Telemetria: inovação para revolucionar a gestão de frota

Você busca por soluções práticas que auxiliem na gestão e controle da frota ao mesmo tempo que reduzem custos e ainda trazem mais segurança para seus motoristas?

Conheça a telemetria. Tecnologia que oferece suporte e segurança aos motoristas, gestores de frotas e gerentes operacionais. Além disso, é possível acessar em tempo real informações sobre o veículo, a rota utilizada, a integridade da carga e do motorista.

Neste artigo, confira o que é telemetria, como funciona e de que maneira ela pode auxiliar o motorista e o gestor da frota.

O que é telemetria?

Nascida dentro dos boxes de Fórmula 1, a telemetria está associada, dentro dos setores de logística de transportes, a sistemas sem fio de transmissão e recepção de dados acerca do veículo.

Quando incorporada à gestão de frota, cada veículo é configurado a um computador de bordo integrado ao motor, pneus e outros pontos importantes do veículo.

Esse computador de bordo envia, em tempo real, todas as informações para uma central de monitoramento, que passa a ter acesso a dados e métricas precisas do veículo.

Consumo de combustível, excesso de velocidade, inúmeras informações relacionadas ao veículo podem ser monitoradas via telemetria, por relatórios de desempenho, estabelecidos de acordo com a necessidade do gestor.

Com ela, é possível calcular de modo preciso os custos e gastos de manutenções preventivas programadas, além de dados acerca da vida útil e desgaste de diversos elementos do veículo.

Como funciona a telemetria veicular

A telemetria é tradicionalmente conhecida por ser uma tecnologia livre de fios e conexões físicas.

Na telemetria automotiva, sua forma de transmissão mais comum é um sistema de rádio, capaz de enviar dados.

Atualmente, a telemetria já utiliza outras plataformas de transmissão de dados, semelhantes às utilizadas pela telefonia móvel.

Também é possível transmitir dados de telemetria por meio digital pelos satélites, tornando ainda mais preciso o acompanhamento e a transmissão das informações do veículo.

As vantagens da telemetria na gestão de frotas

No geral, a telemetria encontrou boa aceitação no mercado logístico brasileiro. É cada vez maior o número de empresas que adotam a tecnologia, buscando novos resultados e a redução de custos.

O objetivo da telemetria é fornecer dados precisos sobre o veículo, para que as manutenções sejam realizadas com rapidez e precisão, diminuindo o tempo em que os carros passam dentro da oficina.

Além disso, permite rastrear o veículo. Assim, é possível manter o controle preciso das melhores rotas utilizadas. Elas podem ser estudadas e planejadas antes de cada viagem, e acompanhadas em tempo real.

Isso traz um significativo aumento de produtividade, pois evita trajetos desnecessários. Também é possível preestabelecer paradas e pontos de controle estratégicos para o motorista durante a viagem.

Com o rastreamento, é possível detectar possíveis roubos de carga ou do veículo, sequestros e assaltos. Isso traz mais segurança para o próprio motorista e para a empresa.

Também é possível acompanhar o consumo de combustível de cada carro e identificar os fatores responsáveis por um possível aumento de consumo.

Reduzir custos operacionais inclui levar em conta quais produtos utilizar para o bom funcionamento dos veículos de sua frota.

Um dos principais dados que a telemetria pode entregar sobre o motor é o seu desempenho a partir do tipo de óleo lubrificante escolhido para o veículo.

Nem todo óleo para motor a diesel no mercado vai garantir desempenho e proteção adequados ao motor, o que pode gerar custos de manutenção corretiva no futuro, com paradas não programadas.

Saber escolher o melhor e mais efetivo tipo de óleo lubrificante para sua frota é uma importante decisão estratégica dentro da gestão de frotas. E essa escolha pode ser baseada em dados e informações precisas, oferecidas pela telemetria.

 

Conclusão

A telemetria já é indispensável para uma gestão de frota eficiente. Não somente grandes empresas já adotaram o sistema, mas pequenas e médias frotas já contam com o serviço.

Gestão eficiente e pontual, redução de custos, otimização de rotas, segurança do motorista e da equipe da gestão de frotas. Considere a adoção da telemetria.

 

Abaixo, relacionamos alguns artigos interessantes que auxiliarão na gestão de frotas da sua empresa:

Telemetria: inovação para revolucionar a gestão de frota

Texaco: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

2 comments

  1. Trabalho com entregas dentro da cidade de São Paulo e Grande São Paulo, meu maior problema e montar uma logística, adequada, principalmente ROTAS certas para cada dia da semana, não precisando assim, meu motorista fazer duas entregas em dias diferentes perto do mesmo lugar. Vcs trabalham com isso? Tem algum modo de eu fazer os itinerários para cada dia?

    • Delton Stabelini says:

      Marcos, tudo bem? Podemos te dar toda a assessoria necessária no que se refere às informações de compra de lubrificantes. Porém, infelizmente, não prestamos este tipo de consultoria. Grande abraço!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.