Tudo sobre lubrificantes automotivos para motores a diesel

Para definir qual melhor óleo para motor diesel, é importante que você conheça as opções do mercado e também quais as diferenças entre eles.

Geralmente, o manual do proprietário do veículo possui a indicação de qual o mais adequado, que garantirá a alta performance do veículo. Mas ter o conhecimento de mercado como um todo é essencial.

Veja neste blog post tudo sobre lubrificantes automotivos para motores a diesel e otimize a sua gestão de frotas.

Confira!

  • Classificação dos óleos básicos
  • Classificação de desempenho dos lubrificantes automotivos
  • Aditivos dos óleos para motor diesel
  • Testes de qualidade rendimento dos lubrificantes

Classificação dos óleos básicos

Os óleos de motor podem ser classificados como mineral, sintético ou semissintético.

Eles são considerados semissintéticos, quando têm pelo menos 10% de óleos básicos sintéticos em sua composição.

Em geral os óleos de motor SAE 15W-40 são minerais. Já, os óleos SAE 10W-40 e SAE 10W-30 na sua grande maioria são semissintéticos. Os SAE 5W-30, por sua vez, podem ser semissintéticos ou sintéticos.

Classificação de desempenho dos lubrificantes automotivos

As classificações de desempenho ajudam os consumidores e pessoas que se relacionam com o tema a entender a “hierarquia” dos produtos.

A classificação de desempenho mais conhecida é a API e as especificações atualmente vigentes são API CH-4, API CI-4, API CJ-4 e API CK-4.

O mais importante é entender este exemplo: se um fabricante requer o uso de um óleo API CI-4 em seu manual, um óleo API CJ-4 pode ser utilizado. Mas o inverso não é verdadeiro. Quanto mais distante a segunda letra estiver do “A” no alfabeto, mais desenvolvido e recente é o produto.

Aditivos dos óleos para motor diesel

Os aditivos são os responsáveis por conferir melhorias aos óleos lubrificantes e proporcionar mais eficiência em termos de lubrificação, performance e proteção às peças do motor.

Existem diferentes tipos de aditivos e os mais comuns aparecem de forma recorrente nos produtos do mercado:

  • antioxidantes;
  • detergentes;
  • anticorrosivos;
  • antiespumantes;
  • melhoradores de viscosidade.

Testes de qualidade rendimento dos lubrificantes

Para garantir mais qualidade aos produtos do mercado, algumas empresas do setor realizam diversos testes para verificar o rendimento de seus óleos lubrificantes. Essas avaliações buscam medir os índices de desgaste, oxidação e manutenção das propriedades do óleo.

oxidação, por exemplo, pode causar o espessamento do óleo, comprometendo sua capacidade de lubrificar as peças do motor. A oxidação ocorre devido à presença de contaminantes do óleo, como ácidos de combustão.

Em relação a proteção contra o desgaste do produto, é comum que sejam também realizados testes para verificar a durabilidade (tempo de vida útil) tanto do óleo quanto de suas propriedades. O que pode interferir nessa parte é novamente a presença de ácidos, fuligem e outros contaminantes.

Quem define de forma mais assertiva qual o melhor óleo para motor diesel são as montadoras. Elas realizam testes com os veículos produzidos pela marca e a partir disso indicam no manual do proprietário do veículo qual lubrificante possui melhor desempenho para aquele motor.

Mesmo tendo nos manuais as melhores indicações, é fundamental que o gestor de frotas entenda sobre o assunto. Por muitas vezes, o lubrificante automotivo irá representar otimização financeira ou prejuízos. Portanto, estar por dentro faz parte de um bom profissional responsável pela gestão de frotas e logística.

qual melhor óleo para motor diesel

331 comments

    • Delton Stabelini says:

      Renato bom dia, pelo que eu entendi você fez uma reposição de nível de óleo em uma Amarok a diesel com Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN para motores Flex. É isso? Se meu entendimento estiver correto, nenhum dano será causado ao motor, mas sim ao DPF (Filtro de Particulados do Diesel) a longo prazo, os veículos diesel que possuem o DPF devem utilizar um produto com tecnologia de aditivação de “baixa cinzas”, que os tornam compatíveis com o DPF e essa tecnologia é encontrada no Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN.

      • Mathias says:

        Delton bom dia
        Companheiro o motor do meu carro é 2.7 2007 range Rover diesel tá com 109 mil km no catálogo pede 5w30 Castrol qual seria o ideal nessa situação?

      • Amauri Dias de Oliveira says:

        Saudações, Delton!
        A Ford recomenda o SAE 15w40 API CH4 para a ranger a diesel em temperaturas até 10°C. Abaixo disso recomenda o SAE 5w30 API CH4. Ambos da Motorcraft. Entendi nos seus comentários que posso usar o API CI4, pois é tem formulação melhorada. É isso? Desejo usar o óleo sintético. Para o meu caso, é melhor o puramente sintético?
        Grato.

        • Especialista Texaco says:

          Olá, Amauri. Tudo bem? Em uma análise isolada, sempre um óleo de natureza sintética é melhor do que um mineral, mas a decisão de usar sintético ou não passa pelo modelo do motor. O fabricante é sempre quem define o óleo a ser aplicado em função da geração do motor (ano do veículo), qual ou quais seriam as opções de lubrificante e bem como o período de troca.

    • Hélio Nunes says:

      Olá, companheiro! Tenho uma Pajero Dakar ano 2014/2015. No manual o óleo especificado é o SAE 10W30 API CF. Ocorre que esse óleo só encontra na concessionária. Tem algum alternativa similar no mercado? Outra: fiz uma troca recentemente e a loja onde fez a troca colocou sem eu saber o óleo semis-sintético 10w40 da Elf. Posso voltar a colocar o indicado pelo fabricante, o 10w30. Qual vc me indica. Obrigado.

      • Delton Stabelini says:

        Olá, Hélio tudo bem? Pode aplicar dois produtos Texaco, o Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4 e ou o Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 E C3. E sim! você pode e deve voltar a usar a viscosidade correta. Abraços!

    • Sérgio K Dias says:

      Boa tarde.
      Comprei uma Pajero Dakar 3.2 Diesel câmbio manual ano 2011/ 2012 com 89000kms , Único dono. Está na etiqueta de troca de óleo a seguinte informação: Móbil 10w40.
      Fui verificar no manual e lá consta a seguinte informação:
      API-CF , SAE 15w40 , ACEA B1 , B2 , B3 , B4 ou superior. Qual seria a melhor escolha?
      Continuar com 10w40 ou passar para o 15w40 conforme o recomendado pelo fabricante no manual? Qual seria o tempo e kms rodados recomendado para a troca do óleo? Obrigado pela atenção.

      • Especialista Texaco says:

        Olá, Sérgio! Tudo bem?
        Você deve usar sempre a recomendação do fabricante. Quanto a período de troca, isto dependerá do regime operacional. Essa informação consta no Manual do proprietário do veículo. Tudo bem?
        Agradecemos o comentário!

  1. Lander freitas says:

    Boa noite
    Esse óleo 5w-30 SN conforme exemplo neste último post, pode ser usado nos motores diesel que exija 5w-30? Motor diesel não seria classificação C?

    • Delton Stabelini says:

      Lander, temos dois produtos em nossa linha o Havoline Sintético SAE 5W-30 API SN e o Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN ACEA C-3, esse último é o adequado para os motores diesel de Pick Ups, Vans e Suv´s, que requeriam a classificação ACEA.

      • Luciano Gianini Pereira says:

        Bom dia. Tenho uma Pajero sport diesel 2.8 hpe ano 2005. Sempre cuidei bem da vovozinha. Qual sugestão de óleo ursa pra ela? Vejo que o pessoal dos postos não conhecem profundamente o assunto. Só querem empurrar produtos no consumidor.

        • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

          Olá, Luciano! Tudo bem?

          A indicação é o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7.
          Abraços!

