8 cuidados para aumentar a vida útil de um pneu

A vida útil do pneu se refere ao tempo em que o item pode ser utilizado com segurança.

Esse período, que pode durar meses ou anos, por exemplo, varia, principalmente, por causa do tipo e da intensidade de uso de cada veículo.

Segundo especialistas, os pneus de caminhão podem rodar entre 60 e 80 mil quilômetros. No entanto, existem muitos fatores que podem aumentar ou diminuir essa vida útil.

Nos casos de condução frequente, por exemplo, com terrenos acidentados e estradas de terra, pode ser necessário realizar a substituição antes do tempo. Por isso, é indispensável conferir o estado de cada um dos pneus e fazer revisões regulares.

É preciso ficar atento com os pneus e tomar alguns cuidados para garantir sua longevidade. O mau uso pode gerar despesas que estão fora do orçamento.

Confira o que deve ser levado em consideração para aumentar a vida útil do pneu:

#1 – Armazenamento adequado

Os pneus precisam ser guardados nas condições corretas, porque os materiais podem ressecar e sua função ficar comprometida.

Depois do processo de compra, é preciso atentar aos estepes para que também sejam armazenados de forma correta.

No caso de empresa com frota, é ainda mais importante garantir que os jogos desses itens fiquem armazenados nos locais adequados.

Afinal, os pneus representam um dos principais gastos de manutenção em frotas.

 

#2 – Manutenção preventiva

Quando falamos sobre gestão de frota, uma coisa é certa: a deterioração e o desgaste dos componentes dos veículos pesados irão acontecer!

Então, é fundamental se planejar. Um plano de manutenção eficiente irá manter a integridade dos equipamentos por mais tempo.

Afinal, a sua frota precisa rodar, estar nas ruas e estradas, e não em uma oficina com uma parada não programada.

Além disso, se você deseja reduzir os custos operacionais e lucrar mais com sua frota, um bom plano de manutenção preventiva irá ajudar!

 

Você pode fazer o planejamento da sua frota lendo o nosso artigo do blog:

#3 – Alinhamento e balanceamento dos pneus

Os eixos e a suspensão dos veículos sofrem com o impacto, interferindo na vida útil do pneu.

De acordo com o peso transportado e a estrutura das vias percorridas, o impacto pode ocasionar desalinhamento ou desbalanceamento.

Para saber se o veículo está desalinhado, atente à direção: se o volante estiver puxando para um dos lados, é sinal de que está na hora de alinhar os pneus!

Em relação ao balanceamento, é necessário prestar atenção se o caminhão está trepidando em velocidades mais altas. Caso esteja, é preciso realizar a manutenção para que a vida útil do pneu não seja mais curta!

 

#4 – Uso do pneu adequado

Conforme já explicamos em outro artigo, é sobre os pneus do caminhão (e suspensão) que se concentra todo o peso da carga e tração do motor.

É necessário que cada veículo pesado conte com o pneu ideal para o melhor rendimento!

De acordo com o manual do proprietário, é possível saber qual é o modelo ideal para o veículo.

Assim como existem pneus que podem ser colocados em qualquer posição do caminhão, também há tipos com posições específicas em cada eixo.

Acesse o artigo a seguir para conferir todos os tipos de trajetos e bandas indicadas:

 

 

#5 – Contato com abrasivos e solventes

O contato frequente com alguns produtos químicos corrói a borracha, diminuindo a vida útil do pneu.

Isso pode acontecer ao realizar a limpeza do veículo pesado com determinados materiais e deixar que eles escorram para as rodas.

Além disso, o contato com solventes pode antecipar o ressecamento do pneu. Então, é válido evitar o seu contato com este tipo de material e derivados do petróleo, pois ambos geram consequências para o desempenho do caminhão.

Um pneu ressecado é prejudicial para o próprio motorista! Afinal, o veículo pesado perde a aderência, o que gera maior vulnerabilidade para o caminhão.

#6 – Calibração adequada dos pneus

Para ter boa segurança e garantir a vida útil do pneu, ele deve ser calibrado da maneira correta.

A frequência deve acontecer a cada uma ou duas semanas, de acordo com o nível de serviço do automóvel.

Além disso, é importante respeitar o limite proposto pelo fabricante.

Pneus muito cheios correm o risco de ter a câmara estourada, ocorrer o desgaste com mais facilidade e aumentar a probabilidade de impacto, por exemplo.

Já pneus mais vazios também sofrem desgastes anormais em suas bordas e nas laterais, o que também diminui o tempo de vida útil.

 

#7 – Direção pouco cuidadosa

O modo como o motorista conduz o veículo é mais um fator a ser levado em consideração!

Dirigir em alta velocidade e realizar frenagens bruscas são algumas ações que aumentam o atrito e aceleram o desgaste do pneu.

Outras questões em relação a uma direção pouco cuidadosa são: 

  • Não usar a marcha corretamente
  • Não ter cuidado em relação aos buracos nas estradas
  • Conduzir o veículo por terrenos muito acidentados ou que não são asfaltados de forma correta

Logo, é fundamental que o condutor dirija de forma responsável, uma vez que a falta de cuidado aumenta o desgaste do pneu.

 

#8 – O rodízio de pneus é uma alternativa 

Em todos os veículos, existe uma distribuição do peso total entre os pneus.

Nos veículos pesados, há maior impacto na parte traseira, onde há a carga transportada pelo condutor. Assim, é natural que alguns pneus se desgastem além dos outros.

Por isso, uma das soluções indicadas é a realização do rodízio, alternando a posição dos pneus de tempos em tempos.

Desta forma, os mais desgastados permanecem nas áreas leves e vice-versa, o que garante um consumo por igual do material, evitando a redução da vida útil do pneu.

 

Continue aprendendo sobre caminhões em nosso blog com estes outros artigos:

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