoline SAE 5W-30.
O número 5 representa a viscosidade do óleo no momento da partida do motor. Já o 30, é a viscosidade do óleo quando o motor estiver em movimento e plena temperatura operacional. Dessa maneira, você já pode determinar quais óleos são mais robustos que outros.
Comparando: SAE 5W30 / SAE 10W-40.
O óleo lubrificante SAE 10W-40 é mais viscoso no momento da partida e em funcionamento que o SAE 5W-30.
O SAE 5W-30 por ser mais fino, facilita seu bombeamento e flui mais rápido para a parte superior do motor, lubrificando mais rápido o eixo de comando de válvulas.
Entender as propriedades dos óleos lubrificantes ajuda muito na hora das vendas. Dúvidas de clientes podem ser rapidamente respondidas, caso surjam. Mostrar que você e sua equipe entendem do assunto aumenta a confiança do seu público e isso faz com que eles retornem, aumentando o faturamento do seu negócio.