  2. roberto soares says:

    Boa noite Delton. Tenho una mmc triton 3.2 diesel at 2016. A mmc recomenda o oleo lubrax abaixo, e nso me oferece uma outra alternativa. Ocorre que esse oleo so e encontrado em conecissionaria mmc. Vc poderia me indicar uma alternativa??? Uma ve que nao existe concessionaria em minha cidade. Obrigado.
    OLEO SEMI-SINTENTICO MULTIVISCOSO COMPOSIÇÃO: MISTURA OLEO BASICO MINERAL E SINTETICO MAIS ADITIVOS ESPECIFICAÇÃO: API – CJ – 4 / SL LUBRAX ADVENTO 4X4 – ANP 16292 MITSUBISHI: ES – X64010

  3. Fabio Escobar Lopes says:

    Bom dia Delton

    Tenho um Troller T4 Motor 3.0 Turbo Diesel Intercooler, moto MWM International ano 2011 com 40mil km, a recomendação é utilizar Óleo 15W 40 API CH4, devo utilizar esse mesmo ou tem um tecnológicamente mais atual? Qual vocês me indicam? E onde posso comprar o galão grande? Pois toda troca de óleo é utilizado 8,8litros.

      • Elissandra says:

        Boa tarde! Tenho uma l200 outdoor, fui fazer traça de óleo no motor e o rapaz colocou óleo SAE 40, fiquei em dúvida. Esse óleo não é de transmissão? Pode ser usado no motor?

        • Delton Stabelini says:

          Bom dia, Elissandra!
          Esse óleo SAE 40 API CF-4 foi proibido a sua comercialização pela ANP para aplicação em motores diesel rodoviários. Esse veículo deveria usar um óleo de viscosidade SAE 15W-40 API CH ou CI-4.

      • Antonio Carlos says:

        As folgas internas de um motor de 1974, projetado para um oleo 20w50, vão consumir o oleo 5w30, 4x mais fino, em questao de horas.

        • Delton Stabelini says:

          Antônio, bom dia.

          Em questão de horas não, mas no médio prazo sim.
          A redução indiscriminada da viscosidade do óleo de motor (fora daquela determinada pelo projetista do motor) acarreta também desgaste em componentes como comando de válvulas e fazem com que a pressurização ideal de óleo seja comprometida.

          Não recomendamos mudanças neste sentido.

  4. valdecir says:

    boa tarde! muito boas as dicas do site!parabens!
    Qual oléo recomenda para minha Kia Sportage turbo diesel ano 2000(tendo em vista que o manual da época recomenda um oleo 10W-30 API classe CD ou CE). Qual o melhor oleo posso usar atualmente para substituir esse especificado no manual?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Valdecir. Bom dia! Você pode usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ou Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4. Grande abraço!

      • Andre mattos says:

        Olá Delton, qual seria melhor oleo para toyota hilux sw4 3.0 turbo diesel ano 97?
        Estava considerando em trocar pra sintético, porém tenho o mobil delvac 15w40

        • Delton Stabelini says:

          Andre boa tarde,

          Para esse ano fabricação você não precisa usar um óleo sintético.

          O ursa Premium TDX SAE 15w-40 API CI-4 ACEA E-07 com “ISOSYN” , que consiste na combinação de óleos básicos Premium de Grupo II, produzidos e importados pela Chevron mais aditivos de alto desempenho e nossa expertise em formular lubrificantes. Certamente você terá proteção e durabilidade que necessita para esse motor.

          • Tiago says:

            Delton parabéns! Muito instrutivo. Posso usar o TDX SAE 15w40 API CI-4 ACEA E-07 na L200 triton 3.2 diesel 2012 ?

          • Delton Stabelini says:

            Tiago boa tarde,

            O Ursa Premium TDX SAE, não é o produto adequado para as L200 Triton da Mitsubishi, devido a não compatibilidade com os Filtro DPF.

            Usar o produto Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4

    • valdinei de sousa says:

      Tenho uma Ranger 06 mod 07, 3.0 diesel, posso usar óleo 5w30 para diesel, e como não tenho o manual qual é a capacidade com e sem a troca de filtro?

      • Delton Stabelini says:

        Olá, Valdinei! Tudo bem? Para esse ano de fabricação o correto é usar um óleo SAE 15W-40 e não um SAE 5W-30. Utilize o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7.

        De acordo com o manual é 6.8 litros sem filtro e 1.5 com filtro.
        Abraços!

  5. Luiz Trindade says:

    O óleo da Castrol Magnatec 10×40 semissintético pode ser usado na Toyota SW4 motor Diesel 3.0 Turbo ano 2007/2008.
    Favor enviar resposta por e-mail.
    Atenciosmente

    Luiz Trindade

    • Delton Stabelini says:

      Luiz Trindade, boa tarde! A especificação de óleo está no manual do veículo, compare com as especificações do produto Castrol para certificar-se se o produto atende a necessidade do seu motor. Abraço!

        • Delton Stabelini says:

          Olá, Manuel! Tudo bem? A Mobil tem vários produtos de viscosidade SAE 5W-30, é preciso ver se a classificação de desempenho desse produto atende as demanda do seu veículo, exemplo API, ACEA e etc.

  6. Ricardo says:

    Olá fiz uma retifica total do motor da minha Nissan D21 ano 1995 motor Dt27 diesel. Qual melhor óleo para usar neste motor.
    Obrigado

  7. Everaldo says:

    Boa noite, tenho uma Hilux 11 diesel turbo, no manual pedi óleo mineral, na concessionária usam semi sintético, quem está. Certo?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Everaldo! Na verdade os dois estão corretos, pois aplicar um óleo semissintético no lugar de um mineral é um ganho para lubrificação, mas é preciso ver além da base do produto qual é a viscosidade e classificação de desempenho API do lubrificante, essas informações estão no manual do veículo. A nossa indicação para esse veículo é o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. Abraço!

      • Jackeline Caetano says:

        Boa tarde Delton! Comprei um Troller 2001 qual o melhor óleo lubrificante que devo usar nele? o manual indica o uso do 15w-40 API CG-4

        • Delton Stabelini says:

          Jackeline bom dia,

          Você pode manter a recomendação do manual que seria o ursa Super TD SAE 1W-40 API CH-4 e ou Ursa Premium TDX SAE 15W40 API CI-4.

      • Delton Stabelini says:

        Carlos, boa tarde! Se sua Amarok é ano 2010 e não possui filtro do tipo DPF no sistema de escapamento, uma alternativa é o uso do óleo Havoline ProDS M 5W30 caso neste modelo (2010) seja essa a viscosidade recomendada.

        Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Tony, bom dia. O melhor para seu motor é o Ursa Premium TDX SAE 15W40 CI-4. Abaixo selecionei o recorte oficial do manual de motores MWM – observe que nossa indicação além de atender, supera em muito o desempenho API!

      • Rafael Bianchini says:

        Bom dia Felton o óleo específico da S10 é o 5w30 mas baixa um pouco minha S10 está com 145 mil km queria trocar o óleo para ,10w40 ou 15w40 qual seria a melhor escolha

        • Delton Stabelini says:

          Rafael bom dia,
          É normal um motor queimar um pouco de óleo, é preciso saber quanto em volume está baixando e o período de troca que vem sendo adotado. Não aconselharia a alteração da viscosidade.

          • Sandro Pegáz says:

            Boa noite! Qual o melhor óleo para um Troller 3.2 motor MWM turbo diesel, ano 2013.
            Clato

          • Especialista Texaco says:

            Olá, Sandro! Tudo bem com você?
            Para o seu carro você pode utilizar Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3. Temos certeza que vai te ajudar!
            Agradecemos o comentário!

      • GABRIEL JOB says:

        Bom dia, tenho uma Frontier 4×4 a diesel, MWM, Serrana, ano 2004/2005, com 176.000 km rodado. Qual o tipo de oleo, devo usar. Desde já agradeço pela a informação.

  8. regina chiapetta says:

    Olá meu nome é regina tenho uma L 200 ano 2009 outdoor automática diesel não estou com a quilometragem agora, preciso trocar o oleo, gostaria de saber qual o óleo indicado?

