Tecnologia para frotas: inovações que revolucionam o negócio

Não podemos negar os grandes impactos positivos da tecnologia para frotas no segmento de transporte e logística.

As contribuições tecnológicas oferecidas nos últimos anos elevaram esse importante setor das empresas para outro patamar, muito mais competitivo e valioso para as operações das organizações.

Portanto, afirmamos que o gerenciamento de frota é um dos grandes exemplos de como os avanços da tecnologia foram e continuam sendo relevantes para o sucesso dos transportes.

E, como você já sabe, uma gestão de frota eficiente gera impactos diretamente nos resultados do negócio.

A tecnologia para frotas otimizando o segmento do transporte

A tecnologia na gestão de frotas é uma grande aliada na crescente demanda por agilidade nos processos e tomada de decisões e cada vez mais mostra o quanto o mercado está competitivo.

A melhor maneira de dominar esse cenário é evoluir no planejamento e na gestão das informações que podem ser valiosas para sua operação, aproveitando os dados para estar à frente de seus concorrentes, pois informações corretas e no momento certo são a arma do negócio para manter a competitividade no mercado.

Esse tipo de controle pode ser viabilizado por tecnologias que possibilitam melhor acompanhamento das operações, aprimorando a gestão, reduzindo custos e aumentando a produtividade – fatores decisivos para o desenvolvimento de vantagem de mercado.

Com o auxílio de softwares, o gestor terá maior controle de sua frota e da equipe externa, economizando tempo e dinheiro.

Informações sobre veículos e condutores, por exemplo, são essenciais porque embasam o planejamento da frota, o controle de sua utilização e possíveis providências a serem tomadas para garantia dos resultados esperados.

Softwares para gestão dos veículos

Ao adotar um software para o gerenciamento de sua frota, a empresa passa a ter uma visão sistêmica do processo de transporte, sendo capaz de visualizar e acompanhar de forma completa, e em tempo real, tudo aquilo que for relevante para a gestão dos equipamentos.

As respostas obtidas a partir da adoção desse tipo de tecnologia pelas empresas são imediatas. Em pouco tempo de utilização, já dá para experimentar ganhos consideráveis na eficiência e amplitude da gestão.

Atualmente, é possível fazer a gestão de frotas por meio de softwares específicos que, entre outras funções, permitem o controle de combustível, de manutenções e de custos da operação.

Isso, de certo modo, oferece total apoio para eventuais intervenções e decisões que visam sempre à melhoria das operações, permitindo o acompanhamento total e em tempo real das rotinas de sua frota.

Outra vantagem está relacionada à segurança das informações, uma vez que todas elas ficam concentradas em um único local, e a necessidade de utilização de planilhas manuais acaba sendo praticamente eliminada.

Com essas estratégias, a empresa passa a ter vantagens competitivas importantes no mercado, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução dos custos operacionais;
  • Maior disponibilidade e utilidade de dados e informações;
  • Melhora na distribuição dos veículos;
  • Controle mais eficiente e qualificado da frota;
  • Aumento da segurança nos deslocamentos.

Quais são as tecnologias disponíveis para frotas?

Com o mundo globalizado e a constante busca de novas tecnologias para a otimização dos processos, onde a informação se tornou essencial para o alcance dos melhores resultados nos negócios, apresentamos, a seguir, exemplos de tecnologia para frotas:

#1 – Telemetria

Este é um bom exemplo de tecnologia para este segmento, a qual permite acompanhar os comportamentos dos motoristas em tempo real.

Assim, são identificadas infrações que aumentam os riscos de acidentes, desperdiçam combustível e diminuem a disponibilidade da frota.

Gestores de frotas conseguem saber, a qualquer hora e em qualquer lugar, como estão a produtividade, as viagens e os veículos ociosos da empresa em relatórios entregues em tempo real por sistemas inteligentes.

Com esses dados, o gestor identifica os pontos críticos e consegue agir diretamente no problema.

E, com o maior controle da condução de seus motoristas, outro benefício se torna possível: a redução significativa dos custos operacionais – principalmente de combustível, pneus e manutenção da frota –, pois o gestor consegue orientar com exatidão como seus condutores podem aumentar a produtividade no seu trabalho.

#2 – Câmeras embarcadas

A popularização e o barateamento das câmeras possibilitaram aos gestores de frotas usá-las em seu auxílio.

As câmeras instaladas nas cabines não só dão mais segurança ao condutor e à carga, como também registram evidências caso algo dê errado na estrada.

O mais interessante é que elas podem ser instaladas tanto viradas para a estrada quanto direcionadas para dentro da cabine, com possibilidade de envio de imagens por meio da internet, em tempo real, para que os gestores possam monitorar o estado de cada veículo.

#3 – Veículos sustentáveis – caminhões elétricos

Ao ouvirmos tanto sobre aquecimento global e suas possíveis consequências, a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera se tornou um assunto inadiável e de extrema importância.

Além da contribuição para o meio ambiente, os veículos elétricos trazem outros benefícios, como economia e conforto.

#4 – Sensores para controle de pressão e temperatura de pneus

É possível, com a tecnologia atual, acompanhar a performance dos pneus de toda a frota, on-line e a distância.

Com isso, as empresas diminuem o consumo de combustível, aumentam a vida útil do pneu e garantem que as viagens não tenham imprevistos.

Atualmente, existem sistemas que conseguem fazer essa análise em qualquer marca de pneu, proporcionando relatórios de eficiência. Algumas características são:

  • Pressão de enchimento;
  • Temperatura de trabalho;
  • Identificação de presença do pneu;
  • Redução do consumo de combustível;
  • Otimização do tempo de manutenção do pneu.

Conclusão

A tecnologia para frotas é essencial para o segmento de logística e transporte.

O acompanhamento bem planejado e executado reduz a possibilidade de riscos e garante a otimização de recursos. Permite traçar melhores rotas e assegura o bom uso dos veículos, garantindo sua conservação e a segurança dos colaboradores.

Cabe ao gestor de frota a escolha da tecnologia mais apropriada para que possa alcançar os melhores resultados para a sua empresa.

 

Conheça mais artigos que irão ajudá-lo nas suas atividades:

Tecnologia para frotas: inovações que revolucionam o negócio

Texaco: tecnologia para levar seu negócio ainda mais longe!

Com a mais completa linha de produtos do Brasil, a Texaco mantém seu equipamento rodando por mais tempo, reduzindo os custos de operação e aumentando a vida útil do seu veículo. Saiba mais em nosso site.

Lubrificantes têm que ter o T de Texaco!

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.