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Regina! Como está? Para os motores Mitsubishi 4D56 VGT (caso das GLS e também HPE) o manual recomendava um óleo SAE 20W40. Esse produto evoluiu de 2009 para cá, e hoje a recomendação é trabalhar com um óleo que atenda e supere esse requerimento: é o Ursa Premium TDX 15W40 CI-4. Abraço!

  9. Senix says:

    Olá Delton tenho uma Van Toyota Motor 2KD Turbo ano 2012 Diesel e faz muitos kilometros qual seria o óleo recomendado(SAE) é o seu API estou sem o Manual, um abraço.

    • Delton Stabelini says:

      Senix, boa tarde. A Toyota recomenda 2 padrões SAE de viscosidade para este modelo de motor: 5W30 para mercado norte americano e 5W40 para o mercado sul americano. No seu caso, migrar para o Havoline Ultra S 5W40 SN. Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Senix, acredito que sua pergunta seja complementar à anterior (sobre Toyota 2KD), e portanto não. Por quê? Padrão de viscosidade à frio deslocado em relação ao projeto do motor. Abraços!

  10. Luciano David says:

    Olá, Delton.
    Por gentileza, gostaria de saber qual o óleo adequado para uma Ford Ranger 3.0 diesel PowerStroke 2010. Não tenho o manual da caminhonete, e nas buscas que fiz encontrei algumas informações inconclusivas. Desde já, obrigado.

    • Delton Stabelini says:

      Luciano, boa tarde.
      Para cuidar bem da saúde do seu MWM NGD – um belo motor, por sinal, recomendo que você utilize o Ursa Premium TDX 15W40 API CI-4. Este óleo é facilmente encontrado no mercado e além de cumprir exatamente os padrões de viscosidade do projeto deste motor, ainda supera as questões de desempenho API.
      Forte abraço!

  11. JOSE DEMONTIEUR QUENTAL says:

    Sou um agricultor e possuo um motor a diesel TOBATTA TR 8, e o óleo recomendado do fabricante para uso é: SAE 30 HD e não estou encontrando no mercado. Você poderia me orientar qual o óleo que posso usar em sua substituição na nova nomenclatura do diesel.

    • Delton Stabelini says:

      José boa tarde. Tudo certo? O produto é o Ursa LA-3 SAE 30/ Ursa LA-3 SAE 40 e ou Ursa LA-3 SAE 15w-40 API CH. Forte abraço!

  12. Itamar says:

    Bom dia. Tenho uma Hyundai HR 2.5 diesel 2008 com 320 mil km, uso em condicoes severas todos os dias fazendo entregas. Qual óleo devo usar?

  13. jo de oliveira campos says:

    Ola Delton qual o oleo eu posso usar na hilux 3.0 diesel 2006 ? estou usando o avant 15w40 petrobras
    mas gostaria saber si tem um outro melhor

  14. Tiago says:

    Olá tenho uma s10 2004 diesel 4×4, e meu Mecanico disse que é melhor usar óleo mais grosso por conta de algum vazamento, mas, eu gosto muito do sintético, por ser mãos moderno e por achar que motor funcionará melhor e mais silencioso! O que você segure pra mim?

    • Delton Stabelini says:

      Tiago, boa tarde. TUdo certinho?

      Para esse seu veículo minha sugestão é Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. Forte abraço!

  15. Emerson Guimarães says:

    Olá Delton, temos um Gerador com motor Scania DC13 072 A de 6 cilindros, no qual o 5º cilindro estourou o bloco do motor. Após a quebra do motor iniciamos uma investigação para poder entender o que tinha acontecido pois o motor acabara de passar por uma substituição das juntas de cabeçote. Verificamos a altura da injeção e admissão de válvulas e foi montado conforme manual. O que encontramos de divergente foi em relação ao nivel de qualidade do óleo que era recomendado, deveria ser um API CI-4 e foi utilizado um API CH-4, todos dois Mineral e 15W40. Gostaria de saber de você se isso pode ter sido determinante para quebra do motor 2 horas após efetuada a manutenção.
    Obrigado.

    • Delton Stabelini says:

      Emerson, boa tarde. Tudo certo? Não vejo correlação direta com a classificação API do produto versus problema ocorrido. Abraço!

  16. Enasor says:

    Prezado Delton.
    Bom dia. Tenho um Pajero Full Diesel 2013. O Manual do Proprietário original recomenda óleo de motor com especificação API – CF, SAE 15W40, ACEA A1/B1, A3/B3, A4/B4 ou A5/B5 ou superior, sendo que o óleo recomendado é o Castrol Tection ou Magnatec Professional Diesel. Ocorre que a Mitsubishi mudou a parceria e a Castrol descontinuou esse produto no mercado. Agora, a parceria da Mitsubishi é com a BR-Petrobrás, e o óleo de motor recomendado no Manual do Proprietário atualizado é com especificação API – CF, SAE 10W30 , ACEA B1, B2, B3 ou B4, ou superior, sendo que o óleo lá recomendado é o Lubrax Advento 4×4 10W30. Atualmente as css estão colocando o Lubrax Advento 4×4 10W30 API CJ4/SL.
    Pergunto-lhe: Que óleo SINTÉTICO, que atenda às especificações atuais da Mit, você recomendaria para o meu veículo?
    Nota: Já sei que tem o Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4 ACEA E-9, mas, ele é semi-sintético, mas, gostaria de começar a utilizar um sintético específico para motor diesel.
    Obrigado e um abraço.

    • Delton Stabelini says:

      Enasor, boa tarde. Tudo certo? Não temos óleo sintético com a classificação API CJ ou superior em nossa linha.Minha recomendação para esse veículo seria o Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4. Grande abraço!

  17. Celso Tenório says:

    Boa tarde, tenho uma empresa em limeira na verdade um escritório de VENDAS, a onde tenho várias REPRESENTAÇÕES comerciais , gostaria de saber se seria possível minha empresa ser uma representante da marca, nosso trabalho e só com transportadoras rodoviárias, algumas cerâmicas produtores rurais, há temos em nosso portfólio , pneus , PEÇAS, acessorios, óleo diesel s.10 s.500 e Arla 32, estamos em busca de óleo para motor o mais solicitados e 15w40 BALDE e tambor

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Celso. Tudo certo? Podemos te dar toda assessoria no que se refere a compra e venda de lubrificantes. A Texaco conta com uma rede de distribuidores autorizados em todo o Brasil. Caso tenha interesse em algum tipo de parceria para revenda de produtos entre em contato com o nosso distribuidor mais perto de você https://www.texaco.com.br/distribuidores/

  18. Jorgen Allan Nielsen says:

    Prezado Delton,
    tenho uma Toyota Bandeirantes com motor Mercedes OM314 (Mercedes Bens 608) com recomendação de oleo lubrificante SAE 30 como Texaco Ursa LA-3 ou LL SAE 30 ou concorrentes como exemplo Lubrax MD400; todos fora de linha ou impossiveis de serem encontrados.
    Tenho visto voce recomentar por exemplo o TDX 15W40 em substituição aos SAE 30 mineral.
    Pergunto:
    1) esta correta esta substituição de um oleo viscosidade SAE 30 por outro SAE 40?
    2) que oleo SAE 30 hoje é recomendado para estes motores antigos?
    Desde já agradeço.
    Atenciosamente

    • Delton Stabelini says:

      Jorge, bom dia! Tudo certo? Com o advento dos óleos multiviscosos SAE 15W-40, os lubrificantes monograus SAE 30 e SAE 40 caíram em desuso, é importante lembrar que essa numeração é o grau de viscosidade e para sabermos a viscosidade na unidade de centstokes é preciso entrar na tabela SAE J 300 e verificar a viscosidade a 40°C e a 100°C. Os motores mais antigos que recomendavam um óleo monograu podem usar em substituição um multiviscoso, pois traz ganhos a lubrificação tanto na partida a frio como na alta temperatura operacional. Grande abraço!

    • Delton Stabelini says:

      Valdir, boa tarde! Tudo certo? Para esse veículo, o produto mais adequado seria o Havoline Ultra S PRO DS M SAE 5W-30 ou Havoline Ultra S PRO DS SAE 5W-40. Grande abraço!

  19. GIOVANNI WALKER FIORIO says:

    gostaria saber óleo lubrificante motor Mitsubishi Pajero Sport Diesel 2010 API- CD,15w40 ACEA B1 B2 B3 B4 ou superior.
    Qual a recomendação do óleo para esse motor( Motor refeito atualmente, todo standart). Abraço.

  20. Artur Berberian says:

    Ola tenho uma Sprinter 310 ano 97, uso o óleo do motor delvac 15×40 gostaria de colocar um óleo mais moderno com semissintético, posso trocar e qual que vcs me recomendaria.
    Obrigado
    Artur

  21. jackes says:

    Bom dia! Tenho um gerador diesel. Pede no manual óleo 10w 30 classificação cc não acho na minha cidade. Posso substituir por 5w30 ou 10w30 diesel. Obrigado

  22. Newton Arruda says:

    Delton, uso na minha TRITON L200 Sport 2017, 4×4, diesel, o óleo Lubrax Turbo 10w30 API CF 4, indicado no manual, todavia tenho muita dificuldade de achar. Existe outro óleo que possa usar para substituir o acima mencionado?
    Agradeço a indicação anteciantecipadamente.

    • Delton Stabelini says:

      Ederson, boa tarde! Suponho que está falando sobre o óleo para motor, dessa maneira o produto apropriado pode ser Havoline Ultra S PRO DS SAE 5W-40 e ou Havoline Ultra S PRO DS M SAE 5W-30.

      • Raphaela says:

        Boa tarde tenho uma F 1000 97/98 com o motor x10 mwm .
        O manual recomenda usar o rimula super mv-sae 15w40 .
        Gostaria de saber se posso usar o sae 10w40 E4 sintético?

        • Delton Stabelini says:

          Raphaela boa tarde,

          Sim você pode usar, mas não deve ampliar o período de troca, mas o que ganhará com isso? Maior proteção e durabilidade do motor.

  23. VOLMIR GOUVEA SOARES says:

    Olá, tenho uma S10 Dielsel 2.8 2013 com 150.000km. Estou sempre completando óleo nos intervalos de troca chega as vezes até 2.L. Uso o 5W30, mas me disseram para usar o 5W40 que é melhor aqui na região sul .Posso?

    • Delton Stabelini says:

      Volmir bom dia,

      Para esse seu veículo a recomendação do fabricante é um óleo de viscosidade SAE 5W-30 de classificação API SN e dexos2. Quanto ao reposição de nível é preciso verificar se esses dois litros a qual você se refere é considerado normal no intervalo de troca adotado? Essa informação está no manual do veículo e ou no concessionário.

      O produto que você deve utilizar é o Havoline Sintético Pro Ds –M SAE 5W-30 API SN.

  24. Francisco says:

    Bom dia,
    Tenho uma Mitsubishi L200 GLS ano 2002 com 350.000km e sempre utilizei o semi-sintetico Castrol CRB Turbo 15w40 fazendo trocas a cada 10.000km,
    A castrol descontinuou a produção deste,
    Qual oleo eu poderia utilizar agora? E qual seria a frequencia das trocas?
    Grato.

    • Delton Stabelini says:

      Francisco bom dia,

      Você pode usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ISOSYN – que significa que é formulado com básicos Premium importado de Grupo II + aditivos de alto desempenho. O período de troca deve ser enquadrado de acordo com o regime operacional e essa informação está no manual do veículo.

  25. MARLLON GUEDES ABEDALA says:

    BOA NOITE…

    TRABALHO COM VENDAS,
    UM CLIENTE ME PERGUNTOU PARA QUANTAS HORAS SERVE O OLEO 15W40 PETRONAS CH-4,
    E 15W40 LD TURDO PETRONAS..UTILIDADE CAMINHÃO..

    NÃO CONSEGUI CHEGAR A RESPOSTA POR FALAREM QUE QUESTÃO DE HORAS DE ÓLEO É VISTO COMO MITO….ESTOU NA DUVIDA.

    • Delton Stabelini says:

      Marllon boa tarde,
      Em geral os veículos salvo exceções não possuem horímetro e sim odômetro, portanto essa informação sempre estará disponível em quilometragem e não em horas.

      Os veículos que possuem horímetro no manual existe a informação sobre qual é o número de horas que o óleo deve ser trocado.

  26. Reginaldo. Correa says:

    Boa noite delton tenho uma frontier 2012 4×4 a diesel,posso usar o mesmo oleo que uso em caminhao 15w40 mineral,ela esta com 180mil km

    • Delton Stabelini says:

      Reginaldo a partir de 2012 os motores diesel de pick-ups, Suv´s e Van´s são equipadas com um filtro de particulados chamado DPF(Filtro de Particulados do Diesel). Portanto o lubrificante não deve ser os de categoria API CI-4 e sim ACEA C3 ou C3.

      Minha sugestão para você é o Havoline PRO DS M SAE 5W-30 API SN.

  27. Hebert Resende Campos says:

    Boa noite !
    Tenho uma F1000 97/98 com motor mwm série 10. O manual recomenda o rimula super mv-sae 15w40.
    Gostaria de saber se posso usar o sae 10w40 E4 sintético?
    Desde já agradeço a atenção!

  28. Jorge Manuel Pisco Careca says:

    Bom dia tenho um Korando da Ssangyoung e no manual pede par usar Caldex PED 17 ATF só que esse oleo não existe no Brasil, eu li que poderia substituir po Dexron totalmente sintético.
    Que Oleo devo comprar?

  29. César Leonardo de Souza says:

    Boa tarde, tenho uma HR 2016 motor euro5, no manual indica um tipo de óleo, mas a maioria dos proprietários estão usando 5w30 sintético, pode me ajudar a me indicar o melhor ou correto?

    • Delton Stabelini says:

      Cesar bom dia, essa informação está no manual do proprietário, pois além da viscosidade tem também a classificação de trabalho API.

  30. Valmir Magalhães says:

    ola, comprei uma hilux 95 4×4 eixo rigido, mas não sei o óleo que o antigo proprietário usava qual o procedimento para utilizar um óleo de boa qualidade.

    • Delton Stabelini says:

      Valmir bom dia,

      Essas informações estão no manual do veículo.

      Para qual compartimento deseja saber qual seria o produto? Motor ou diferencial.

      Motor: Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4.

      Diferencial : Não temos produto em nossa linha.

  31. Anderson Martins Machado says:

    Boa tarde amigo, Hj fiz a troca do óleo da minha l200 triton 3.2 diesel, o cara do posto falou que eu podia usar o Ipiranga Brutus 15w40 ch-4 , esse óleo é mineral ,será que tem algum problema? vi muitos comentários o pessoal falando pra usar semi sintético.

    • Delton Stabelini says:

      Anderson boa tarde,

      Qual é a ano da L200 Triton?

      Ano fabricação 2011 e inferior: Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4

      2012 e ou acima: Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4 Semissintético.

      • Bruno Jammal says:

        Delton,

        Você diz que inferior ou igual 2011 SAE 15w40 e a partir de 2012 SAE 10w30

        No manual da 2013 /modelo 2014 diz 15w40

        No manual da 2015 já vem especificando 10w30

        • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

          Bruno, bom dia! Você deve sempre usar a viscosidade conforme recomenda no manual do seu modelo. Essa diferença de um ano para outro se deve, provavelmente, a alguma alteração feita no projeto do motor – o que suscitou essa mudança.

          Abraços!

  32. Jussaro Fausto Oliveira dos Anjos says:

    Jussaro Fausto Oliveira dos Anjos
    Tenho um jeep renegede diesel gosria de saber qual o melhor óleo de motor usar
    Muito obrigado
    Boa noite

    • Delton Stabelini says:

      Reginaldo bom dia,

      As informações de tipo de óleo recomendado e período de troca você encontra no Manual do Veículo. Você deve usar um óleo de viscosidade SAE 15W-40 e classificação API CI-4, em nossa linha de produtos seria o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. E quanto a troca dependerá de como utiliza o veículo exemplo: Serviço Normal, trocar a cada 10.000 Km e se for severo a cada 5000 km.

    • Delton Stabelini says:

      Nilton bom dia!

      Em nossa linha o produto aduado para esse ve´ciulo é o Havoline Ultra Sintético PRO DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.

  33. João Carlos Corrêa Viana says:

    Delton bom dia, acabei de comprar um jipe Toyota Bandeirante motor mercedes 609 a diesel, km incerto + – 100mil, qual melhor óleo usar ?

  34. Marcos Baldo says:

    Boa noite .
    Tenho um jeep troller 2013 3.2 4 cilindros no manual do fabricante está pedindo para eu colocar óleo 10w- 30 API cj4 não estou encontrando mais este óleo nem na concessionária troller qual óleo eu posso colocar no lugar deste

  35. Joelcio de Araujo Lima says:

    Delton Stabelini, boa noite!.

    Por favor, uma informação,
    Tenho uma S10 Executive, diesel, 4×4, 2.8, 2011, 91.000 km… qual o melhor óleo que eu devo usar.

    Atenciosamente,

    Joelcio Lima.

  36. Rafaeli Pereira says:

    Bom dia!

    Tenho um troller 2014 3.2 4cc com 87000km.
    Sempre troquei o óleo na concessionária
    Usavam o óleo 10w-30 API CJ4, só que de uns tempos pra cá passaram a usar o óleo 5w-30 API SN ACA 3 100% SINTÉTICO, está certo isso?
    Se não estiver onde posso encontrar o óleo 10w-30 API CJ4 em CURITIBA-PR ?

    Obrigada!

    • Delton Stabelini says:

      Rafaeli Pereira boa tarde,

      Sim essa alteração pode ser feita sem prejuízo a lubrificação, procure em Curitiba o Havoline Ultra Pro DS M SAE 5W-30 API SN e ACEA C3 e C2.

  37. ELIEZER GOMES says:

    BOM DIA DELTON. TENHO UMA HILUX 4X4 3.0 TURBO INTERCOOLER, AUTOMÁTICA 2008. NO MANUAL INDICA O ÓLEO MINERAL 15W40. MORO EM ROSÁRIO DO SUL, RS. MEU MECÂNICO DISSE QUE POSSO USAR O SEMI-SINTÉTICO 10W40 E A CONCESSIONÁRIA TAMBÉM DISSE A MESMA COISA. QUAL Q TUA RECOMENDAÇÃO? E TEM UM ÓLEO 10W40 QUE SERVE TAMBÉM PARA CARROS A GASOLINA, ÁLCOOL, GNV E DIESEL. POSSO USAR ESSE TIPO DE ÓLEO?

    • Delton Stabelini says:

      Elizer bom dia,

      Minha recomendação é que continue usando o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, pois ele é fabricado no conceito ISOSYN, que é a combinação de básicos Premium de grupo II fabricados e importados pela Chevron e aditivos de alto desempenho, portanto não precisa mudar para semissintético.

  38. Gabriel Lourenço Siqueira Alves says:

    Eu uso na minha S10 2013 diesel o óleo 15w40 CI4, já fazem dois anos, eu posso começar a usar o 5w30 para motores diesel, tendo em vista o tempo que eu uso o 15w40, e a quilometragem da minha camionete que é 242000 km?

  39. Jorge Alves Filho says:

    Delton, boa tarde.
    Comprei esta semana uma L200, o antigo proprietário não sabe dizer o óleo que usava.
    Disse que era um para alta km.
    É uma L200 outdoor hpe gls 4×4 ano 2009/10, com 199000km rodado .
    Que óleo vc recomenda e onde posso encontrar ?
    Moro e Iguaba Grande – RJ

    • Delton Stabelini says:

      Jorge, bom dia!

      Para esse seu veículo você pode usar o Ursa Premium TDX SAE 15w-40 API CI-4.

      Ligue para nosso Distribuidor Autorizado Capitóleo no Rio de Janeiro e solicite a informação de onde pode encontrar esse produto na sua região.

      Telefone: 021 2561-1521

  40. alexsandro souza espindola says:

    bom dia gostaria de fazer uma pergunta retifiquei todo o motor de um uno ano 98 motor fiasa oleo recomendado e 20w50 mineral poderia usar o óleo 15w40 móbil delvac api-ch4 no lugar isso e possivel grande abraço.

    • Delton Stabelini says:

      Alexsandro bom dia, sim você pode usar um óleo de viscosidade SAE 15W-40, desde que a classificação API CH-4 corresponda a API SL, a recomendação para esse veículo é o Havoline Semissintético SAE 15W-40 API SL.

  41. Alexandre Pacheco Terra says:

    Boa tarde Delton.

    Qual é o óleo da Texaco que posso utilizar na VW Amarok Trendline CD 4×4 2010/2011 diesel, sem filtro de partículas ? Tenho utilizado o Castrol 5W40 para motor a diesel, mas está difícil de achar esse óleo da Castrol e quando encontro, o preço é alto.

    Grato.

    Alexandre Terra.

  42. Maicom says:

    Boa noite Delton Stabelini,

    Tenho uma Pajero Full 2008/2008 HPE 3.2 turbo diesel com apenas 85k km rodados.
    No manual da época, quando a Mitsubishi utilizava lubrificantes da Castrol, tem a seguinte especificação:
    – Classificação ACEA: “Para serviço A1/B1, A3/B3, A3/B4 ou A5/B5”
    -Classificação API: “Para serviço CF” ou superior.
    Concessionária utilizava Castrol professional Diesel 15w40.
    As Trocas no manual falam a cada 5k/km

    Atualmente a mitsubishi está com parceria com a Petrobrás, utilizando linha lubrax 10w30 (advento 4×4) e nos manuais falam em troca a cada 5k/km, porém as concessionárias estão falando que pode trocar a cada 10k/km.

    O código do motor continua sendo o mesmo (4M41) desde 2008 até às Pajeros Full atual. Este mesmo motor é utilizado na Pajero Dakar e também nas Triton 3.2.

    Gostaria de saber se existe algum lubrificante sintético recomendado e se utilizando o sintético poderia subir de 5k/km para 10k/km o período de troca – ou por tempo – 6 meses para 12 meses (o que ocorrer primeiro).

    Grato.

    • Delton Stabelini says:

      Maicom bom dia,

      Na linha de produtos Texaco, não temos produto sintético a recomendação para a sua Pajero ano 2008 seria o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 e quanto ao período de troca seguir a recomendação da Mitsubishi que depende do regime operacional que se utiliza o veículo, de acordo com a sua descrição de baixa quilometragem o serviço é severo então a troca é a cada 5000 Km.

    • Delton Stabelini says:

      João Paulo Bom dia,
      A GM nunca recomendou a viscosidade SAE 10W-40 para seus veículos nem a diesel e nem a gasolina. A nossa recomendação para esse veículo é Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.

  43. Martinho says:

    boa tarde!
    sou proprietário de uma Nissan Navarra de 2009/2010 motor D40 YD25DDTI e estou a usar 15w40 CI-4 /SL.
    A minha pergunta é se o óleo correcto para este motor.
    obrigado

  44. Rafael Landim Lemos says:

    Bom dia Selton,eu tenho um 1618 ano 94,ele tem cerca de 1 ano e meio que foi feito um reparo no motor,agora estou trocando o óleo e os filtros,colocando o 15W40 Mobil,só que a luz de óleo está demorando muito pra apagar,você tem uma dica de qual óleo devo usar agora?

    • Delton Stabelini says:

      Rafael boa tarde,

      Experimente o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, ele é formulado com básicos de Grupo II que são mais resistentes ao cisalhamento da viscosidade.

  45. Ivan Tamburi says:

    Prezado Delton, Tenho um Troller 2014 3.2 diesel e o mesmo indica o oleo 10w- 30 API cj4. Vocês tem nesta qualificação mas sintetico?

    Obrigado

    • Delton Stabelini says:

      Ivan boa tarde,

      Não temos sintético nessa classificação, mas fora da garantia recomendamos o Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.

  46. Martinho says:

    BOAS TENHO UMA Nissan Naavara MOTOR D40 Y25DDTI DE 2010 ESTOU A USAR Galp 15w40 API CI-4, qual a km recomendada para a troca do oleo.

    obrigado, Abraço

    • Delton Stabelini says:

      Martinho boa tarde,

      Período de troca é em função do regime operacional de se for severo trocar a cada 5000 km e ser for normal a cada 10.000 km.

  47. Martinho says:

    Boa tarde Delton

    tenho uma nissan Navara 2009/2010 estava a usar o oleo 15w40 API CI-4 fiz a troca do oleo para um semi sintetico 10w40 API-SN.
    TEM VANTAGENS ESTA TROCA?

    OBRIGADO

  48. Claudio says:

    Bom dia Delton. Comprei um Fiat Toro diesel usado e ao trocar o óleo percebi que a oficina utilizou oleo 15w40 ao invés de 5w30, este último o recomendado pela Fiat? Devo me preocupar até a próxima troca daqui a 10000 km?

    • Delton Stabelini says:

      Claudio bom dia!

      Sim você deve trocar imediatamente por um óleo sintético de viscosidade SAE 5W-30, nosso produto é o Havoline Sintético Pro DS M SAE 5%w-30 API SN ACEA C2 e C3.

      Qual melhor óleo para motor diesel? Saiba

  49. Gerson Fabri says:

    A opção para a linha L200 10w30 seria o Ursa ultra le, certo? Mas pq vcs não o comercializam em frascos de 1l, ou de 4l…..é inviável adquirir um tambor de 20l p a troca…..

    • Delton Stabelini says:

      Gerson bom dia,

      Estamos trabalhando para fazer embalagens menores, em breve teremos em nosso portfólio. Você pode usar também o Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN e ACEA C2 e C3 disponível na embalagem de 1 litro se o veículo estiver fora da garantia.

    • Delton Stabelini says:

      Fabrício bom dia,

      Para esse ano a Mitsubushi L 200 Triton solicita um óleo de viscosidade SAE 10W-30 ACEA B1, B2, B3 e B4 ou superior. A minha indicação seria o Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.

  50. Jose Jean says:

    Bom dia Delton
    Tenho uma Hilux diesel 2.8 de 2017, e a uso preferencialmente em rodovias. Estou usando 5W-30 original Toyota(Mobil). o problema é q o nivel de oleo esta baixando. É normal? Tem alguma sugestão?
    PS: o desempenho esta normal

    • Delton Stabelini says:

      José Jean bom dia,

      Todo motor baixa um pouco o nível de óleo, isso é esperado pelo próprio fabricante, verifique no manual onde conta essa informação de volume de reposição esperado entre intervalo de troca de óleo.

  51. felipe says:

    Boa tarde Delton, tenho uma sorento a turbodiesel 2006, 160000km, a especificação no manual é de 5w30, porem algumas consessionarias Kia recomendaram 10W40 em virtude dos desgates e folgas de uso,isso procede, pois no manual somente indica o oleo 0km. qual seria a melhor opção nesse caso ?
    grato.

    • Delton Stabelini says:

      Bom dia, Felipe!

      Se o veículo sempre usou o óleo recomendado no Manual e respeitou os períodos de troca, não procede aumentar a viscosidade de SAE 5W-30 para SAE 10W-40. Os desgastes naturais são esperados e é comum, a melhor opção nesse caso para manter a viscosidade SAE 5W-30 é o Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN.

  52. Alex Silva says:

    Delton,

    Qual o tempo para troca do Havoline Ultra S SAE 5W-30 API SN, para veiculo a diesel? Veiculo pouco utilizado que não chega nos 10 mil km pode passar de 6 meses para troca do oleo?

    Estão de parabéns com o blog Texaco!

    • Delton Stabelini says:

      Alex bom dia,

      Essa informação de período de troca depende de algumas variáveis a saber:

      Qual é a marca e modelo do motor e ano de fabricação, pois cada fabricante detém a sua tecnologia.
      Qual é o regime operacional do veículo: Uso urbano, rodoviário, misto, estrada de terra, reboque de carga etc.
      Quem define o período de troca em função do regime operacional é sempre o fabricante do veículo e esta informação encontra-se no manual do proprietário.

    • Delton Stabelini says:

      Jairo boa tarde,

      Nós da ICONIC indicamos os lubrificantes de acordo com as especificações da montadora e qualquer alteração no projeto da mesma a pergunta deve ser direcionada a Volkswagen.

  53. Ernani Canova says:

    Boa tarde , tenho um gerador Nagano modelo NDE19STA e pede oleo para motor Diesel classe CC ou CD SAE 15w-40 e não cho este oleo, qual oleo posso utilizar ?

    • Delton Stabelini says:

      Ernani boa tarde,

      Você pode utilizar o Ursa Super TD SAE 15W-40 API CH-4. Essas classificações CC e CD estão obsoletas a muito tempo.

    • Delton Stabelini says:

      Gustavo boa tarde,

      Não pode qualquer óleo e sim um óleo lubrificante fabricado por empresa séria e responsável. A marca Texaco está a mais de cem anos no Brasil produzindo produtos de qualidade. Para esse seu veículo você pode usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, respeitando o período de troca em função do regime operacional (informação essa contida no manual do veículo).

  54. Boa noite Delton! S 10 2013/14 200cv diesel, 112000 km estou usado o óleo especificado 5w30 dexos2 sintético esse óleo não seria muito fino e o motivo de baixar tanto em poucas quilometragem.

    • Delton Stabelini says:

      Paulo boa tarde,

      Você está utilizando um produto de fabricante conhecido e renomado? O requerimento para esse veículo diesel é usar um produto de natureza sintética, com viscosidade SAE 5W-30 e Classificação de Desempenho API SN, ACEA C2 e C3, Além de atender a especificação GM dexos 2.

      Todo motor queima e baixa um pouco o nível de óleo o excesso de queima é indesejado e pode estar relacionado com excessivo período de troca do óleo e ou falhas mecânicas do motor.

      No manual do proprietário está esta informação de queima esperada de lubrificante por quilômetros.

      A nossa recomendação para esse motor é usar o Havoline Sintético PRO DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.

    • Delton Stabelini says:

      Jacson bom dia,

      Para esse veículo você pode usar os seguintes produtos que atendem e superam as necessidades desses motores:

      Ursa Ultra LE SAE 10W-30 API CJ-4 e ou Havoline Sintético Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.

  55. Alipa Florisbal says:

    Olá! Tenho um L200 tríton savana off 3.2 diesel faço sempre as revisões na autorizada, mas está baixando o óleo pq viajo mto e a autorizada fica em outra cidade um tanto quanto longe de onde moro, bom tenha q completar o óleo poderia me indicar um? Mto obrigada

    • Delton Stabelini says:

      Alipa bom dia,

      Para completar o nível de óleo é fundamental saber qual o óleo vem sendo aplicado no concessionário nas revisões e também precisamos saber qual é o ano de fabricação do veículo.

  56. Deyvid Wesley Alves Pereira says:

    Boa tarde Delton.
    Uso no motor MWM série 10, euro 3, ano 2007 o óleo 15w 40 mineral, posso usar o óleo 10w 40 sintético?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Deyvid tudo bem? Sim você pode passar a usar um óleo SAE 10W-40 sintético, mas verifique se a classificação de desempenho API está sendo mantida e não aumente o período de troca simplesmente porque trocou um óleo mineral por sintético.

  57. José Neto says:

    Prezado Dalton Stabelini,
    Bom dia

    Tenho um Toyota Land Cruiser Prado VX, motor: 1KD-FTV, modelo: KDJ150L – GKAEY, diesel. Pretendo fazer a primeira revisão conforme recomendação do fabricante aos 5.000 km. Do seu ponto de vista, qual será o melhor óleo para este tipo de motor?

    Luanda, Angola

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Antonio tudo bem? Para esse veículo a recomendação é um óleo SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7, o produto da marca Texaco é Ursa Premium TDX SAE 15W40 API CI-4 ACEA E7. Abraços!

  58. Cláudio Marques de Oliveira says:

    Delton
    Bom dia. Tenho uma GM Silverado 97, turbo diesel, motor Maxion 4 Cilindros, já com 350.000 rodados, qual o melhor óleo para a bruta? Grato e parabéns pelo trabalho.

  59. Marcelo Tarifa says:

    Que óleo devo usar na minha f1000 sr 1993 motor mwm 229 turbinada?
    Óleo para :
    O motor, caixa de câmbio e diferencial
    Não tenho mais o manual e não encontro na Internet as especificações de qual óleo usar.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Marcelo tudo bem? Óleo para motor: Ursa premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. Já para a Transmissão Manual e diferencial aconselho você a procurar nas concessionárias Ford a recomendação para o ano desse veículo. Abraços!

  60. Dirceu Machado says:

    Delton Stabelini, boa noite uso oleo mineral 15w40 API CI4 na minha ranger 2.8 Maxion International( Diesel),esta com 142mil KM. Posso usar Bardahl B12? Aguardo sua resposta e muito boas suas explicações.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Dirceu! Tudo bem? Não recomendamos o uso de nenhum aditivo complementar ou suplementar, apenas o óleo lubrificante recomendado no Manual do proprietário. O produto Texaco recomendado é o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7-16. Abraços!

  61. Elias de Freitas Ferreira Ferreira says:

    Boa noite! Tenho um Kia Sorento EX, 2.5 diesel, 16v, 2008, o manual recomenda o óleo 5w30 sintético, com qual óleo posso substituí-lo?

  62. Guilherme says:

    Hilux 3.0 diesel 2015 qual o melhor óleo da texaco , na ccs é o 5w30 semi , seria vantagem o sintético ou seguir no semi ?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Guilherme! Tudo bem? Para esse veículo o produto adequado é o Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3, produto de natureza sintética. Abraços!

  63. rafael Costa says:

    Olá Delton!
    Adquiri uma Ranger xl 2002 2.8 diesel powestroke 4×4. Quero fazer a primeira troca, ja que peguei a pouco tempo. Vi que no manual tem varias especificações diferentes…
    Qual óleo devo usar para o motor?
    obrigado

  64. Roberto Taranto says:

    Bom dia Dalton.
    Possuo um micro onibus Volare Fly6 com motor cummins ISF2.8. A recomendação da Volare é usar óleo mineral 15W40 API CH4 com trocas a cada 20.000 km, acho muita km, quero passar a usar óleo semi sintético por acreditar que ele se comporte melhor nesse intervalo. Posso usar semi sintético? Qual você me recomendaria? Agradeço sua atenção.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Roberto! Tudo bem? Não é necessário usar um lubrificante semissintético nesse veículo, apenas quanto ao intervalo de troca peço que verifique se está correto, pois isso depende do regime operacional do veículo e essa informação está no manual do proprietário. A minha recomendação é usar o Ursa Premium TDX SAE 15W040 API CI-4 ACEA E7.
      Abraços!

  65. Eliton Miranda says:

    Boa tarde, comprei uma pajero dakar diesel ano 2009, motor 4m41, 3.2.
    No manual 2009 fala para usar 15w40, anos seguintes 10w40 e 10w30.
    Atualmente esta no 15w40.
    Qual oleo seria melhor para esse motor?
    Obrigado.

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Eliton! Tudo bem? Para esse ano do seu veículo você deve usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7-16.
      Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Eliton! Tudo bem? Para esse ano do seu veículo você deve usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7-16.
      Abraços!

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Luiz Carlos! Tudo bem? A recomendação da Toyota é: SAE 15W-40 API CF-4, mas como CF-4 está obsoleto, usar o Ursa premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7.
      Abraços!

      • Edgard says:

        Boa noite, tenho uma hilux tb, 2013 com filtro de particulas, no manual tem uma gama de viscosidade, de 5w30 a 20w50, no meu caso está com 100 mil e estou usando 5w30, a minha duvida é : qual a melhor utilização oleo 5w30 ou 15w40 que seria um pouco mais viscoso? qual é melhor para a durabilidade do motor? oleo mais fino ou mais viscoso? tendo em vista que o clima pode influenciar. Estou optando pelo mais fino, contudo, tenho dúvidas se estou correto.
        Obrigado.

        • Especialista Texaco says:

          Oi, Edgard! Tudo bem?
          A melhor escolha para a lubrificação desse veículo é o Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN e ACEA C2 e C3. Temos certeza que vai te ajudar no que precisa!
          Agradecemos o comentário!

  66. Aparecido jose florentino says:

    Boa noite Delton.tenho um onibus volvo motor d7 rodoviario turbo intercolado ano 2000.qual oleo devo usar .agradeço se me responder.obrigado

  67. Ernane Felix de Sousa says:

    Boa Noite Delton! tudo bem? Eu tenho Uma Ranger XLS 3.2 2015/16, vou fazer a troca do óleo do Motor, eu posso usar o óleo 5W 30 Petronas? ou tenho que continuar usando o óleo Motorcraft? me indica um óleo bom. essa Ranger está com 179 mil km rodado.

    Obrigado!
    abraço
    Ernane Felix

    • Delton Stabelini says:

      Olá, Ernane! Tudo bem?

      Você precisa usar um produto que atenda a especificação para esse motor. Nossa recomendação é o produto Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.
      Abraços!

  68. JOÃO FABIO DA COSTA PEREIRA says:

    Bom dia tenho uma frontier 10/11 e recomenda o uso do óleo API CF-4 e estou usando o CI-4, tem algum problema eles são compatíveis?
    No manual recomenda jamais o CG-4.
    O.que.me diz?

    • Delton Stabelini says:

      Olá, João! Tudo bem? Sim são compatíveis, nenhum problema pode continuar usando o API CI-4, pois ele é muito superior ao CG e CF-4.
      Abraços!

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Luiz Henrique.
      Não pode, esses lubrificantes para motores estacionários são monoviscosos e para os motores devem ser multiviscosos, nesse veículo a viscosidade deve ser SAE 15W-40.
      Abraços!

    • Murilo Coimbra - Time de Especialistas Texaco says:

      Michel segue a nossa recomendação:

      Motor: Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4.

      Transmissão Manual: Ipiranga Ultragear Premium SAE 75W-90 API GL-4 ou GL-5

      Transm. Automática: Texamatic 7045-E

      Diferencial: Ipiranga Ultragear Premium SAE 75W-90 API GL-4 e ou GL-5

      Fluído de Freio DOT 3

      Fluído de Radiador : Havoline XLC 50/50.

  69. Martinho says:

    Boa tarde.

    gostaria de uma ajuda, tenho uma Nissan navara motor YD25DDTI. posso usar o oleo Galp folrmula plus 10w40 ACEA A3/B4 API SL/CF.

    desde já agradeço. obrigado

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Leandro! Tudo bem?
      É necessário saber o ano do veículo, mas se for anterior a 2012, recomendo usar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7.
      Abraços!

  70. Luiz Mendes says:

    Bom dia!

    Delton, tenho um Motor VW EA-827 (AP 1.8) com 185.000 rodados. O manual indica o óleo SJ 20W-40. Mas fiz uma ampla pesquisa em relação ao avanço dos óleos automotivos e há meses optei pelo SHELL HELIX HX-7, 10W-40, SEMISSINTÉTICO, API SN, ACEA A3/B4, NORMA 501 01 (NORMA indicado para motores fabricados até novembro de 2000) e homolologado pela VW. O motor funciona super bem, silencioso e com excelente desempenho. Não emite barulho estranho e não baixa o nível do óleo entre as trocas que são realizadas a cada seis meses ou antes de alcançar a quilometragem recomendada pelo fabricante do óleo, ou seja, o que acontecer primeiro.

    Minha dúvida é se devo continuar usando o SHELL, que proporciona uma melhor lubrificação a frio, ou se deva voltar para o 20W-40, ou se você sugere um óleo de melhor qualidade do que o que estou usando atualmente no motor mencionado?

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Luiz! Tudo bem? A única sugestão que lhe daria é diminuir ainda mais a viscosidade na partida a frio, usar um 5W-40, do resto está correto. Use Havoline Sintético Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN VW 508.88.
      Abraços!

  71. Uilton Novais says:

    Boa tarde Delton.

    Tenho uma dúvida, já vi algumas pessoas na internet recomendando a utilização de óleo lubrificante com aditivação para motores diesel em motores a gasolina, “com a promessa que terá vantagens”.
    Minha dúvida, posso utilizar óleo para motor diesel em um motor VW boxer a gasolina (VW Kombi 1998). Se for possível e não prejudicial, qual o Óleo texaco dessa linha seria o mais recomendado. Muito Obrigado.

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Uilton! Tudo bem?

      Sim é possível, mas o lubrificante para motor diesel deve mencionar no rótulo ou Boletim Técnico que pode ser usado em motores ciclo Otto. Para esse veículo podemos aplicar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4/SL.

      API CI-4 -Classificação de Desempenho para motores ciclo Diesel.

      API SL – Classificação de desempenho para motores ciclo Otto.

      Abraços!

  72. ELISEU says:

    Boa tarde
    Estou entrando no mundo do carros movidos a diesel, encontrei uma Pajero turbo diesel ano 95 em bom estado, qual o óleo indicado para uma vovó das SUVS,
    O proprietário diz que usa havoline 15/40, é o ideal.

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Eliseu! Tudo bem? O produto ideal para esse produto é o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7.
      Abraços!

    • Alexandre Bonato - Time de Especialistas Texaco says:

      Olá, Gustavo! Tudo bem?
      A diferença é maior proteção ao desgaste, resistência a oxidação, menor volatidade, maior capacidade de limpeza interna etc. Ou seja depois da letra “C”, quanto mais avançado for a segunda letra o “I” é melhor que o “H”.
      Abraços!

      • Ivo Castro says:

        Amigo se puder me responder agradeço! Minha AMAROK ela é 2011 está baixando óleo a cada 2 mil km que eu todo, e não tem vazamento nenhum no motor, ela está com 180.000 km rodados, poderia me dizer o que fazer ou posso usar um óleo mais viscoso tipo um bardal

        • Especialista Texaco says:

          Olá, Ivo! Tudo bem?
          Todo motor deve queimar um pouco de óleo, portanto, uma certa quantidade de queima de óleo é esperada e caso isso aconteça em excesso, pode ser devido a vazamento e ou desgaste entre o anel e a camisa e precisa haver intervenção mecânica. Portanto, não recomendamos aumento de viscosidade do óleo e ou uso de aditivos suplementar e, sim, uma avaliação e manutenção corretiva no veículo.
          Agradecemos o comentário!

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Elizeu! Tudo bem com você?
      Você pode utilizar o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4. Vai atender sua necessidade!
      Abraços,

  73. Maria Pereira says:

    Boa noite usei o óleo sintético motor oil da motorcraft SAE -30 na ranger 3.2 ano 2014/2105. Está correto?

    Infelimente o motor trancou ou bateu , depois de caminhar uns 700 km com a caminhonete da Ford ranger limited

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Maria! Tudo bem?
      O lubrificante adequando para esse veículo seria o Havoline Pro DS M SAE 5W-30 API SN ACEA C2 e C3.
      Temos certeza que esses irão te ajudar!
      Abraços,

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Carlos Alberto! Tudo bem?
      O óleo que deverá ser usado pode ser o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4, já o período de troca dependerá do regime operacional que atua o veículo. Se for serviço normal é de 10.000 km e ser for serviço severo é de 5.000 km.
      Um grande abraço,

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Marcos! Tudo bem? A recomendação é sempre a que vem no manual do seu carro. Neste caso, o recomendado é o 15W-40. Temos o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 nessas especificações para você. Experimente!

  74. Adelmo Sussumu Gondo says:

    BOM DIA DELTON…..
    POSSUO UMA FIAT DICATO 2.3 MULTIJET ANO 2010, COM 235.000KM(MAS JA MEXERAM NO MOTOR).
    COMPREI ELA A POUCO TEMPO, ANTIGO DONO DISSE QUE USAVA ÓLEO COM VISCOSIDADE 15W40, NÃO SEI A MARCA.
    PORÉM QUANDO COMPREI ELA, OPTEI POR USAR UM 10W40 SEMI SINTÉTICO.
    JÁ RODEI OS QUASE 10.000KM , O ÓLEO ESTA BONITO E NÃO ESTAVA MUITO PRETO DE QUANDO COMPREI , POIS ERA ÓLEO MINERAL.
    UNS MECÃNICOS FALAM QUE O ÓLEO SERIA 15W40 MINERAL, OUTROS PELO FALAM 5W30.
    QUAL ÓLEO INDICARIA PARA QUE EU CONTINUASSE A USAR( OBSV,ESSE ÓLEO 10W40 QUE COLOQUEI , NÃO ABAIXOU O NIVEL E NEM ALTEROU BARULHO DO MOTOR)
    ENFIM , ESTOU EM DÚVIDA , SE COLOCO 15W40 MINERAL OU 10W40 SEMI.
    OBRIGADO

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Adelmo! Tudo bem?
      Recomendamos a utilização do 10W-40 semissintético, pois além de ter um ótimo custo, garante uma maior proteção para o seu motor. Abraços!

  75. Juscelino de oliveira says:

    Estou abrindo uma loja de troca de óleos, gostaria de ter os produtos Texaco na nossa linha de trocas, teria como?

  76. Alex Berg says:

    Qual seria o melhor óleo para uma pickup mitshubishi Pajero Sport HD, 2.5, turbo diesel ano 2010?
    Atualmente uso o Rímula 15w50 R4x.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Alex! Tudo bem com você?
      Você pode utilizar Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 que vai atender as suas necessidades!
      Agradecemos o comentário!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Claudio! Tudo bem?
      Você pode utilizar Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 que vai te ajudar!
      Agradecemos o comentário!

    • Especialista Texaco says:

      Oi, Martins! Tudo bem com você?
      Se p seu carro for Flex, utilize Havoline Ultra W Pro DS SAE 5W-40 API SN. E caso o seu carro seja Diesel, utilize Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4.
      Agradecemos o comentário!

  77. Macarthur says:

    Boa tarde Delton, tenho um Toyota land cruiser prado, 3.0, motor 1KZTE, com
    Bomba injetora, está com 233.000km. No manual do fabricante recomenda Oleo 15w40 ( mineral essa medida) só que o último Proprietario a muito vem utilizando nas trocas o óleo magnatec semi sintético 10w40. Trocas de
    5000 em 5000km. Voltaria para o mineral 15w40 ( que gera mais borra) ou continuar no semi sintético? Poderia me
    Responder por
    E-mail?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Macarthur! Tudo bem? Pode continuar usando o produto de base semissintética. Qualquer dúvida só nos perguntar.

  78. Olivan Teófilo de Medeiros says:

    Boa noite, tenho uma l200 ano 2002 diesel , fui fazer a troca de óleo e pedi que fosse colocado o sintético, porém o cara falou que pelo ano do carro não podia tinha que ser o mineral. Isso é verdade ou ele errou ?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Olivan. Tudo bem? Para esse ano de fabricação não é necessário usar produto de natureza sintética, use o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 API CI-4 ACEA E7-16 com Tecnologia ISOSYN.

  79. Gustavo says:

    Tenho um Troller 2013 motor 3.2 tgv que sempre usou o Ursa Ultra 10w30,fui orientado a substituí-lo pelo Texaco Delo 400 SDE 10w30 ,devido a dificuldade em encontrar o Ursa Ultra,sendo ambos semissintético e o Delo 400 ser CK a troca não traria problemas,procede?

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Gustavo. Tudo bem? Você foi muito bem orientado e pode usar o Delo 400 SDE SAE 10W-30 API CK-4 sem nenhum problema.

    • Especialista Texaco says:

      Olá, Flávio! Tudo bem? A orientação do fabricante é a utilização de um lubrificante de viscosidade SAE 15W40. Deve-se observar, também, qual o nível de desempenho mínimo do lubrificante. Para este modelo, recomendamos um produto de desempenho API CI-4.

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